fbpx

Investindo apenas no que se conhece

É importante o investidor dedicar suas análises a investimentos que são da sua “praia”. Caso receba aquela dica “genial” de investimento em bitcoin, por exemplo, e nunca sequer leu nada sobre bitcoin, entenda apenas como um recado para estudar esse tipo de investimento e não que deva investir em bitcoin.

Conhecimento

Grandes investidores, como Peter Lynch e Jim Rogers, são claros em informar que investir com pouco ou nenhum conhecimento sobre aquilo que se investe, é dar um tiro no próprio pé.

O que fazer para avançar como investidor?

Para um investidor iniciante é necessário educar-se. Para o investidor intermediário é importante estudo e prática no mesmo nível. Para o investidor avançado já é necessário adicionar um certa quantidade de risco, para que assim possa evoluir.

A classe que o investidor se encontra

A classe aqui, me refiro ao “tipo” do investimento. Tipo, entre aspas, porque estou incluindo apenas investimento financeiro e investimento em imóveis.

Poupança

A classe da poupança é a classe do “não investimento”, pois dinheiro na poupança não é considerado investimento. Neste caso aqui trata-se apenas de um estratégia melhor do que guardar o dinheiro na própria casa.

Imóvel

Imóvel é um investimento clássico. Desde que seja o segundo imóvel, aquele que não se está morando, entendo que este é um imóvel para investimento.

Peter Lynch afirma que um investidor em ações deve, primeiramente, ter o próprio imóvel antes de começar a investir em ações.

Observe que o investidor em imóveis, geralmente, possui um enorme conhecimento sobre a região e os imóveis que investe e sua rede de relações na área também vale muito.

Um investidor de imóveis não se aventura comprando imóveis sem ter um bom conhecimento de inúmeros aspectos que influenciam diretamente a compra e valorização do imóvel.

Investimentos financeiros

Esta é a classe de investimentos que não é melhor nem pior que outras, ela apenas oferece uma variedade de opções maior, tanto que muitos investidores imaginam só haver investimentos dentro do mercado financeiro, quando isso não é verdade.

Assim que o investidor decide dar um passo além da poupança uma boa sugestão é ir para a renda fixa:

Mantenha o prumo

Uma forma de se manter no prumo é reinvestir os ganhos e fazer aportes mensais, por menor que seja. O importante aqui é a atitude de investir. Se falarmos em outras formas de investimento trata-se apenas de traduzir esta postura de investidor e aplicá-la.

assessoria-de-investimentos-personalizada-gratuita
Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR

Comentários