Caminho para Riqueza

  • Falar com Assessor Investimentos
Caminho para Riqueza
  • Semana
  • Colunistas
    • Vinicius Brandão
    • Éverton Gaucho
    • James Green
    • Roberto Moura
  • Investimentos
    • Bolsa de Valores
      • Ações
      • ETF (Exchange Trade Fund)
      • FII – Fundo Imobiliário
      • BDR (ação estrangeira)
      • Commodities (Ouro, etc)
      • Aluguel de ações (BTC)
      • FIP
    • Dividendos
    • Metais Preciosos
    • Criptomoedas
    • Vinhos
    • Cannabis
    • Fundos de investimentos e COE
      • Fundo de Ações
      • Fundo Multimercado
      • COE
        • Capital Protegido
      • Fundo Cambial
      • Fundo de Renda Fixa
      • FII – Fundo Imobiliário
      • FIP
      • FIDC
    • Previdência Privada
      • PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre)
      • VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre)
    • Títulos Públicos e Privados
      • Tesouro Direto
      • Títulos Bancários
      • Títulos de Crédito Privado
      • Títulos Públicos
    • Seguro de Vida Resgatável
      • Sucessão Patrimonial
      • Sucessão de Empresas
      • Blindagem Patrimonial
      • Proteção Patrimonial
  • Mentalidade
    • Value Investing
    • Pensamento Investidor
    • Grandes Investidores
  • Gratuito
    • E-books
    • Vídeos
    • Cursos Online
    • Webinars
    • Assine Newsletter Semanal
  • Falar com Assessor Investimentos

Mercado financeiro pode divorciar-se de Paulo Guedes

Por Roberto Moura - 27/07/2020
.

Mercado financeiro pode “divorciar-se” de Paulo Guedes e pode ser litigioso, de quebra a história pode lembrar-se do dream team de Guedes como um dos piores em questão de resultados.

Guedes e sua equipe econômica

Olá amigos peregrinos do caminho para riqueza. Temos que ser pragmáticos com o momento atual da economia brasileira, nosso foco é o “Chicago Boy” Paulo Guedes e sua equipe econômica.

Vamos fazer um exercício de reflexão e cenários?

Acenderam-se as luzes amarelas, faltam 889 dias para o fim desse que pode ser o primeiro mandato de Bolsonaro, ou último.

As principais promessas de campanha na área econômica de JB, com aval de PG, foram:

  • Abertura e fechamento de empresas em 30 dias;
  • Fazer reforma administrativa;
  • Diminuir o preço do gás;
  • Grandes privatizações;
  • Praticar comercio com o mundo, com responsabilidade;
  • Reforma tributária (diminuir impostos sobre folha de pagamento, IR com alíquota de isenção e a faixa salarial de até 5 salários mínimos, rediscutir impostos sobre energia, sem aumento de impostos mesmo para os ricos e sem CPMF, unificação de tributos fiscais);
  • Desburocratizar e desregulamentar;
  • Reduzir custo Brasil.

Quarto semestre de governo

Chegamos (agosto 2020) no quarto semestre de governo, os grandes trunfos da equipe econômica até aqui foram:

  • A reforma da previdência;
  • Marco do saneamento básico;
  • Auxílio emergencial (em tempo recorde).

Como estava o país no início do governo JB

Vamos contextualizar, o governo assumiu um país com uma forte alta de desemprego (12,13%). E, também um baixo crescimento de PIB, muito em função da corrupção, que foi escancarada.

Isto levou ao forte tombo do PIB, de -3,50% em 2015 e -3,33% em 2016. Além de uma forte inflação persistente, em um cenário de retomada de confiança dos investidores.

Lua de Mel com Guedes

O primeiro ano começamos a lua de mel, de Guedes com o mercado financeiro. A aprovação do teto de gastos, vista com muito bons olhos pelos investidores estrangeiros, feito pelo governo Temer.

Após a aprovação da reforma da previdência, e a trajetória da queda de juros, e controle da inflação no país, finalmente começamos a ver que estávamos no caminho correto, muito em função do posicionamento da grande maioria da sociedade brasileira, vista nas urnas em 2018.

Austeridade fiscal

O ano de 2019 foi um ano de pavimentação, porém muitos investidores cobraram uma postura mais agressiva com relação a austeridade fiscal e segurança jurídica e mecanismos de desenvolvimento para alguns setores da economia.

Casamento em risco

Falamos de setores que estavam parados, como a indústria. E, já em 2019 o governo ficou devendo a reforma tributária. Isto, pelo fato do país ter começado a namorar a sua entrada na OCDE.

Já tivemos uma quebra de expectativa, dentro desse casamento (mercado financeiro e Paulo Guedes), ou seja, é como você descobrir no casamento que sua esposa possui um forte chulé (risos).

