fbpx

Não há crise que nunca acabe [Luis Stuhlberger]

Luis Stuhlberger está olhando para o pós-crise. Suas apostas estão em ações brasileiras e o mercado de ações norte-americano, olhando para as principais empresas dos S&P 500. E um alerta sobre a injeção de dinheiro na economia.

Melhor estratégia para este momento de crise

Neste momento de crise econômica do coronavírus o gestor acredita que a melhor estratégia seja construir um portfólio com ações de empresas de alta qualidade. Empresas que possuem capacidade para atravessar crises e eventos complicados com mais resiliência que a média do mercado.

Luis Stuhlberger é gestor de um dos fundos multimercado mais longevos e rentáveis do país, o fundo Verde.

Não há crise que nunca acabe.
(Luis Stuhlberger)

A frase do gestor do fundo Verde trás uma mensagem positiva aos investidores e segundo ele, realista.

Empresas resilientes

A bolsa segue tentando se recuperar e muitas ações de empresas seguem em baixa, configurando um ótimo momento para se criar um portifolio de ações de empresas resilientes, segundo Stuhlberger.

A questão é que, quando tivemos uma visibilidade melhor do cenário, os preços não serão esses.
(Luis Stuhlberger)

Crise Coronavírus retangular

Injeção de capital na economia

Segundo Stuhlberger, o governo dos Estados Unidos irá injetar cerca de US$ 1,4 trilhão na economia, para o enfrentamento à pandemia. E por isso ele acredita na rápida recuperação das empresas do S&P 500.

Essa injeção de dinheiro pelo governo, num primeiro momento, pode parecer positivo mas observe que o reflexo disso pode se tornar inflação e um aumento de preços geral.

Impressão de dinheiro papel e não impressão de ouro

No mundo atual os governos têm o pode de imprimir dinheiro e portanto criar o tanto de dinheiro que quiserem. Nem sempre foi assim, anteriormente houve o padrão ouro, sem dúvida um sistema monetário mais sensato.

Se o governo pode gerar inflação sempre que quiser gastar mais, ele pode tirar tudo das pessoas sem o seu consentimento:

  • Seu poder de compra;
  • Suas economias;
  • e outros.

De acordo com o economista Ludwig Von Mises, a inflação nos países é criada pela injeção de dinheiro impresso pelos governos.

O padrão ouro

Ludwig Von Mises, economista da escola austríaca, em seu livro “Sobre dinheiro e inflação” (Vide Editorial), diz o seguinte:

…o ouro é hoje considerado o único sistema monetário confiável. Isso acontece porque o ouro determina o poder de compra da moeda corrente, independentemente do que pensam governos e partidos políticos. O ouro tem uma vantagem: não pode ser impresso. Não se pode aumentar sua quantidade à vontade.
(Ludiwig Von Mises)

Vale o recado do Stulhberger

Uma carteira com ações resilientes de empresas fortes e de alta qualidade.

Empresas com estas características estão mais preparadas para enfrentarem crises como a do coronavírus, segundo Stuhlberger.

caminho para riqueza no telegram
Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR

Comentários