fbpx

O fundo imobiliário IRDM11

O IRDM11 é um FII de recebíveis imobiliários, portanto é um fundo imobiliário do tipo papel. O FII IRIDIUM é administrado pelo BTG Pactual e negociado com o código (ticker) IRDM11 no mercado de bolsa da B3.

Fundos imobiliários de “papel” como o Iridium investem geralmente em títulos de dívida imobiliária e outros valores mobiliários. Os mais comuns destes títulos são os CRIs ou Certificados de Recebíveis Imobiliários.

Porque investir no IRDM11

O Iridium Recebíveis Imobiliários foi lançado em novembro 2017 e tem como foco principal o investimento em Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs), desde que atendam aos critérios definidos na política de investimento.

Política de investimento

O fundo Iridium pode investir, além dos CRIs, complementarmente, em:

  • Letras de Crédito Imobiliário (LCIs),
  • Fundos de Investimento Imobiliários (FIIs),
  • Letras Imobiliárias Garantidas (LIGs),
  • Certificados de Potencial Adicional de Construção (CEPACs).

O Iridium deve manter no mínimo 67% e no máximo 100% do seu patrimônio líquido investido em CRIs. E, até 33% do seu patrimônio líquido investido nos demais ativos imobiliários listados acima.

Quem investe no Iridium

Uma curiosidade do Iridium é que 6 FIIs do mercado investem no IRDM11 e 5 fundos de investimentos também possuem o IRDM11 em seu portifolio de ativos.

Onde o fundo Iridium investe

No início de 2020 o patrimônio do fundo Iridium está investido em:

  • Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs);
  • Outros FIIs;
  • Letras de Crédito Imobiliário (LCIs).

Rendimentos

A política de distribuição de rendimentos segue a regra geral de fundos imobiliários onde são distribuídos aos cotistas, no mínimo, 95% dos resultados auferidos, segundo o regime de caixa.

Taxa de administração

O Iridium cobra 0,17% de taxa de administração ao ano, sobre o patrimônio líquido. Se o fundo estiver no índice IFIX (o índice dos FIIs) essa taxa é cobrada sobre o valor de mercado do IRDM11. Também é cobrado 0,83% ao ano sobre o patrimônio líquido referente a gestão. Isso dá aproximadamente uma taxa de 1,20% ao ano.

Direito de Subscrição

O Iridium foi um dos FIIs que abriu novas cotas em 2019 e cedeu a preferência no direito de subscrição aos atuais cotistas.

Como investir no Iridium FII?

O importante é entender se o investimento em FII do tipo “papel” faz sentido dentro da carteira de investimentos e estratégia do investidor. O investidor jamais deve investir porque achou legal ou porque o amigo indicou. Deve-se estudar o ativo e entender o porque este ativo deve ou não fazer parte da carteira de investimentos.

guia de Fundos Imobiliarios
Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR, clique para ler mais...

Comentários