fbpx

Investir em tempos de pessimismo

É comum o novo investidor começar a investir quando a mídia toda está alardeando a Bolsa de Valores. Grandes investidores costumam, no geral, fazer o movimento contrário em tempos de Bolsa em alta, ou seja, eles vendem na alta e entram na baixa. Percebe a diferença?

As melhores oportunidades vêm em tempos de maior pessimismo.
(John Templeton)

Ou como diz Warren Buffett:

Seja medroso quando os outros são gananciosos e seja ganancioso quando os outros estão com medo.
(Warren Buffett)

Controle e autoconhecimento emocional

Investidores com jornadas ricas e notáveis em suas carreiras costumam ficar muito ativos quando o mercado financeiro está em pânico. Como? Em casos assim temos pouca ciência exata e muita inteligência emocional e uma percepção ampliada do mercado e das conexões que ele pode proporcionar.

Investidor com inteligência emocional

Peter Lynch fala sobre habilidades emocionais em seu livro mais famoso e um pouco sobre este tema está neste post sobre controle emocional. Lynch é claro ao dizer que o investidor em ações precisa desenvolver esta habilidade durante sua experiência como investidor. Na verdade ele vai além, ao dizer que sem esta habilidade é melhor não investir em ações.

Controle do que o investidor paga

O mercado financeiro sob o olhar do investidor vai, muitas vezes, estar passando por momentos loucos, digo, incompreensíveis para o investidor comum. E, ninguém tem controle nenhum disso, porém o investidor sempre terá o controle sobre o preço que ele paga em um ativo e isto é um poder definitivo sob vários aspectos.

Não é possível controlar o mercado mas é possível controlar o que você paga.
(B. Malkiel)

Análise e escolha dos ativos para investir

Sabendo agora, o investidor, que o controle do que se paga está em suas mãos, isto deve receber a maior atenção possível, certo ou errado?

Como analisar um bom ativo para investir

Hoje em dia, no meu entendimento, é importante o investidor respeitar o seu “olhar” para os investimentos. Isto também é chamado de “Estratégia de Investimentos”. Naturalmente estando em fases diferentes da vida iremos investir diferente. O fulano solteiro com 25 anos de idade que está cursando online qualquer coisa de ações, provavelmente tem maior parte do seu capital em ações e quando encontra os amigos diz pra eles que está alavancado com opções.

Uma mãe de família com dois filhos e 35 anos vai se posicionar de forma totalmente diferente. Sendo assim, a escolha de ativos para investir passa por olhares como estes. Isto é restrição, o que vai determinar muito na escolha do ativo.

Como encontrar um bom ativo para investir

É importante conhecer todos os ativos disponíveis ou opções de investimentos, inclusive ativos fora do mercado financeiro:

  • Investimento em prata física;
  • Investimento em imóveis físicos;
  • Investimento em obras de arte;
  • Investimento direto em negócio próprio;
  • Investimento coletivo;
  • e muito mais.

Quanto aos investimentos financeiros, sem dúvida, é possível fazer investimentos que muitos investidores, hoje, não imaginam, como por exemplo:

Copo meio cheio ou copo meio vazio?

A escolha é do investidor e o momento é uma questão de observação de si. Considere toda a equação emocional, do mercado e do próprio investidor, e invista, ou não.

Se precisar de ajuda, fale com um assessor de investimento ou faça por conta própria mesmo. Boa sorte e bons investimentos.

caminho para riqueza no telegram
Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR, clique para ler mais...

Comentários