fbpx

Indicadores de tomada de decisão do investidor trader

Conheça um pouco sobre os principais indicadores utilizados por investidores traders para formarem as suas estratégias de investimento em análise técnica.

Diversidade de indicadores

Um investidor trader utiliza em seu dia diversos indicadores para avaliar a situação dos ativos. Estes indicadores servem para ajudar na tomada de decisões de compra e venda.

São indicadores como:

  • IFR;
  • Médias móveis;
  • Bandas de Bollinger;
  • Fibonacci e muitos outros.

Candles

O investidor que se orienta pelo gráfico provavelmente vai se utilizar dos candles, onde cada um contém as informações de abertura, fechamento, máxima e mínima de um período, daquele ativo em específico.

Portanto, os candles organizam os preços de abertura, fechamento, mínima e máxima de uma ação, apontando facilmente estas quatro informações em um único candle no grafico da ação.

candle-stick-analise-grafica

Indicador de Médias Móveis

A maioria dos investidores grafistas usam as médias móveis. As médias móveis são calculadas com dados do passado e elas auxiliam na interpretação destes dados históricos. O valor da média em um determinado momento e a projeção da linha de tendência não descobrem o comportamento futuro, dos próximos dados, em um gráfico de um determinado ativo. Por isso é tão difícil ser um investidor trader.

As médias móveis ajudam na interpretação dos gráficos e devido à sua simplicidade são muito empregadas para criar estratégias de investimento para um investidor trader (swing trader ou day trader). Em geral a usam com o valor de fechamento da ação em cada período para o cálculo da média.

caminho para riqueza no telegram

Indicador de Bandas de Bolinger

As Bandas de Bollinger são um indicador de volatilidade e geralmente são utilizadas com outros indicadores, como IFR (veja próximo tópico).

Em geral servem para antecipar topos, fundos e níveis de preço. Podem também apontar caso um ativo tenha se valorizado ou desvalorizado demais.

Indicador de IFR

IFR ou Índice de Força Relativa é um dos mais conhecidos indicadores de análise técnica, juntamente com o indicador de médias móveis. Ele oscila de 0 a 100 e indica se um ativo está sobrecomprado (o ativo passou por um movimento de valorização intenso ou prolongado e está próximo de reverter) ou sobrevendido (o ativo passou por um movimento de desvalorização intenso ou prolongado e está próximo de reverter).

De maneira geral, se convenciona que um IFR acima de 80 indica que o ativo está sobrecomprado e por isso deve começar a cair, ao passo que um IFR abaixo de 20 indica que o ativo está sobrevendido, sendo uma possível boa oportunidade de compra.

Como um trader deve operar?

Há muitos métodos e estratégias para se operar como trader e não há um melhor que o outro, porque cada investidor tem um perfil diferente. Investidores como Ray Dalio e Jim Rogers costumam combinar diversas estratégias e métodos para realizar os seus investimentos

Peter Lynch ebook selecao de acoes
Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR

Comentários