fbpx

O que é o índice Ibovespa?

O Ibov é o indicador médio do desempenho das ações de maior negociabilidade e representatividade na Bolsa B3. Quando um investidor deseja saber, de forma geral, o desempenho da Bolsa de Valores brasileira ele apenas precisa olhar a situação do Ibov (índice Ibovespa).

Por exemplo, em tempos de crise do coronavírus no Brasil o índice Ibovespa caiu mais de 40% e o índice IFIX (dos fundos imobiliários) caiu mais de 30%.

Porque acompanhar o índice do Ibovespa

Uma das principais razões para o investidor acompanhar o índice Ibov é para manter-se informado acerca do mercado de investimentos financeiros no Brasil. O Ibov reflete da melhor forma o andamento das negociações da bolsa brasileira.

O índice Ibovespa foi criado em 1968 e desde esta época consolidou-se como referência para investidores ao redor do mundo. A carteira teórica do índice tem um prazo de quatro meses. O que significa que ao final de cada quadrimestre, a carteira é rebalanceada, utilizando-se os procedimentos e critérios integrantes na metodologia do índice Bovespa.

Fundos de índice que replicam o Ibov

Uma forma simples de investir nas ações que compões o índice Ibov é comprando um fundo de índice ou ETF.

No caso são ETFs (Fundos negociados em bolsa) que replicam o índice Ibovespa. Atuamente na Bolsa B3 há três ETFs que replicam o índice Ibov:

  • BOVA11, este é maior ETF do mercado, gestor é a BlackRock e a taxa ao ano é de 0,54%;
  • BOVB11, gestor é o Bradesco e a taxa ao ano é de 0,20%;
  • BOVV11, gestor é o Itaú e a taxa ao ano é de 0,30%.
caminho para riqueza no telegram

Ibov e S&P 500

O S&P 500 é o “Ibov” da Bolsa NYSE norte-americana. Este índice reflete as 500 ações mais negociadas na NYSE. Até uns anos atrás o investidor brasileiro não tinha uma forma fácil de investir no mercado de ações estrangeiro.

Hoje em dia isso mudou e o investidor pode investir no fundo de índice do S&P 500 através do ETF IVVB11. É a forma mais simples que existe de investir em ações estrangeiras, das maiores empresas do mundo.

As vantagens do investimento em ETF para quem investe no índice do Ibovespa

Investir no índice sempre é mais inteligente para o investidor comum, como dizia John Bogle, o investidor que criou os ETFs. Além da diversificação ser a maior possível e o investidor não precisar acompanhar balanços e números da companhia. O máximo que se deve fazer é conhecer o setor, no caso de um fundo de índice voltado para um setor específico. O fundo de índice do Ibovespa é o ativo mais negociado na bolsa de valores e portanto de grande importância para o mercado financeiro. É possível inclusive usar o BOVA11 para apostar contra a Bolsa.

ETF - ebook - caminho para riqueza
Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR

Comentários