fbpx

Investindo em Fundo de Criptomoedas com R$

Para investidores que não desejam se expor diretamente as criptomoedas, é possível investir de forma indireta nelas, através de fundos de investimento em criptomoedas.

Minerando criptomoeda

No começo da primeira moeda digital, o Bitcoin, a única forma de obter moeda digital era minerando. Minerar uma moeda digital em 2010 significava ter um bom conhecimento de comandos Linux no terminal. Além disso era preciso ter o entendimento de como o sistema de mineração funcionava, o que implicava em conhecimento de algoritmos.

Eram poucos que se interessavam neste tipo de investimento e muito menos tinham as habilidades necessárias para tanto.

Fundo de investimento

Quando um investimento chega a classe de Fundo de Investimento a abstração se torna tão grande que praticamente “qualquer um” tem acesso para investir o seu dinheiro neste tipo de ativo financeiro.

No caso das moedas digitais, que hoje são centenas de criptomoedas disponíveis para investir, chegou o momento onde elas já estão compondo os fundos, no caso, fundos de criptomoedas.

Fundos de criptomoedas

No brasil este tipo de investimento em criptomoedas através de fundos de investimentos é novo e são poucas as escolhas disponíveis para investir.

Os fundos de criptoativos disponíveis são:

  • BLP Criptoativos FIM (20% em criptomoeda e 80% em títulos tesouro);
  • BLP Crypto Assets FIM (100% em criptomoeda);

Outras duas gestoras também dispõem de fundos de criptomoedas para investir, aqui no Brasil, porém falaremos delas numa próxima oportunidade.

O investidor sabe no que está investindo?

“FIM” quer dizer Fundo de Investimento Multimercado, o que significa um fundo de alto risco pois o mesmo investe a aplicação financeira dos cotistas em vários mercados. Importante dizer o seguinte, se o investidor não entende ou não faz idéia em que está investindo, por favor não invista, escute o Peter Lynch.

Ilhas Cayman, beleza natural

Ainda assim este mercado está, até o momento, um pouco hermético. Como a CVM não reconhece os criptoativos, ou ativos financeiros de moeda digital, os dois fundos da BLP investem em criptomoeda através do fundo Genesis Block Fund, estabelecido nas Ilhas Cayman, daí é o que é, certo? Ilhas Cayman é cada um por si. Se não me engano tem um filme falando sobre como as empresas usam as Ilhas Cayman, desde o estouro do “Panamá Papers”. A Lavandeira, acho que é o nome do filme.

Claro, digo isto apenas porque me veio a memória, pois acredito que não faça sentido nenhum haver algum problema do tipo nos fundos de investimentos em criptoativos que cito aqui.

Tipos de Fundos

A maior diversidade possível no mundo dos investimentos financeiros o investidor vai encontrar nos milhares de fundos de investimentos que existem para investir, disponíveis nas plataformas das corretoras.

Nosso e-book já mostra um panorama disso, porém lembre-se de seguir a Luciana Seabra, que entende bastante de fundos de investimentos.

guia fundos de investimentos

Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR

Comentários