Com os juros baixos (SELIC 5,5% e possibilidade de cair mais) os investidores estão com apetite alto por ativos financeiros que proporcionem maiores rendimentos, como os fundos imobiliários ou FIIs.
São várias as gestoras de fundos imobiliários que estão prontas para novos lançamentos. As apostas para FIIs estão:
A maior emissão do ano foi justamente no segmento corporativo, mas fora do eixo Rio-São Paulo. O fundo Green Towers, gerido pela Votorantim Asset, levantou R$ 1,2 bilhão destinado a um condomínio comercial, sede administrativa do Banco do Brasil, em Brasília, DF.
Este ano (2019) o total de investimentos em FIIs está previsto que atinja um volume tão grande quanto 2012, ano que registrou recorde.
As principais oportunidades que você possui atualmente no ramo estão nos segmentos de shoppings e no corporativo, com especial atenção ao setor de logística, isto é, fundos imobiliários que investem principalmente em galpões industriais.
Caso você possua um imóvel e pensa em vendê-lo, entenda neste artigo como 575 mil reais aplicados em FIIs a 0,7% pode te dar uma renda líquida, todos os meses, de 4 mil reais. E não só esta renda, te livra das dores de cabeça com inquilino, inadimplência e reparos recorrentes no imóvel, que acabam diminuindo ainda mais o lucro sobre ele.
O índice, que representa os principais FIIs listados em Bolsa, acumula alta de cerca de 15% no ano (Será que seu imóvel iria rentabilizar tanto assim?).
Os fundos imobiliários possuem 3 benefícios importantes que você precisa ter em mente.
Como a liquidez do fundo imobiliário costuma ser bem melhor que a de outros investimentos, o pagamento aos acionistas pode ser realizado mensalmente.
Isto trás a possibilidade de você se planejar para contar com um ganho extra no mês, ou até viver dessa renda de maneira permanente.
Um FII apresenta alta liquidez por ser mais barato e bem menos burocrático que uma transação imobiliária normal. Isso faz com que seja muito mais fácil comprar ou vender uma cota do que realizar o mesmo com um imóvel.
Outra grande vantagem dos FIIs é que, sob certas condições, você ainda pode se livrar do Imposto de Renda e otimizar ainda mais seus ganhos por meio desse investimento. Para se enquadrar na condição de isento o investidor deve:
Aplicar em fundos de investimentos imobiliários é simples, porém não é tão fácil quanto se imagina. Comece abrindo uma conta em uma corretora de valores, em seguida invista no FII de sua escolha, através do home broker da sua corretora.
Porém lembre-se que sua escolha deve estar de acordo ao seu perfil de investidor e aos seus objetivos. Ir apenas pela rentabilidade ou alguma indicação aberta pode colocar tudo em risco.
A principal dica é você procurar ajuda com uma Assessoria de Investimentos, esta que irá analisar o seu perfil de investidor, adequar aos seus objetivos, e ai sim lhe mostrar os títulos que podem compor sua carteira no seu momento de vida atual.