Invista apenas aquilo que você poderia suportar perder em sua carteira de investimentos

Esta é a lição: “Apenas invista aquilo que você poderia suportar perder sem que essa perda tenha qualquer efeito sobre sua vida diária em um futuro próximo” (Peter Lynch).

Reserva de emergência

Não é geralmente o que acontece, certo? Quantos casos você já acompanhou de pessoas próximas investindo o dinheiro que não podia? Por isso é importante você constituir inicialmente uma reserva de emergência.

Para mim, um investimento é simplesmente uma aposta na qual se consegue desequilibrar as probabilidades a seu favor. (Peter Lynch)

Começar e diversificar com ETFs

O investimento em ETFs pode ser uma boa escolha para se iniciar em Bolsa ou então como diversificação de investimentos para compor a sua carteira de investimentos.

O que é uma ETF

ETF é a sigla em inglês de Exchange Traded Fund, que são fundos que acompanham um índice listado na Bolsa de Valores.

Você adquiri a cota de uma única ação que representa o conjunto de empresas, que formam o índice. Em outras palavras, quando o investidor compra cotas de um ETF é como se ele estivesse comprando cotas de todas as ações que compõem aquele índice.

A grande vantagem de investir em ações, para um indivíduo que aceita incertezas, é a diferenciada recompensa por estar certo. (Peter Lynch)

Investir em ETFs

Investir em ETFs é uma ótima forma de entrar na Bolsa de Valores. O risco de investimento é muito mais diversificado. Lembre-se que se você investir em uma ETF de dividendos como DIVO11 e BBSD11, o pagamento de dividendos mensal sempre é automaticamente reinvestido.

Quer investir em ETFs?

Para começar não é difícil, se você já tem conta na corretora basta investir através do seu home broker. Se isso não for tão obvio para você, conte com a ajuda de um profissional de investimentos, além de gratuito, te protege quanto a decisões possivelmente erradas.

Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

É investidor de renda variável desde 2008 e autor no blog caminho para riqueza. Já leu quase todos os livros dos grandes investidores, seu preferido? Peter Lynch.

Comentários