Marketing Multinível (MMN) pode ser considerado um investimento?

Todos já devem ter ouvido falar em Marketing Multinível, seja através de algum amigo que trabalha ou que já trabalhou neste tipo de atividade. Existem várias marcas que utilizam deste estratégia de marketing. Além de aumentar a venda de seus produtos, também recrutar mais pessoas para distribuir estes produtos, aumentando assim a sua rede de vendedores.

O que é verdade e o que é mentira no Marketing Multinível

Mas, é claro que estas estratégias precisam ser muito bem definidas e a sua decisão por entrar neste tipo de negócio tem que ser clara, limpa. Enfim, o que é verdade e o que é mentira no marketing multinível?

Evitando intermediários

Este tipo de investimento ou modalidade de venda consiste em oferecer produtos ou serviços para o consumidor final. Rompendo assim, a necessidade de passar por diversos intermediários. Presencialmente ou através da internet. Entre as vantagens desta modalidade está o menor numero de intermediários entre quem produz e quem consome, com base nos relacionamentos pessoais.

 


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O produto direto para o consumidor final

Sendo mais objetivo, ao invés do produto sair da fabrica, ir para o atacadista, para o varejista, o vendedor, e só, após para o consumidor final.

No marketing multinível as coisas acontecem de uma forma mais rápida.

Fabrica -> vendedor -> consumidor final.

Comissão de venda acima da média

Desta forma são eliminados vários custos embutidos nesta cadeia de venda, que fazem com que o lucro do vendedor seja menor. Já no marketing multinível, o produto sai da fábrica e vai para o vendedor. Como ele elimina todos estes custos agregados em cada etapa da cadeia de vendas, é distribuída uma comissão muito maior que vai diretamente para os vendedores.

Em alguns casos essa comissão supera em 50% do valor do produto vendido.

Pirâmide e marketing multinível

E, atenção, para os que confundem marketing multinível com pirâmide, existem vários pontos específicos que fazem das duas estratégias muito diferentes.

A pirâmide é formada para que ocorra um ganho, teoricamente, infinito sem contribuição real. Ou seja, quanto maior o número de pessoas abaixo de você, maior o seu ganho. Normalmente, essa atividade é utilizada por instituições criminosas onde na maioria das vezes nem existe um produto concreto.

Já o marketing multinível visa a venda de produtos, basicamente com duas ações:

  • Venda direta, um a um;
  • Expansão da sua rede de distribuidores.

Expansão da rede de distribuidores

Neste caso, você vai recrutando pessoas abaixo de você que, além de consumirem os produtos, também vão distribuir para outras pessoas. E, você ganhar um pequeno percentual sobre as vendas da sua rede.


Eu imagino que você esteja com dificuldades no recrutamento de novas pessoas para sua equipe, estou certo? Acredite, as pessoas não se relacionam mais como antigamente. Pare em um ponte de ônibus e analise as pessoas, pare em um shopping, praça de alimentação e analise as pessoas. Todas estão no celular, não estão? Aprenda a recrutar muito mais com essa estratégia aqui.


Fazendo um investimento inicial

Mas qual o problema, então?

Marketing multinível é a estratégia mais eficiente e mais popular do crescimento da estratégia de negócio, porém o distribuidor tem que fazer um investimento inicial, que é convertido em produtos e uma espécie de ativação mensal, que são cota mínimas. Elas são pré-estabelecidas por cada empresa e convertidos em produtos, ou seja, tem que comprar uma quantidade mínima que pode ser tanto para o consumo pessoal como para distribuição.

Está aí o porque também pode ser considerado investimento.

Vendendo diretamente

Vender diretamente pode ser um desafio muito grande no início, mas com o tempo, depois que você faz treinamentos, pega o jeitão, isso vai facilitando.

habitos de grandes investidores

E, além de você se desenvolver pessoalmente, você consegue quebrar várias crenças limitantes e que antes, te impediam de fazer diversas coisas. Como, por exemplo, se comunicar melhor.

Marketing de relacionamentos

O marketing multinível também conhecido como marketing de relacionamentos não é focado somente na venda direta de produtos, mas também na construção de uma rede de distribuição onde você vai recrutar pessoas para desenvolver o seu próprio negócio.

Então, por exemplo, se você consegue colocar logo de cara, cinco pessoas da sua confiança na sua rede, e cada uma dessas pessoas colocarem mais cinco pessoas, você já tem 30 pessoas trabalhando para o seu negócio. Colaborando para o aumento da sua renda.

Falando assim, tudo parece muito simples e muito fácil, e realmente é. A dificuldade está na dedicação e no tempo para aprendizagem e execução. Muitas pessoas querem fazer do seu próprio jeito, sem ouvir o seu líder, que é chamado também “upliner”. E, deixa de crescer por causa disso.

Outros fatores importantes no Marketing Multinível

Lembre-se também destes fatores, também importantes:

  • O marketing multinível não é emprego;
  • Modalidade de venda com características de empreendedorismo;
  • Não pense que será moleza;
  • Exige muito estudo e dedicação.

Quer descobrir opções de como investir o seu dinheiro no mercado financeiro? tenha uma conversa com um profissional de investimentos.


Por isso, para ajudar as pessoas interessadas em empreender e identificar se a empresa pratica marketing multinível ou esquema piramidal, o ministério da justiça lançou uma cartilha detalhada para você identificar aquelas empresas idôneas daquelas fraudulentas.

Por isso, procure entender no detalhe todas as etapas da estratégia da empresa, a idoneidade, os valores a receber e os custos, pois da mesma forma que isso pode ser um grande prejuízo para você, pode ser também a construção de uma boa renda extra. Ou, então, até mesmo uma renda única.

Olha só, eu vou deixar uma dica para você:

Busque uma empresa que foque no seu aprendizado, com bons treinamentos, materiais, apostilas, palestras e eventos.

E, se um dia você decidir deixar aquele negócio, pelo menos você vai levar consigo mesmo uma grande bagagem.

Lembre-se, o caminho para riqueza é você quem faz.

Danilo Guedine

Por Danilo Guedine

Educador financeiro e co-fundador do Caminho para Riqueza. Possui mestrado em Finanças e grava vídeos semanalmente para o canal Caminho para Riqueza, no Youtube.

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