fbpx

Mercado de cannabis em alta no Brasil?

O mercado de cannabis nos Estados Unidos movimenta alguns bilhões, no Brasil a ANVISA liberou essa semana o registro de produtos à base de Cannabis para fins medicinais no país, com várias regras a serem respeitadas.

Investir em empresas de Cannabis

Faz algumas semanas a gestora Vitreo lançou dois fundos de ações que investem em empresas da bolsa americana que comercializam produtos onde a cannabis é a matéria prima. São fundos novos, que investem em um mercado que “não existia” no Brasil, até a decisão da ANVISA.

Será? O que significa esta decisão da ANVISA em um futuro próximo?

ETF de maconha

O setor de cannabis foi um dos grandes destaques do ano no mercado acionário norte americano. Já existe ETF de maconha e a gestora BlackRock também está avaliando a opção de criar uma ETF sua, o que tornaria esse mercado ainda maior considerando a relevância da BlackRock..

O que a ANVISA aprovou?

Em 03/12/19, a ANVISA aprovou novas regras para registro de produtos à base de Cannabis para fins medicinais no país, mas vetou o cultivo por empresas.

O que muda com a decisão da Anvisa?

A medida permite que empresas obtenham aval para fabricação de produtos à base de Cannabis com fins medicinais e a venda desses produtos em farmácias.

Como funciona hoje

Hoje, pacientes que têm receita médica para comprar produtos à base de Cannabis e realizar o tratamento (em geral epilepsia) têm as seguintes opções:

  • importá-los de outros países a um preço alto;
  • obter os produtos a preços menores de associações de pacientes (poucas têm essa autorização);
  • obter a planta ilegalmente para produzir o óleo de canabidiol ou;
  • comprar o único medicamento à base de Cannabis com autorização para venda no Brasil, o Mevatyl, (preço acima de R$ 2.000).

O que muda em relação as regras de plantio de maconha para fabricar medicamentos?

O plantio de maconha permanece proibido no Brasil. A Anvisa avaliou liberar o cultivo da planta para empresas, para a fabricação de medicamentos, mas a proposta foi vetada em 03/11/19.

Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

É investidor de renda variável desde 2008 e autor no blog caminho para riqueza. Escreve sobre investimentos e tecnologia.

Comentários