fbpx

Investimento em Taesa (TAEE11, TAEE3): esperar ou aportar?

O que esperar das ações TAEE11? Entenda mais sobre a Taesa e porque investir nesta companhia do setor elétrico listada na Bolsa de Valores.

TAEE11 é para todo tipo de investidor?

A Taesa (TAEE3, TAEE4 e TAEE11), Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A., atua no setor de energia elétrica exclusivamente dedicada à atividade de construção, operação e manutenção de ativos de transmissão de energia elétrica, presente em 5 Regiões do país.

As atividades principais dentro do setor de energia elétrica são:

  • Transmissão de energia elétrica;
  • Geração de energia elétrica;
  • Distribuição de energia elétrica.

Cotações TAEE3

Algumas companhias listadas em Bolsa do setor de energia realizam as três atividades ou duas, a TAESA se dedica apenas a transmissão, com 39 concessões e 13.576 km de linhas de transmissão. Luiz Barsi é um dos grandes investidores de TAESA e já fez várias declarações públicas sobre esta companhia.

TAEE3 é uma ação que ao longo do tempo sua cotação foi subindo gradativamente.

cotacoes-TAEE3
Saiba como Investir no exterior bdr

Porque investir em TAESA

Segundo a própria TAESA os principais motivos para se investir em TAEE3, TAEE4 e TAEE11 são:

  • Base de Ativos Premium (39 concessões e 13.576 km de linhas de transmissão, etc);
  • Histórico Consistente de Pagamento de Dividendos (Política de dividendos estabelecida no Estatuto Social da TAESA, etc);
  • Crescimento Sustentável com Geração de Valor para o Acionista (9 lotes vencidos em leilões recentes com retornos bastante atrativos);
  • Excelência Operacional (Maior margem EBITDA do setor de transmissão, Sólida geração de caixa operacional, etc);
  • Histórico Comprovado de Disciplina Financeira (Rígido controle de custos, etc);
  • Alto Nível de Governança Corporativa (Sólido Acordo de Acionistas, etc).

As razões listadas acima são importantes para o investidor de valor. Quanto ao investidor trader a visão que o move é outra. Para o investidor trader, principalmente o Swing Trader, TAEE3 é uma boa ação para se operar. Porém, é importante ter o suporte de um operador de trader ou dominar o conhecimento e ferramentas (Profit Chart, por exemplo) mais utilizadas de análise técnica de ações.

Dividendo ao acionista

No estatuto social da Taesa consta: “Os Acionistas têm direito a um dividendo anual não cumulativo de pelo menos 50% (cinquenta por cento) do lucro líquido ajustado do exercício, nos termos do Artigo 202 da Lei das Sociedades por Ações”.

Porém a empresa vem pagando mais do que este valor de remuneração em dividendos para os acionistas. Desde 2009 a Taesa mantêm um Dividend Yield entre 7% e 8%, um número expressivo.

Baixe nosso ebook e saiba mais sobre ações de dividendos.

ebook-dividendos-acoes

Composição acionária

Atualmente a composição acionária da TAESA é de 37% com a CEMIG, 26% com a ISA Brasil e 37% com o Mercado (Bolsa de Valores). Esta é a composição acionária referente ao controle da TAESA (ações ordinárias – TAEE3).

Aviso ao investidor

Para o investidor com interesse em investir em TAESA é importante que faça uma avaliação de seu perfil de investidor ou tenha consciêncida da mesma. Investir em ações pode trazer ótimos rendimentos mas as coisas podem não acontecer de forma linear. Para vivenciar isto de forma saudável é importante ter conhecimento e, se possível, ajuda de alguém mais experiente.

Acompanhe nosso canal no Telegram e torne-se um investidor mais capaz.

caminho para riqueza no telegram
Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR

Comentários