fbpx

Investir em Renda Fixa, vale a pena em 2020?

Se você é conservador e acha que a renda fixa é o único meio para você investir hoje, é bom você começar a repensar, já que investir em renda fixa já não está sendo tão vantajoso como costumava ser.

Você investe em títulos de renda fixa como: Poupança, CDB, LCI, LCA, Debêntures ou Tesouro Direto? Caso a resposta seja sim, não pense que está fazendo algo de errado, porém você tem de se atentar a algumas coisas para não acabar perdendo dinheiro ao invés de ganhar.

Você provavelmente tem percebido que a Taxa SELIC (taxa básica de juros) tem passado por quedas seguidas e com a inflação estabilizada, o que é ótimo para o Brasil entretanto é ruim para os seus investimentos em renda fixa que acabam não rentabilizando como você gostaria.

Mas e agora, onde investir senão em Renda Fixa?

Mas ai você me pergunta: “Green, qual a alternativa para eu investir o meu dinheiro?”, e eu lhe respondo: “Renda Variável Conservadora”.

Existe isso? Claro, existem formas de se investir na Bolsa de Valores de uma forma mais conservadora, mas claro, ainda assim contém muito mais riscos do que se investir em renda fixa, porém se eu tiver que escolher entre perder dinheiro na renda fixa ou na renda variável, eu escolho a renda variável que pode me dar uma chance de ganhar.

Perder poder de compra com renda fixa

Hoje se você investir na Poupança esteja certo que vai perder poder de compra, o que é quase que o mesmo que perder dinheiro, pois sua rentabilidade real estará negativa, esta fazendo todos os descontos que você verá no decorrer deste artigo.

Mas antes que você pense: “Eu não invisto na poupança, já aprendi minha lição, hoje eu invisto no Tesouro Selic”, já venho lhe advertir que o Tesouro Selic, assim como o RDB do Nubank (rentabilização direto na sua conta) e o CDB do Banco Inter estão no mesmo barco de rentabilização real negativa, então fica esperto!

Veja na prática

Vamos imaginar que você tenha investido na Poupança o valor de 10 mil reais por um ano. A Poupança rende 70% da SELIC + Taxa TR, esta que desde 2017 está na casa do zero. Logo com a Taxa SELIC na mínima histórica de 4,25%, a poupança vai lhe render 2,98% ao ano.

Assessoria de Investimentos

Agora vamos as contas da Poupança

Selic 4,25%
Poupança 70% da SELIC (4,25%) + TR (0) = 2,98%
2,98% (0,245% ao mês) de 10 mil reais é igual a 10.297,99 reais (Rentabilidade de 297,99 reais).
Inflação 4,19% (0,34% ao mês): 415,72 reais (para descontar).
Rentabilidade Real: – 117,73 reais de perda de poder de compra

Mas e no Tesouro SELIC? Vamos as contas.

investir em renda fixa com tesouro selic

No Tesouro SELIC você também precisa fazer os descontos para obter sua rentabilidade real. Achou que investir em renda fixa não precisa fazer conta nenhuma?

No Tesouro Selic você até rentabiliza mais, porém seu poder de compra ainda ficará no negativo, mas agora não só devido a inflação pois temos também os descontos de Imposto de Renda (IR) de acordo a sua tabela regressiva, e a taxa de custódia que a B3 cobra de 0,25% ao ano (tu sabia dessa né?).

Tesouro SELIC paga 100% da SELIC, ou seja 4,25% (0,35% ao mês) lhe trazendo uma rentabilidade de 428,18 reais (Ilusória).

Até 180 dias22,5%
De 181 até 360 dias20%
De 361 até 720 dias17,5%
Acima de 720 dias15%

Segundo a tabela regressiva abaixo, em 12 meses (1 ano) você pagaria 20% de Imposto de Renda (IR), claro que se você deixasse um dia a mais o dinheiro lá você seria cobrado em 17,5%, mas vamos continuar.

