fbpx

Invista apenas o montante que você poderia suportar perder [Lynch/Bogle]

Conheça uma das lições mais importantes do investidor Peter Lynch. Entenda o ensinamento de Lynch e inicie a prática com seus investimentos, para melhorar a sua vida como investidor.

Investir apenas aquilo que você suportaria perder é uma estratégia para sua carteira de investimentos. Monte sua reserva de emergência e entenda como diversificar com mais segurança.

Apenas invista aquilo que você poderia suportar perder sem que essa perda tenha qualquer efeito sobre sua vida diária em um futuro próximo.
(Peter Lynch)

Reserva de emergência

Não é geralmente o que acontece, certo? Quantos casos você já acompanhou de pessoas próximas investindo o dinheiro que não podia? Por isso é importante você constituir inicialmente uma reserva de emergência.

Para mim, um investimento é simplesmente uma aposta na qual se consegue desequilibrar as probabilidades a seu favor.
(Peter Lynch)

Peter Lynch ebook selecao de acoes

Começar e diversificar com ETFs

O investimento em ETFs pode ser uma boa escolha para se iniciar em Bolsa ou então como diversificação de investimentos para compor a sua carteira de investimentos.

O que é uma ETF

ETF é a sigla em inglês de Exchange Traded Fund, que são fundos que acompanham um índice listado na Bolsa de Valores. Ao adquirir a cota de uma única ação que representa o conjunto de empresas, que formam o fundo de índice ou ETF.

Em outras palavras, quando o investidor compra cotas de um ETF é como se ele estivesse comprando cotas de todas as ações que compõem aquele índice.

A grande vantagem de investir em ações, para um indivíduo que aceita incertezas, é a diferenciada recompensa por estar certo.
(Peter Lynch)

Investir em ETFs

Investir em ETFs é uma ótima forma de entrar na Bolsa de Valores. O risco de investimento é muito mais diversificado. John Bogle, o criador da primeira ETF, indexada ao S&P500, em seu livro “O Investidor de Bom Senso” defende um método de investimento simples e para exemplificar ele cita a Navalha de Occam, cuja simplicidade pede para diversificar através de ETFs.

ETFs da Bolsa – B3

Atualmente a Bolsa de Valores dispões de aproximadamente vinte ETFs, que cobrem diversos índices, desde índices amplos a índices setoriais.

BOVA11

É a ETF mais movimentada da Bolsa. BOVA11 segue o índice Ibovespa, que são as ações mais negociadas. Desta forma, comprar BOVA11 é como comprar o índive Ibov.

DIVO11

DIVO11 é uma ETF de dividendos, é uma das ETFs mais líquidas na Bolsa. Ela segue o índice IDIV de empresas pagadoras de dividendos.

BBSD11

Também uma ETF de empresas pagadoras de dividendos. Lembrando que tanto BBSD11 quanto DIVO11 reinvestem automaticamente os dividendos.

SMAL11

Pode-se comprar ou investir em um ETF voltado para um grupo de ativos específicos, como small caps. Investindo no SMAL11 você investe numa carteira de empresas small caps listadas na Bolsa de Valores.

O ETF de small caps, SMAL11, costuma ter um desempenho maior que o índice Ibovespa.

IVVB11

Esta é a ETF feita para investir em ações do exterior da forma mais simples possível. IVVB11 segue o índice S&P500 da Bolsa americana.

Outras ETFs

Alguns tipos de ETFs muito interessantes mas que ainda não estão disponíveis na Bolsa brasileira são as ETFs de ouro e ETFs de prata.

Quer investir em ETFs?

Para começar não é difícil, o investidor precisa ter conta em uma corretora de valores. E o investimento é feito através da plataforma de home broker.

Se isso não for tão obvio para o investidor, conte com a ajuda de um profissional de investimentos, isto protege-o quanto a decisões possivelmente erradas.

etf ebook - fundo negociado em bolsa

Atualizado em 04/09/2020.
Artigo escrito em 01/11/2019.

Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR, clique para ler mais...

Comentários