fbpx

Iochpe-Maxion e a melhor decisão para ações MYPK3

Conheça a Iochpe-Maxion (MYPK3) na Bolsa de Valores. Entenda o momento das suas ações no mercado. A importância do investidor se informar e tomar a melhor decisão: manter as ações, comprar ou vender.

Sobre a Iochpe-Maxion

A Iochpe-Maxion é uma companhia global, listada no segmento de Novo Mercado na Bolsa de Valores de São Paulo. A empresa atua no setor automotivo de peças.

Atualmente conta com 31 unidades localizadas em 14 países. Ela é a líder mundial na produção de rodas automotivas e um dos principais produtores de componentes estruturais automotivos. Ao todo são 14 mil funcionários.

A partir dos anos 2000 a empresa iniciou a compra de diversas outras empresas e isto evoluiu o negocio da Iochpe-Maxion (MYPK3) para o atual estágio e tamanho.

Oferta pública de ações MYPK3

Em 2008 a empresa faz a sua entrada no segmento de Novo Mercado da BM&FBOVESPA, quando foi feita uma conversão de ações preferências para ações ordinárias.

Segundo o site da própria Bovespa a Iochpe-Maxion (MYPK3) fez sua entrada na Bolsa de Valores em 1997.

Composição acionária de MYPK3

A composição acionária e MYPK3 é bem interessante, pois revela o misto de investidores que fazem parte do board da empresa.

Quantidade de ações ordinárias (ON) MYPK3:

  • Família Ioschpe – 14,7%;
  • Alaska Investimentos – 13,3%;
  • Fundo de Investimento em Ações WPA EST IE – 10,1%;
  • Compass Group LLC – 6,3%;
  • Tesouraria – 0,9%;
  • Outros – 54,8%.

Estes são os acionisas da Iochpe-Maxion. Com destaques para a Familia Ioschpe o o Fundo Alaska.

Observe que a Alaska Investimentos, de Henrique Bredda e Luiz Alves Paes de Barros, é uma das grandes que apostam em Iochpe-Maxion. O fundo Alaska tambem investe pesado em Magazine Luiza (MGLU3) e mais ultimamente em Cogna Educação (COGN3).

Dividendos de ações MYPK3

Desde 2005 a Iochpe-Maxion (MYPK3) tem o hábito de pagar dividendo ou juros sobre capital própria ao menos uma vez por ano. O ano de 2018 foi uma exceção, a MYPK3 realizou 5 pagamentos de JCP e dividendos.

Em 2020, no início de março, a empresa pagou 0,6641 centavos em dividendos por ação de MYPK3. Logo em seguida tivemos a crise do coronavírus e as cotações de MYPK3 sentiram o impacto da crise.

Resultados com ações MYPK3

Como se saiu o investidor que apostou em Iochpe-Maxion em agosto de 2019 e segurou suas ações por 1 ano?

O que dirá do investidor que comprou na baixa, logo que a quarentena do covid foi decretada? Será que obtiveram aumentos de capital ou um possível lucro com a venda das ações?

Investidor que comprou em agosto 2019

Em 19/08/2019 as ações MYPK3 estavam cotadas a 18,20. O investidor que tivesse decidido investir em MYPK3 em agosto/2019 para vender um ano depois, em agosto/2020, não ganharia dinheiro com sua operação financeira. Em 18/08/2020 as ações MYPK3 estavam cotadas a 12,33.

Investidor que comprou no começo da quarentena

Assim que a crise do corona impactou a bolsa brasileira em cheio e vários circuit breaker aconteceram, as ações de MYPK3 já estavam em relativa queda. Em 13/03/2020 foram cotadas a 13,60.

O investidor que tivesse aproveitado este momento, onde toda a Bolsa de Valores estava precificada para baixo, e comprado Iochpe-Maxion a 13,60 e vendido cinco meses depois, em 18/08/2020, não teria obtido lucros com sua operação. Cinco meses depois, em agosto/20, as ações MYPK3 estão cotadas a 12,33 reais a unidade.

eBook magazine luiza ações

Quando comprar ou vender ações MYPK3?

Atualmente, agosto 2020, o P/L de MYPK3 é de -10,57, devido a prejuízos no último trimestre. Suas ações estão cotadas a 12,33 (18/08/2020). Seu Dividend Yield está em 5,4%. Outro número interessante é o P/VP, que está em 0,50.

O P/VP informa quanto o mercado está disposto a pagar sobre o patrimônio líquido da empresa.

Num período em que a procura por ouro e prata vem crescendo, o investimento em ações, em projetos das empresas como diz Luiz Barsi, continua de grande importância.

É importante o investidor entender os objetivos ao comprar ações, segundo Décio Bazin. Não apenas indicadores devem ser levados em consideração na tomada de decisão de compra ou venda de uma ação. A governança corporativa e os objetivos do investidor são muito importantes.

O P/VP (Preço da ação sobre o Patrimônio Líquido) é um indicador importante para decisão de compra, no geral, pois outros indicadores se relacionam diretamente a este e também são importantes. O P/VP de CVCB3, por exemplo, é de 2,11, ALUP11 é de 1,30 e WEGE3 é de 13,71.

O investidor de valor que deseja manter, comprar ou vender MYPK3 precisa fazer algumas lições, usar sua capacidade de discernimento e estudar a fundo os valores da empresa, muito além dos indicadores fundamentalistas mais comuns da ação.

O investidor mais cuidadoso e com menos tempo pode solicitar a ajuda de um assessor de investimento.

caminho para riqueza no telegram
Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR, clique para ler mais...

Comentários