O Ibov é o indicador médio do desempenho das ações de maior negociabilidade e representatividade na Bolsa B3. Quando um investidor deseja saber, de forma geral, o desempenho da Bolsa de Valores brasileira ele apenas precisa olhar a situação do Ibov (índice Ibovespa).
Por exemplo, em tempos de crise do coronavírus no Brasil o índice Ibovespa caiu mais de 40% e o índice IFIX (dos fundos imobiliários) caiu mais de 30%.
Uma das principais razões para o investidor acompanhar o índice Ibov é para manter-se informado acerca do mercado de investimentos financeiros no Brasil. O Ibov reflete da melhor forma o andamento das negociações da bolsa brasileira.
O índice Ibovespa foi criado em 1968 e desde esta época consolidou-se como referência para investidores ao redor do mundo. A carteira teórica do índice tem um prazo de quatro meses. O que significa que ao final de cada quadrimestre, a carteira é rebalanceada, utilizando-se os procedimentos e critérios integrantes na metodologia do índice Bovespa.
Uma forma simples de investir nas ações que compões o índice Ibov é comprando um fundo de índice ou ETF.
No caso são ETFs (Fundos negociados em bolsa) que replicam o índice Ibovespa. Atuamente na Bolsa B3 há três ETFs que replicam o índice Ibov:
O S&P 500 é o “Ibov” da Bolsa NYSE norte-americana. Este índice reflete as 500 ações mais negociadas na NYSE. Até uns anos atrás o investidor brasileiro não tinha uma forma fácil de investir no mercado de ações estrangeiro.
Hoje em dia isso mudou e o investidor pode investir no fundo de índice do S&P 500 através do ETF IVVB11. É a forma mais simples que existe de investir em ações estrangeiras, das maiores empresas do mundo.
Investir no índice sempre é mais inteligente para o investidor comum, como dizia John Bogle, o investidor que criou os ETFs. Além da diversificação ser a maior possível e o investidor não precisar acompanhar balanços e números da companhia. O máximo que se deve fazer é conhecer o setor, no caso de um fundo de índice voltado para um setor específico. O fundo de índice do Ibovespa é o ativo mais negociado na bolsa de valores e portanto de grande importância para o mercado financeiro. É possível inclusive usar o BOVA11 para apostar contra a Bolsa.