Porém, o mercado relevou dentro desse casamento, porque ninguém casa com a intenção de separar-se, e o mercado fez vistas grossas para esses fatos.

Os compromissos de Guedes

Veio o COVID-19 e se instalou um estado de pânico global. Quedas vertiginosas nos indicadores da economia, a maior crise desse casamento.

Podemos assumir aqui que essa seria um tipo de crise dos 7 anos. Como toda a crise de um casamento expõe suas vulnerabilidades, Guedes saiu logo prometendo mundos e fundos ao seu cônjuge no auge da crise, e de cabeça quente em sua entrevista a Willian Wack, na CNN, fez as seguintes promessas:

  • Reforma tributária;
  • 4 grandes privatizações em 90 dias;
  • Programa verde/amarelo;
  • Programa renda Brasil;
  • Caminhar junto com o congresso para a reforma administrativa;
  • Concessões.

Tudo para tentar salvar o casamento

Sabemos que para superar crises, é necessário muito emprenho e muito esforço em ambas as partes, e também um ambiente favorável para que isso aconteça.

Dentro da maior crise sanitária (corona vírus) já vista nos últimos 100 anos, e um ano de eleições municipais (2020), onde certamente todos os atores políticos estão focados em suas ambições e aspirações, em projetos regionais.

Com os indicadores econômicos mostrando forte contração para esse ano de 2020, muitos setores da economia estão insatisfeitos.

A nova política econômica de juro baixo e câmbio alto e extremamente volátil, vem adicionando gasolina nesta fogueira.

Superando as gafes

O mercado ainda não superou as suas maiores gafes, pois ele ainda está magoado com a fala de Guedes. Guedes afirmou que:

Se eu fizer muita besteira, o dólar pode ir a R$5,00.
(Paulo Guedes, Min. Economia, Brasil)

Muitos players se posicionaram desta forma. Muitos perderam a mão com o câmbio indo acima de R$5,00. Contudo, além de perder muito dinheiro, estão até agora tentando se posicionar em BRL. Entretanto, há uma dificuldade de traçar uma estratégia para a moeda, o cenário ficou binário.

Proteção do dólar

Pelo sim pelo não o mercado prefere se hedear em USD (fazer proteção ou hedge em dólar), já que a trajetória de queda de juro continua a pressionar o câmbio.

Outra gafe cometida para justificar o câmbio alto, Guedes afirma:

…empregada doméstica estava indo para a Disney, uma festa danada.
(Paulo Guedes, Min. Economia, Brasil)

Pelo lado do Banco Central, Roberto Campos Neto, entrevistado em uma live, disse que ainda tenta descobrir o porquê da volatilidade do câmbio: “Segue tão alta”.

Campos Neto diz não saber os motivos e ainda estuda com sua equipe uma satisfação para dar ao mercado.

Divórcio pode vir a qualquer momento

O próprio ministro afirma, que apesar de time muito qualificado, ainda não conseguiu desempoçar os recursos que estão nos bancos, prontos para atingir o micro, médio, e pequeno empresário.

A percepção é de que a qualquer momento, podemos ver esse divórcio acontecer, tanto pelos fatores internos como também pelos externos, os prazos estão ficando apertados para que se cumpra as promessas feitas.

Para o ano de 2021 Guedes fica ainda mais pressionado

Fazendo as contas pelo boletim Focus (20 julho 2020) o PIB de 2020 deve ter contração de -5,95%, para 2021 alta de 3,50% e 2022 previsto 2,5% de crescimento. Já a inflação de 2020, 1,72%, para 2021 previsto 3% de alta e 2022, 3,50 % de alta.

Com isso, é possível que, olhando somente o PIB, tenhamos um resultado pior que o governo Dilma.

Abaixo é possível ver o PIB, já descontada a inflação, de acordo com os mandatos presidenciais desde a proclamação da república em 1889.

Para os mais resultadistas

Para os mais resultadistas, aqueles que apenas olham a “foto” de como foi, se estes dados de PIB se concretizarem, eles sairiam cantando aos quatro ventos que o dream team formado por Paulo Guedes foi catastrófico.

Ficando abaixo ou próximo da equipe econômica de Mantega, que nos últimos anos no mandato de Dilma Rouseff liderou o ministério da fazenda, e também abaixo de Joaquim Levi.

Votos de casamento longo e duradouro apesar de dificuldades

Os dados estão ai, não vai ter como fugir muito destas projeções de PIB. Os nosso votos é que esse casamento seja longo e duradouro. Torcemos para que Paulo Guedes e sua equipe econômica consiga passar a reforma tributária, reforma administrativa e destravar as privatizações.

Que ele e sua equipe consiga fazer do Brasil um bom ambiente de negócios, e que consigamos superar todas as dificuldades nesse relacionamento.

