Investir em ações era como aposta de bar [Peter Lynch]

Foi apenas no final da década de 20 que os papéis de ações finalmente atingiram um status de “investimento prudente”, até este período investir em ações era como apostas de bar, nos EUA.

Novamente aceitas como investimento

Durante duas décadas, antes da crise de 1929, investir em ações era considerado um jogo pela maioria da população e essa impressão não seria totalmente reconsiderada até o final da década de 1960. Então, nesta década, as ações foram novamente aceitas como investimento.

Redesenhando a linha divisória

Durante anos, as ações de grandes empresas “blue chips” foram consideradas “investimentos”, e as de pequenas empresas, “especulações”. Recentemente as ações de empresas menores “small caps” se tornaram investimento, e a especulação é feita nos mercados de futuros e opções. Sempre estamos redesenhando esta linha divisória.

Como um jogo

Historicamente, as ações foram aceitas como investimento ou rejeitadas como um jogo de forma rotineira e cíclica, e normalmente nas ocasiões equivocadas.

As ações têm maior probabilidade de serem aceitas como prudentes no momento em que não o são.

– Peter Lynch
assessoria-de-investimentos-personalizada-gratuita

Será que meu perfil de investidor é para ações?

Muitos investidores, mesmo depois de se informarem a respeito de como funciona investimentos em ações, têm vontade de experimentar, mas continuam receosos. Um meio de se conhecer como investidor é descobrir o seu perfil de investidor.

Ter uma carteira de investimentos

Para investir no mercado financeiro, seja em renda fixa, seja em renda variável, você não depende de uma única decisão de investimento, mas de uma carteira de investimentos.

Diversificando os seus investimentos financeiros

Faça o necessário para enxergar seus investimentos financeiros como uma carteira diversificada, então, provavelmente, haverá espaço para investir em ações.

10% a 30% em empresas listadas na Bolsa

Investir entre 10% e 30% do patrimônio financeiro em ações é uma boa medida. Essa fração vai depender do perfil de cada um. A sugestão é não ultrapassar o seu limite de conforto.

Investimentos financeiros

Ganhar dinheiro com investimentos financeiros, seja em ações, ou outro investimento, não deve atrapalhar o seu sono. Pelo contrário, deve te deixar tranquilo de que está tomando a atitude certa.

Por isso meu amigo(a), adquirir conhecimento nunca é demais, e está coberto por uma pessoa ou empresa que tenha especialidade no assunto e conheça o seu perfil de investidor, é algo indispensável para os seus investimentos.

Assessoria-de-investimentos-familia
Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

É investidor de renda variável desde 2008 e autor no blog caminho para riqueza. Já leu quase todos os livros dos grandes investidores, seu preferido? Peter Lynch.

Comentários