fbpx

Investidor que diversifica em produtos financeiros de renda variável

A diversificação de investimentos pode ser feita por classes de ativos (renda fixa e renda variável). Neste caso é também denominada de estratégia de alocação de ativos. Outras formas de se diversificar são: por indexador, por emissor, e outros.

Diversificação da carteira do investidor em renda fixa e renda variável

Na diversificação por ativos financeiros temos dois mercados:

  • Renda fixa;
  • Renda variável.

Esta forma de diversificação de investimentos pode ser entendida como uma estratégia de alocação dos ativos da carteira de investimentos, desde que feita com um método que inclua realocação, acompanhamento, controle, etc.

Alocação em Renda Fixa

Em renda fixa, a alocação pode ser nos seguintes produtos financeiros, acompanhe.

Títulos Públicos

Mais conhecido como Tesouro direto, pode ser tesouro Selic, tesouro IPCA. Sendo pré-fixado ou pós-fixado, com pagamento somente no vencimento ou a cada 6 meses.

Títulos de Emissão Bancária

É o conhecido CDB – Certificado de Depósito Bancário. Todo banco emite o seu CDB e você investidor pode inclusive adquirir o CDB de um banco que não é o seu.

Títulos de Crédito Privado

São emitidos por empresas, que buscam dinheiro no mercado. Você investe em debêntures, CRI, CRA através da sua conta investimento em uma Corretora de Valores.

Fundos de investimento

Existe uma infinidade. Geralmente os fundos DI são considerados renda fixa. Baixe nosso e-book sobre Fundos de investimentos para saber mais.

Alocação em Renda Variável

Renda variável é praticamente um sinônimo de Bolsa Valores. Para acessá-la você vai precisar de uma conta em uma Corretora de Valores.

Fundo Imobiliário

Os FIIs são fundos de imóveis, negociados na bolsa. Ao comprar cotas de um FII você passar a receber, proporcionalmente, um dividendo de “aluguel”.

ETF ou Exchange Traded Funds

O ETF é um fundo de índice. Como por exemplo o DIVO11, SMAL11, BOVA11.

Dividendos

Investir em ações que pagam proventos ou no caso dividendos é uma estratégia seguida por muitos investidores. O investidor pode encontrar as melhores ações de dividendos dando uma olhada nas ações que compõem o IDIV – índice de dividendos.

Ações Small Caps

O que pode atrair o investidor para uma empresa small cap é o fato dela ser, ainda, menos negociada que uma empresa blue chip, e portanto pode esconder uma boa oportunidade de investimento.

Investir por conta própria ou com assessor de investimento?

Somente você poderá responder. Uma sugestão é começar por conta própria quando o patrimônio ainda é pequeno e facilmente administrável. Em seguida, com o passar do tempo e crescimento do patrimônio financeiro, procurar a ajuda de um assessor de investimento.

Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

É investidor de renda variável desde 2008 e autor no blog caminho para riqueza. Escreve sobre investimentos e tecnologia.

Comentários