fbpx

Como se beneficiar da meditação e respeitar a regra 1 de Warren Buffett

A prática da meditação é capaz de trazer benefícios como clareza e mudanças na forma de pensar do investidor, enquanto ele está no olho do furacão. E este mesmo investidor estará apto a nunca falhar com a regra 1 de Warren Buffett?

A Regra 1 de Warren Buffett

Esta é uma regra simples que diz o seguinte para o investidor:

Não perca dinheiro.
(Warren Buffett)

Warren aprendeu com seu professor, Benjamim Graham, na década de 50. Atente-se para o fato de que, se o investidor perder 50% de seu dinheiro ele terá que ganhar 100% apenas para voltar a estaca zero.

Proteja-se de todas as forma possíveis para não perder dinheiro com os investimentos.

Veja este exemplo com XPML11

Durante a crise do coronavírus, com o índice IFIX caindo 30% vimos inúmeros investidores desesperados vendendo XPML11, depois que o fundo anunciou que não pagaria rendimentos no mês seguinte. O motivo foi o fechamento temporário dos Shoppings operados pelo fundo imobiliário, devido ao coronavírus.

O XP Malls é um dos fundos imobiliários mais rentáveis e faltou bom senso a muitos investidores. Será mesmo que uma boa parte, que vendeu, agiu de forma intempestiva? Ou será que faltou conhecimento dos fatos? A agressão a regra 1 de W. Buffett foi de 50%, se o investidor fez a compra de XPML11 no mês anterior.

Meditação Cristã

A meditação cristão foi criada pelo monge beneditino John Main. É praticada em grupos de meditação cristã, em muitas igrejas católicas no mundo. Há inclusive grupos online que se reúnem para meditação cristã.

Se o investidor é um católico praticante este é um começo mais simples e fácil de entender. A lição é a mesma, invista naquilo que já conhece. Por exemplo, investidor com perfil católico evite, como regra geral, começar pela Osho meditation (abaixo).

caminho para riqueza no telegram

Meditações de Osho

Osho foi um filosofo indiano, polêmico para alguns, genial para outros. Ele desenvolveu cerca de 10 diferentes meditações, que atendem a diversos aspectos. Para o investidor com perfil agressivo e de mente aberta, muito provável que se acerte com uma ou mais das meditações de Osho.

Meditação Mindfulness

Esta é a meditação que cresceu muito nos últimos anos, e isso é ótimo. Ao que parece ela vai invadir as empresas, o que na verdade já está acontecendo, e vai virar cool fazer Mindfulness, assim como se tornou o Pilates. Então, se liga!

De qualquer forma a origem da meditação Mindfulness é a meditação Vipassana. Mas, breve, o investidor desatento vai comprar gato por lebre, certamente, se não pesquisar os fundamentos.

Muito provável que em breve perto da sua empresa vai aparecer um espaço com Mindfulness, Pilates, Reiki, caso não tenha ainda. Isto não é uma crítica, mas um aviso. Em lugares assim NÃO crie muita expectativa, diferente da…. (vide abaixo).

Meditação Zazen

A meditação zazen prefere se manter impopular, por isso ela dificilmente é encontrada foram de centros ligados ao Zen-Budismo. Não há certificação para se tornar um condutor de meditação zazen.

É como investir em uma empresa que poucos estão de olho e nenhum analista segue. Peter Lynch tinha preferência por ações assim e geralmente elas se tornavam uma fifteenbagger.

Um investidor não vai encontrar um centro de meditação de zazen do lado do seu trabalho e nem no espaço da esquina, que tem Reiki ou Pilates. Se você já faz Reiki ou Pilates já está melhor que o investidor que passa o dia com a bunda na cadeira.

ETF - ebook - caminho para riqueza
Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR

Comentários