Lock-up nas ofertas de ações o que é isso?

O lock-up acontece na hora de reservar os papéis durante uma oferta de ações. Você decide se aceita ou não um período de carência antes de poder negociar livremente suas ações no mercado.

Este é um mecanismo que pode ser benéfico para o investidor com visão de longo prazo, que pode conseguir mais ações, pois hoje esse investidor é obrigado a dividir a reserva das ações com aquele cara que entra para “flipar”.

Objetivo do lock-up

O objetivo do lock-up é reduzir a “flipagem”, estratégia que alguns investidores adotam de vender as ações de uma oferta logo no início das negociações.

Carência para negociação

O período de carência, onde as ações não podem ser negociadas, está girando em torno de 45 a 120 dias. Lembrando que essa carência é opcional porém quem opta por ela tem preferência na hora do rateio dos papéis, durante a oferta de ações.

Investidores traders

Muitos investidores, principalmente traders, entram em ofertas de ações para “flipar”, vendendo e comprando as ações logo no início das negociações. O lock-up vem para impedir esse procedimento e trazer uma maior maturidade ao mercado.

Trade ou swing trade

No swing trade realiza-se um número inferior de operações se comparado ao day trade. Neste caso os investidores são expostos a um nível de risco menor, o que pode evitar grandes perdas e aumentar as chances de ganhos expressivos com os seus ativos.

Período de tempo maior

No Swing trade os papéis são negociados durante um período de tempo maior que o day trade.

Movimento do mercado

Tal modalidade é a mais adequada para aqueles que estão iniciando no mercado de ações ou que possuem menos tempo para acompanhar o movimento do mercado.

Investir como swing trader

Desta forma o swing trade pode ser desenvolvido por quem pretende executar essa atividade em paralelo com a sua profissão.

É importante que seja feito com uma análise dos papéis ou estando coberto por um especialista que irá lhe passar relatórios, análises e direcionamento quanto as oportunidades que aparecerem.

Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

É investidor de renda variável desde 2008 e autor no blog caminho para riqueza. Já leu quase todos os livros dos grandes investidores, seu preferido? Peter Lynch.

Comentários