Isto implica fortalecer as instituições, trazer a segurança jurídica para todos os investidores nacionais e internacionais, fazer politica publica correta, para que possamos gerar milhares de empregos.

Também muito importante, na área do meio ambiente, preservar a nossa biodiversidade, combater o desmatamento ilegal, abrindo a economia brasileira para o mundo, para que não tenhamos que exportar os empregos para outros países.

Juntos pelo Brasil

Que o ministro da economia e seu time possa ser forte, corajoso e duro, afim de atingir todos os seus objetivos.

Afinal só existe um Brasil, e todos somos brasileiros com um Brasil dentro de cada um de nós.

“GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA, ÉS BELO, ES FORTE, IMPÁVIDO COLOSSO, E TEU FUTURO ESPELHA ESSA GRANDEZA”

Reflexão

Agora eu gostaria de chamar você para uma reflexão, e não estou pedindo para que concorde comigo não, viu?

A questão aqui é entendermos os cenários e saber o que esperar e o que cobrar, mas principalmente e acima de tudo isso, o que esperar economicamente para o Brasil para poder investir com segurança.

Eu entendo que você talvez esteja inseguro no momento, talvez até mais depois que leu este artigo, mas a questão aqui é não te deixar vendado e escancarar que profissionais de investimentos estão atentos aos cenários econômicos, afim de pensar nas peças a serem mexidas a frente.

Você já jogou xadrez? Se já, com certeza sabe que enquanto estamos mexendo movendo uma peça no momento de agora, estamos pensando nos próximos movimentos a seguir, e isso se chama estratégia.

Não invista por investir e não siga a manada porque uma ação está na “moda”, consulte o seu assessor, faça a sua estratégia e esteja pronto para os próximos movimentos, e se quiser eu posso te ajudar, e não, não vou cobrar nada com isso, basta preencher o formulário abaixo e vamos bater um papo.

Mas antes que você me pergunte: “Ué Roberto, você trabalha de graça?” – Eu já lhe adianto que não, não existe almoço grátis e eu não trabalho de graça. A corretora de valores na qual eu represento que me remunera, e se você decidir fazer sua estratégia de curto, médio e longo prazo comigo e com a corretora que eu represento, você terá um acompanhamento exclusivo e personalizado.

E ai, vamos bater um papo sem compromisso?





Disclaimer: Nada do que foi dito deve ser levado como recomendação de investimentos. O Ideal é estar coberto por uma Assessoria de Investimentos, estes que vão junto a você descobrir o seu perfil de investidor e te direcionar de acordo aos seus objetivos financeiros.

Roberto Moura

Roberto Moura

Roberto Moura é profissional de investimentos com formação em administração. Já atuou no pregão viva voz da Bolsa de Valores e foi broker da mesa de derivativos do Bradesco.

Você também vai gostar

Colunistas • 22 de maio de 2020

Porque devemos aprender com Findhorn?

O que há para aprender com Finhorn, fundado na década de 60, nestes tempos de quarentena e coronavírus? Saiba um pouco mais sobre Dorothy ...

Semana • 06 de novembro de 2015

COMO SAIR DE DÍVIDAS CARAS FAZENDO UM EMPRÉSTIMO PESSOAL

Você é o tipo de pessoa que vai gastando dinheiro até a situação se apertar? Vai para a praia quase todo final de semana, sai para comer fora ...

Colunistas • 14 de janeiro de 2021

Casas de análise: Qual é melhor para recomendações de investimentos?

Na última década e mais especificamente nos últimos cinco anos, o número de investidores na bolsa de valores brasileira aumentou ...

Semana
  • Semana
  • Metais Preciosos
  • BDR (ação estrangeira)
  • ETF (fundo negociado na bolsa)
  • FIIs – Fundos Imobiliários
Dinheiro
  • Renda Variável
  • Dividendos
  • Criptomoedas
  • Fundos de investimentos
  • Renda Fixa
Mentalidade
  • Grandes Investidores
  • Mindset Investidor
  • Investimentos
  • Corretora de Valores
Educação
  • Assine a newsletter
  • E-books
  • Cursos Online
  • Livros para investidores
  • Webinars
Institucional
  • Sobre
  • Mapa do Site
  • Assessor de Investimentos
  • Privacidade
Contato
  • Fale com a Equipe CpR
  • Assine a Newsletter Semanal
CAMINHO PARA RIQUEZA é uma comunidade de investidores. Investimentos financeiros, metais preciosos, mindset investidor, grandes investidores, value investing, criptomoedas, swing trader, ações, dividendos, ETFs, fundos imobiliários e investimentos fora do radar. Acompanhe o conteúdo de nossos colunistas e descubra como investir melhor o seu dinheiro.
Assine por E-mail o Caminho para Riqueza

    Caminho para Riqueza - 2021 - Conheça nossa política de privacidade.
    CpR-hr