Mercado financeiro pode “divorciar-se” de Paulo Guedes e pode ser litigioso, de quebra a história pode lembrar-se do dream team de Guedes como um dos piores em questão de resultados.
Olá amigos peregrinos do caminho para riqueza. Temos que ser pragmáticos com o momento atual da economia brasileira, nosso foco é o “Chicago Boy” Paulo Guedes e sua equipe econômica.
Acenderam-se as luzes amarelas, faltam 889 dias para o fim desse que pode ser o primeiro mandato de Bolsonaro, ou último.
As principais promessas de campanha na área econômica de JB, com aval de PG, foram:
Chegamos (agosto 2020) no quarto semestre de governo, os grandes trunfos da equipe econômica até aqui foram:
Vamos contextualizar, o governo assumiu um país com uma forte alta de desemprego (12,13%). E, também um baixo crescimento de PIB, muito em função da corrupção, que foi escancarada.
Isto levou ao forte tombo do PIB, de -3,50% em 2015 e -3,33% em 2016. Além de uma forte inflação persistente, em um cenário de retomada de confiança dos investidores.
O primeiro ano começamos a lua de mel, de Guedes com o mercado financeiro. A aprovação do teto de gastos, vista com muito bons olhos pelos investidores estrangeiros, feito pelo governo Temer.
Após a aprovação da reforma da previdência, e a trajetória da queda de juros, e controle da inflação no país, finalmente começamos a ver que estávamos no caminho correto, muito em função do posicionamento da grande maioria da sociedade brasileira, vista nas urnas em 2018.
O ano de 2019 foi um ano de pavimentação, porém muitos investidores cobraram uma postura mais agressiva com relação a austeridade fiscal e segurança jurídica e mecanismos de desenvolvimento para alguns setores da economia.
Falamos de setores que estavam parados, como a indústria. E, já em 2019 o governo ficou devendo a reforma tributária. Isto, pelo fato do país ter começado a namorar a sua entrada na OCDE.
Já tivemos uma quebra de expectativa, dentro desse casamento (mercado financeiro e Paulo Guedes), ou seja, é como você descobrir no casamento que sua esposa possui um forte chulé (risos).
Porém, o mercado relevou dentro desse casamento, porque ninguém casa com a intenção de separar-se, e o mercado fez vistas grossas para esses fatos.
Veio o COVID-19 e se instalou um estado de pânico global. Quedas vertiginosas nos indicadores da economia, a maior crise desse casamento.
Podemos assumir aqui que essa seria um tipo de crise dos 7 anos. Como toda a crise de um casamento expõe suas vulnerabilidades, Guedes saiu logo prometendo mundos e fundos ao seu cônjuge no auge da crise, e de cabeça quente em sua entrevista a Willian Wack, na CNN, fez as seguintes promessas:
Sabemos que para superar crises, é necessário muito emprenho e muito esforço em ambas as partes, e também um ambiente favorável para que isso aconteça.
Dentro da maior crise sanitária (corona vírus) já vista nos últimos 100 anos, e um ano de eleições municipais (2020), onde certamente todos os atores políticos estão focados em suas ambições e aspirações, em projetos regionais.
Com os indicadores econômicos mostrando forte contração para esse ano de 2020, muitos setores da economia estão insatisfeitos.
A nova política econômica de juro baixo e câmbio alto e extremamente volátil, vem adicionando gasolina nesta fogueira.
O mercado ainda não superou as suas maiores gafes, pois ele ainda está magoado com a fala de Guedes. Guedes afirmou que:
Se eu fizer muita besteira, o dólar pode ir a R$5,00.
(Paulo Guedes, Min. Economia, Brasil)
Muitos players se posicionaram desta forma. Muitos perderam a mão com o câmbio indo acima de R$5,00. Contudo, além de perder muito dinheiro, estão até agora tentando se posicionar em BRL. Entretanto, há uma dificuldade de traçar uma estratégia para a moeda, o cenário ficou binário.
Pelo sim pelo não o mercado prefere se hedear em USD (fazer proteção ou hedge em dólar), já que a trajetória de queda de juro continua a pressionar o câmbio.
Outra gafe cometida para justificar o câmbio alto, Guedes afirma:
…empregada doméstica estava indo para a Disney, uma festa danada.
(Paulo Guedes, Min. Economia, Brasil)
Pelo lado do Banco Central, Roberto Campos Neto, entrevistado em uma live, disse que ainda tenta descobrir o porquê da volatilidade do câmbio: “Segue tão alta”.