Imposto de renda (IR): 20%
Taxa de Custódia B3 0,25%: 26,07 reais
Rentabilidade Líquida: 316,47 Reais
Inflação 4,19% (0,34% ao mês): 415,72 reais (para descontar).
Rentabilidade Real (Diferença entre o líquido e a Inflação): – 99,25 reais de perda de poder de compra.

Mas e o RDB do NUBANK e o CDB do Banco Inter?

Banco inter ou nubank para investir em renda fixa

Não foge muito desses valores, até porquê o CDI flutua junto com a taxa SELIC, mas claro que eu também trouxe as contas aqui para você.

10 mil reais investidos por um ano, em uma aplicação que rende 100% do CDI, como por exemplo o RDB do Nubank e o CDB do Banco Inter, que dá 4,15% ao ano (0,34% ao mês), você iria rentabilizar em 415,72 reais (também ilusório).

Imposto de renda (IR): 20%
Rentabilidade Líquida: 415,72 reais
Inflação 4,19% (0,34% ao mês): 415,72 reais (para descontar).
Rentabilidade Real (Diferença entre o líquido e a Inflação): – 85,64 reais de perda de poder de compra.

Conseguiu entender o porquê estou falando para você ficar atento?

Tem títulos privados que pagam mais de 100% do CDI em renda fixa

Tem títulos privados para se investir em renda fixa que pagam sim mais de 100% do CDI, porém a liquidez é baixa, com vencimentos de até 5 anos ou mais, ai em uma dor de barriga que você precise deste dinheiro vai causar em descontos maiores de Imposto de Renda (IR) mais o deságio (perda de valor) que pode acontecer no título, tendo a possibilidade de você “perder” mais do que na poupança, portanto fique atento.

Assessoria de Investimentos

Alternativas de se investir em renda fixa

Há sim alternativas de se investir em renda fixa na renda variável, porém você tem de fazer um bom estudo do que vai investir ou estar coberto por uma Assessoria de Investimentos, que é um profissional que te ajudará no seu sucesso financeiro.

Alguns exemplos de se investir de uma forma mais conservadora são os ETFs (Exchange Traded Funds), que são fundos de índices, que diferentemente das ações individuais não sofre uma alta volatilidade como pode sofrer uma ação individual, portanto se torna uma alternativa mais conservadora.

Fundos Imobiliários (FIIs) podem ser uma boa alternativa também para os seus investimentos, visto ainda que em 2019 foi um grande marco para os FIIs e agora em 2020 os analistas das principais casas estão bem confiantes, exatamente pela economia estabilizada e a Taxa Selic super baixa, entretanto você precisa acompanhar seus investimentos.

Considerações

considerações do autor

E ai, vai manter todo o seu dinheiro na renda fixa ou vai diversificar e virar um pouco o seu foco para renda variável? É imprescindível que você tenha em mente seus objetivos financeiros para saber o que procurar e como investir, e claro, se informar cada vez mais.

Você não está sozinho, e se precisar de ajuda iremos ter um enorme prazer em te auxiliar, é só mandar nos comentários.

Ah, já ia me esquecendo. Se você conhecer mais pessoas que precisam deste tipo de informação, não guarde ela só para você, compartilhe esse artigo com pessoas que talvez podem estar neste momento perdendo dinheiro para inflação por investir em renda fixa, e o pior, sem saber que está perdendo.

Em outras palavras, compartilhe a ajuda que acabou de ter!

Forte abraço!
James GREEN.

assessoria-de-investimentos-private-personalizada
James GREEN

Por James GREEN

Desde os 18 anos de idade trabalhou no meio de investidores na Bolsa de Valores, e conforme o tempo foi passando a convivência foi lhe trazendo um grande conhecimento e experiência. Hoje Green tem 31 anos, é investidor e educador financeiro, colunista do Caminho para Riqueza e possui seu próprio canal no YouTube onde passa toda sua experiência e conhecimento para o máximo de pessoas que conseguir. INSTAGRAM: @jamesgreenoriginal FACEBOOK: @jamesgreenoficial YOUTUBE: /jamesgreenoriginal

Comentários