fbpx

Investidores de Ações COPASA (CSMG3) o que podem esperar?

O que há para se esperar de Copasa (CSMG3)? Entenda o momento da empresa na Bolsa e a importância do investidor se informar para tomar a decisão mais adequada: manter, comprar ou vender ações CSMG3.

Surgimento e perfil da Copasa

A Copasa foi fundada em Belo Horizonte, MG, em 1963, com o nome de Companhia Mineira de Água e Esgotos (COMAG). O objetivo da empresa era fornecer serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário aos municípios de MG (Minas Gerais).

A partir de 2000 uma alteração na Lei Estadual permitiu a Copasa atuar na coleta, reciclagem, tratamento e disposição final do lixo urbano, doméstico e industrial. Para concretizar este objetivo, assim como ampliar a qualidade dos serviços, foi autorizado a realização de parcerias com empresas e contratos com orgãos da União.

Em 2019 a Copasa iniciou profundas transformações internas, através de reestruturação organizacional, criação da diretoria de relacionamento e revisões no plano estratégico. A empresa entende que o setor de saneamento vem enfrentando novos desafios que precisam refletir em mudanças internas na companhia.

Em dezembro 2019 a companhia aprovou um programa de investimentos para 2021 a 2024, no montante de R$1,25 bilhão, para cada ano. Para 2020 o valor aprovado pelo Conselho de Administração foi de 853 milhões de reais.

Assim como Copasa (CSMG3), há outras companhias do setor de água e saneamento na Bolsa de Valores, como Sanepar (SAPR11), Sabesp (SBSP3), Casan (CASN3) e Ambipar (AMBP3).

Oferta pública de CSMG3

A Copasa (CSMG3) estreou na Bolsa de Valores em fevereiro de 2006. De 2006 para cá, CSMG3 esteve cotada entre 7 e 70 reais, aproximadamente.

A partir de agosto de 2015 as ações CSMG3 iniciaram uma subida, saindo de 7,70 reais até atingir o pico de quase 70 reais em agosto de 2019.

As ações atingiram sua cotação mais alta em agosto de 2019, em torno de 70 reais. Atualmente, segunda semana de setembro 2020, ainda sob efeitos da crise do coronavírus, as ações CSMG3 estão cotadas a 49,00 reais.

Composição acionária da Copasa (CSMG3)

O capital social da Copasa é composto apenas de ações ordinárias, diferente de outras companhias na Bolsa, que possuem também ações unit (final “11”) e ações preferenciais (final “4”).

A composição acionária de Copasa (CSMG3) está configurada da seguinte forma:

  • Estado de Minas Gerais – 50%;
  • Outros acionistas – 49,70%;
  • Ações em tesouraria – 0,30%.

Como controlador da Copasa temos apenas o governo estadual de MG, além de ser o acionista majoritário.

Proventos de CSMG3

Desde a sua oferta pública em 2006 a Copasa paga proventos (dividendos e juros sobre capital próprio) regularmente. É uma das empresas que compõe o índice IDIV (índice de empresas pagadoras de dividendos) da Bolsa B3.

Os proventos da Copasa são pagos três vezes ao ano, geralmente nos meses de março, junho e setembro.

ebook-dividendos-acoes

Resultados com ações CSMG3

O investidor de Copasa obteve rendimentos com a compra ou venda das ações CSMG3 ao longo dos anos? Vejamos dois exemplos.

No primeiro caso o investidor que comprou ações CSMG3 em setembro de 2019 e vendeu em setembro de 2020, um ano depois. No segundo caso o investidor que comprou na baixa, no início da pandemia que afetou a Bolsa e vendeu em setembro 2020.

Nestes dois casos o objetivo é apenas mostrar como se comportou CSMG3 e quanto o investidor obteve ou não de rendimentos caso tivesse investido em CSMG3.

Investidor que comprou CSMG3 em setembro 2019

O investidor que comprou CSMG3 em 16/Set/2019 pagou 65,03 reais por ação. Um ano depois, em 2020, a cotação de CSMG3 é 49,00 reais (15/Set/2020). Uma perda de 25% caso o investidor tenha que vender as ações.

Neste período houveram pagamento de dividendos em 24/09/2019, 25/03/2020 e 23/06/2020, o que diminui um pouco essa perda de 25%.

Investidor que comprou CSMG3 no início da crise pandêmica

Na semana de início da crise econômica proporcionada pela pandemia do covid-19, em 16/Mar/2020, as ações de CSMG3 estavam cotadas a 40,81. Isto, depois de cair quase 20% em poucos dias.

Este mesmo investidor ao vender estas ações CSMG3 seis meses depois (15/Set/2020), a 49,00 a cotação, obteria um lucro de 17%.

Value Investing com Magazine luiza

Comprar, vender ou segurar as ações CSMG3?

Atualmente, setembro de 2020, o P/L (Preço/Lucro) de CSMG3 é de 8,20. O investidor deve considerar um bom P/L entre 0 e 10. P/L negativo reflete lucro líquido negativo.

As ações de CSMG3 estão cotadas a 49,00 (15/09/2020). Seu Dividend Yield está em 3,7%. A Copasa segue como uma boa pagadora de dividendos e compõe o índice IDIV de dividendos.

Outro número interessante é o seu P/VP, que está em 0,89. O P/VP informa quanto o mercado está disposto a pagar sobre o patrimônio líquido da empresa. Quando o P/VP é “1” significa que o valor total das ações está igual ao valor patrimonial da empresa.

Valo intrinseco

O valor intrínseco de CSMG3 está em aproximadamente 85,87 (15/Set/2020). Sendo o valor intrínseco resultante (85,87) maior que o valor atual de cotação da ação (49,00), segundo o conceito de valor intrínseco proposto por Benjamin Graham, CSMG3 é uma ação que deve ser comprada. Isto porque o seu valor intrínseco está mais alto que o seu preço de cotação atual.

Ouro e Prata

Nesta pandemia a procura por ouro, principalmente, e prata cresceram muito, pois são metais preciosos que funcionam como investimentos no sentido de proteção.

Por outro lado, o investimento em ações, em projetos das empresas como diz Luiz Barsi, continua sendo de grande valor.

Importância dos indicadores

É importante o investidor entender os objetivos ao comprar ações, conforme afirma Décio Bazin, autor do livro “Faça Fortuna com Ações”. Não apenas indicadores devem ser levados em consideração na tomada de decisão de compra ou venda de uma ação. A governança corporativa e os objetivos do investidor são muito importantes.

O P/VP (Preço da ação sobre o Patrimônio Líquido) é um indicador importante para decisão de compra, no geral, pois outros indicadores se relacionam diretamente a este. O P/VP de SAPR11 (Sanepar, também do setor de saneamento) é de 1,25, de CVCB3 é 3,39. Valores de 16/Set/2020.

O investidor de valor

O investidor de valor que deseja segurar, comprar ou vender a ação deve cumprir algumas lições. Usar a sua capacidade de discernimento e estudar a fundo os valores da empresa, muito além dos indicadores fundamentalistas mais comuns da ação.

O investidor mais cuidadoso e com menos tempo pode solicitar a ajuda de um assessor de investimento para lhe economizar tempo de estudo e acompanhamento.

Acompanhe-nos no telegram. Clique e faça parte do grupo fechado.

caminho para riqueza no telegram
Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR, clique para ler mais...

Comentários