Campos Neto diz não saber os motivos e ainda estuda com sua equipe uma satisfação para dar ao mercado.
O próprio ministro afirma, que apesar de time muito qualificado, ainda não conseguiu desempoçar os recursos que estão nos bancos, prontos para atingir o micro, médio, e pequeno empresário.
A percepção é de que a qualquer momento, podemos ver esse divórcio acontecer, tanto pelos fatores internos como também pelos externos, os prazos estão ficando apertados para que se cumpra as promessas feitas.
Fazendo as contas pelo boletim Focus (20 julho 2020) o PIB de 2020 deve ter contração de -5,95%, para 2021 alta de 3,50% e 2022 previsto 2,5% de crescimento. Já a inflação de 2020, 1,72%, para 2021 previsto 3% de alta e 2022, 3,50 % de alta.
Com isso, é possível que, olhando somente o PIB, tenhamos um resultado pior que o governo Dilma.
Abaixo é possível ver o PIB, já descontada a inflação, de acordo com os mandatos presidenciais desde a proclamação da república em 1889.
Para os mais resultadistas, aqueles que apenas olham a “foto” de como foi, se estes dados de PIB se concretizarem, eles sairiam cantando aos quatro ventos que o dream team formado por Paulo Guedes foi catastrófico.
Ficando abaixo ou próximo da equipe econômica de Mantega, que nos últimos anos no mandato de Dilma Rouseff liderou o ministério da fazenda, e também abaixo de Joaquim Levi.
Os dados estão ai, não vai ter como fugir muito destas projeções de PIB. Os nosso votos é que esse casamento seja longo e duradouro. Torcemos para que Paulo Guedes e sua equipe econômica consiga passar a reforma tributária, reforma administrativa e destravar as privatizações.
Que ele e sua equipe consiga fazer do Brasil um bom ambiente de negócios, e que consigamos superar todas as dificuldades nesse relacionamento.
Isto implica fortalecer as instituições, trazer a segurança jurídica para todos os investidores nacionais e internacionais, fazer politica publica correta, para que possamos gerar milhares de empregos.
Também muito importante, na área do meio ambiente, preservar a nossa biodiversidade, combater o desmatamento ilegal, abrindo a economia brasileira para o mundo, para que não tenhamos que exportar os empregos para outros países.
Que o ministro da economia e seu time possa ser forte, corajoso e duro, afim de atingir todos os seus objetivos.
Afinal só existe um Brasil, e todos somos brasileiros com um Brasil dentro de cada um de nós.
“GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA, ÉS BELO, ES FORTE, IMPÁVIDO COLOSSO, E TEU FUTURO ESPELHA ESSA GRANDEZA”
Agora eu gostaria de chamar você para uma reflexão, e não estou pedindo para que concorde comigo não, viu?
A questão aqui é entendermos os cenários e saber o que esperar e o que cobrar, mas principalmente e acima de tudo isso, o que esperar economicamente para o Brasil para poder investir com segurança.
Eu entendo que você talvez esteja inseguro no momento, talvez até mais depois que leu este artigo, mas a questão aqui é não te deixar vendado e escancarar que profissionais de investimentos estão atentos aos cenários econômicos, afim de pensar nas peças a serem mexidas a frente.
Você já jogou xadrez? Se já, com certeza sabe que enquanto estamos mexendo movendo uma peça no momento de agora, estamos pensando nos próximos movimentos a seguir, e isso se chama estratégia.
Não invista por investir e não siga a manada porque uma ação está na “moda”, consulte o seu assessor, faça a sua estratégia e esteja pronto para os próximos movimentos, e se quiser eu posso te ajudar, e não, não vou cobrar nada com isso, basta preencher o formulário abaixo e vamos bater um papo.
Mas antes que você me pergunte: “Ué Roberto, você trabalha de graça?” – Eu já lhe adianto que não, não existe almoço grátis e eu não trabalho de graça. A corretora de valores na qual eu represento que me remunera, e se você decidir fazer sua estratégia de curto, médio e longo prazo comigo e com a corretora que eu represento, você terá um acompanhamento exclusivo e personalizado.
Disclaimer: Nada do que foi dito deve ser levado como recomendação de investimentos. O Ideal é estar coberto por uma Assessoria de Investimentos, estes que vão junto a você descobrir o seu perfil de investidor e te direcionar de acordo aos seus objetivos financeiros.