fbpx

Andar contra a manada, nos investimentos

O que faz um investidor ir completamente contra todos? Investir em ativos ou mercados considerados “incompreensíveis” ou “ruins” ou “falidos” pela maioria. Será a forma como o investidor pensa? Ou alguma prática esotérica que ele utiliza?

Coragem para se manter firme

O investidor que mantêm suas escolhas de investimentos durante anos, enquanto sua visão de longo prazo é vista como ruim por outros investidores e analistas, é um investidor com pensamento crítico que respeita a própria visão. Isso é raro!

A coisa mais difícil ao longo dos anos foi a coragem de ir contra a sabedoria dominante da época, ter uma visão diferente do consenso e apostar nessa visão.
(Michael Steinherdt)

Investindo naquilo que se conhece

Muitos investidores no final da década de 90 e início anos 2000 não entenderam porque Warren Buffett não colocou um tostão nas empresas de tecnologia, que estavam completamente na moda e segundo os analistas moderninhos eram a nova onda dos investimentos.

Buffett respondia que não era capaz de entender o negócio dessas empresas e por esta razão não investia.

Princípios de valor

O investidor de valor (value investing) ganha no longo prazo. Ele faz o “buy and hold” ganhando com dividendos e/ou se tornando sócio da empresa. Isso não quer dizer que este seja o único caminho para investir.

Em alguns momentos no caminho como investidor, atuar como trader ou swing trader pode ser muito importante para o aprendizado, reduzindo potenciais erros no futuro e gerando uma quantidade enorme de aprendizados. O trader se utiliza de análise técnica para investir e algoritmos como fibonacci e outros.

Crise Coronavírus retangular

Comprar na época de pessimismo, vender na época de otimismo

John Templeton, um investidor que obteve retornos expressivos em vários mercados era suficientemente criterioso ao entrar em um mercado que era novo em seu portifolio. Ele entrava na baixa, no momento de maior pessimismo, quando todos estavam correndo.

Por outro lado ele aproveitava para realizar os lucros naquele momento de máximo otimismo, quando todos, em geral, estavam comprando.

Templeton não escondia essa abordagem porque sabia que a aplicação dela era o complicado de tudo.

A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo

O investidor deve assumir a responsabilidade por suas próprias decisões de investimento. Entregar milhares de reais na mão de um assessor de investimento e depois reclamar que foi mal investido? O investidor deve ter clareza dos objetivos de seus investimentos, mesmo que mudem, o que pode ocorrer algumas vezes.

Mantenha o pé no acelerador e projete o futuro, não se deixe levar completamente pelo espírito de seu tempo. Pense que criar o seu próprio futuro é possível e está em nossas mãos, como investidor de nós mesmos.

caminho para riqueza no telegram

Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR, clique para ler mais...

Comentários