fbpx

Não quebre a regra 1 de Warren Buffett durante crises como do Covid-19

Em momentos como a crise do coronavírus o medo pode atingir milhares pessoas, e isto não é bom. Ao atingir a bolsa de valores muitos investidores podem tomar atitudes de medo e com isso infringir a regra 1 de Warren Buffett ou cometer erros ainda piores.

Tenha medo quando os outros forem gananciosos e seja ganancioso quando os outros tiverem medo.
(Warren Buffett)

Calma e atenção

Conforme diz Buffett é preciso manter-se muito atento e calmo nos momentos difíceis, como tem sido a crise do coronavírus, que impactou enormemente o mercado financeiro no Brasil e no mundo.

No Brasil o índice Ibovespa caiu mais de 40% e o índice IFIX dos fundos imobiliários, mais de 30%. Muitos investidores quebraram a regra número 1 de Warren e venderam suas posições e dessa forma perderam dinheiro.

caminho para riqueza no telegram

O que Buffett orienta

A orientação de Buffett, se seguida com sabedoria, praticamente nos coloca no lugar. Como pré-requisito é preciso, naturalmente, obter um desenvolvimento emocional de qualidade para perceber muito bem os sentimentos de medo e de ganância em suas várias formas, tanto em si mesmo como nos outros. Práticas como Heartmath ou Meditação podem ajudar o investidor neste sentido.

Medo

O medo é um sentimento que nos trás um vazio interior e uma insegurança grande. No contexto de uma crise como a do coronavírus, que abateu todos os mercados, praticamente, o oposto do medo é a confiança e o sentimento de segurança com relação a tudo o que se passa ao redor.

Ganância

A ganância, de um contexto mais espiritual, é vista como negativa, porém, da forma como Buffett coloca trata-se de um sentimento de avidez e sede por ganhar e investir.

Medo e Ganância vivem dentro de cada investidor

Nem Warren Buffett está blindado do medo ou tem completo controle de sua ganância, porém ele certamente sabe lidar e dosar muito bem estes sentimentos quando surgem. Ele certamente não toma decisões impulsivas, como é muito mais provável de acontecer com um investidor iniciante.

Investidores como Peter Lynch afirmam que habilidades emocionais e principalmente paciência são fundamentais para um investidor. Templeton vai além e adiciona elementos espirituais mais avançados.

ETF - ebook - caminho para riqueza
Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR, clique para ler mais...

Comentários