fbpx

Indicadores importantes para investir em ações

Conheça alguns dos indicadores mais importantes para se avaliar uma ação. Na análise fundamentalista de ações estes indicadores avaliados em conjunto são muito importantes para um processo de escolha com base no value investing.

Todos os indicadores a seguir existem a partir do balanço patrimonial da empresa. Todas as empresas listadas em Bolsa precisam divulgar o seu balanço patrimonial periodicamente.

P/L ou índice sobre Preço/Lucro

O P/L é o preço da ação divido pelo lucro da ação. O preço é a cotação da ação. O LPA ou Lucro Por Ação informa quanto de lucro aquela ação entrega por ano, por ação. Calcula-se o LPA pelo Lucro Líquido (ver balanço patrimonial) da empresa dividido pelo número de ações.

LPA

Uma ação com LPA de 1,00 entrega 1,00 real de lucro por ação por ano. Digamos que esta mesma ação esta cotada a 10 reais.

Neste caso o seu P/L é de 10. Isto significa que, com um lucro por ação de 1 real por ano e cotação de 10 reais a ação, o investidor levará 10 anos para obter o seu retorno sobre o investimento.

Retorno do investimento

O indicador P/L informa quanto tempo o investidor teria o seu capital investido devolvido. Por exemplo, um P/L de 10 quer dizer que o investidor obteria um retorno sobre o investimento após 10 anos.

É importante olhar o histórico dos últimos 10 anos de P/L de uma ação, e considerar uma média.

Dividend Yield

Este indicador é o dividendo pago por ação nos últimos 12 meses, dividido pelo preço da ação.

O dividendo pago por ação nos últimos 12 meses é uma média mensal de quanto foi pago em dividendos. Se, por exemplo, este valor for de 1 significa que foi pago, em média, 1 real por mês em dividendos por ação, nos últimos 12 meses.

Digamos que neste exemplo a ação está cotada a 10 reais. Seu Dividend Yield, portanto, será de 1 real dividido por 10 reais, o que resulta em 10% de Dividend Yield.

Conforme dito anteriormente este indicador também não deve ser analisado de forma isolada.

Conheça o índice de dividendos que ajuda o investidor a selecionar ações que pagam dividendos.

ebook-dividendos-acoes

P/VP ou Preço da ação sobre o Patrimônio Líquido

O patrimônio líquido da empresa é o que ela realmente é, os ativos menos os passivos. O patrimônio líquido é de fato quanto a empresa vale. Este número é encontrado no Balanço Patrimonial.

Este indicador informa o quanto a ação está sendo negociada acima do seu patrimônio líquido. Por exemplo, uma empresa com P/VP igual a 3, está com seu preço de ação 3X a mais do que o preço que ela realmente vale.

Este indicador mostra a expectativa do mercado em relação a empresa, pois o P/VP alto indica que a expectativa do mercado em relação a empresa é alta.

O mais comum deve ser o P/VP próximo a 1, com o seu Valor de Mercado próximo ao seu Patrimônio Líquido. P/VP abaixo de zero pode indicar uma empresa descontada e isto merece uma avaliação aprofundada, pois todo indicador precisa ser avaliado em conjunto com outros.

Assessoria de Investimentos
Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR

Comentários