fbpx

Porque acompanhar o IFIX

O futuro investidor de FIIs precisa conhecer e acompanhar o índice IFIX. O índice acompanha a valorização dos FIIs listados na bolsa de valores.

Para que serve o IFIX

O IFIX é índice de Fundos Imobiliários da B3, a bolsa de valores brasileira.

Objetivo do IFIX

O objetivo do IFIX é ser um indicador do desempenho médio das cotações dos fundos imobiliários negociados na bolsa.

O IFIX é composto pelas cotas de Fundos de Investimentos Imobiliários listados na bolsa BMF&Bovespa.

Porque o IFIX não para de subir

O índice acumula um ganho de 28% no ano (2019). O IFIX tem operado em um patamar recorde. Para 2020 a tendência é de continuidade da valorização do IFIX, porém por motivos diferentes que os de 2019.

Um dos motivos para alta dos FIIs do IFIX foi a queda acentuada da taxa básica de juros. A Selic já caiu de 14,25% ao ano (outubro 16), para os atuais 4,5% (dezembro 19).

Melhor que a SELIC

Neste contexto econômico os FIIs ficam mais atrativos, já que oferecem, em geral, um retorno acima da taxa básica de juros (SELIC) e além disso os FIIs possuem isenção de imposto de renda para investidores pessoa física.

Atratividade dos Fundos imobiliários

Os investidores que buscam por uma rentabilidade acima da oferecida pela renda fixa (TD, CDB, LCI, LCA, fundos DI, etc) e, ao mesmo tempo, evitam ações, encontraram nos fundos de investimento imobiliários (FIIs) um bom investimento.

Dividendos

Em um fundo imobiliário, os investidores recebem dividendos dos FIIs que fazem parte de sua carteira de aplicações. Este dividendos, em geral, são recebidos mensalmente, e são os aluguéis dos imóveis.

O investidor também pode ganhar com a valorização dos imóveis, caso ela venha a ocorrer. Isto se reflete no preço de venda do ativo financeiro, no caso o FII da carteira.

Os três tipos de FIIs

São três os tipos de FIIs para o investidor:

  • os “fundos de tijolo”, que efetivamente investem em imóveis;
  • os “fundos de papel”, que compram principalmente Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) e;
  • os fundos de fundos, que compram cotas de outros fundos.

Conheça mais sobre os fundos imobiliários em nosso eBook sobre FIIs.

guia de Fundos Imobiliarios
Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR, clique para ler mais...

Comentários