fbpx

HeartMath pode ajudar o investidor a tomar melhores decisões

Como aprender a desenvolver a coerência interior e com isso reduzir seu estresse para tomar decisões de investimentos mais acertadas? Conheça as 3 técnicas de HeartMath.

Coerência consigo mesmo

Para o investidor profissional e também para aqueles investidores “não profissionais” sentir-se tranquilo com uma possível volatilidade dos investimentos é muito importante. Porém, nem sempre isso pode acontecer, daí contar com ferramentas que possam ajudar.

Algumas destas ferramentas:

  • Natação;
  • Caminhada;
  • Meditação (Mindfulness, Transcendental, Cristã, Vipassana, Osho, Merkabah, etc);
  • TCC (Terapia Cognitivo Comportamental);
  • Terapia Junguiana;
  • Yoga;
  • Artes Marciais (de origem chinesa ou japonesa);
  • HeartMath.

Qualquer uma destas ferramentas ou métodos vão ajudar o investidor a tomar melhores decisões, assim como obter uma análise mais acertada do cenário de investimentos o qual esteja exposto.

Inteligência do coração

HeartMath é um conjunto de 3 técnicas, voltadas para a coerência interior e a inteligência do coração, desenvolvidas na década de 90 pelo Instituto HeartMath, na Califórnia. Curiosamente não é tão popular aqui no Brasil, mas são técnicas que naturalmente poderiam ter se tornado mais populares que as práticas de meditação mindfulness.

Não conhecemos a verdade apenas com a razão; conhecemo-la igualmente por meio do coração.
(Blaise Pascal)

A inteligência “perdida”

Para atingir essa facilidade de acesso ao conhecimento da verdade é fundamental a coerência interior ou coerência consigo mesmo, ela é o caminho para a inteligência “perdida” do coração.

Doc Childre inciou suas pesquisas no Instituto HeartMath com a seguinte pergunta:

O coração age simplesmente sob o comando do cérebro ou possui um espécie de inteligência que tem influência sobre a nossa mente e as nossas emoções?
(Doc Chlidre)

Foi descoberto que existem 40 mil neurônios no coração e o campo eletromagnético do coração tem influência direta no cérebro e no corpo todo. Isto significa, entre outras coisas, que o coração pode “pensar por si mesmo”.

Inteligência emocional

O livro pioneiro de Daniel Goleman, “Inteligência Emocional”, confirmou que o sucesso na vida baseia-se na nossa capacidade de controlar as próprias emoções, muito mais do que na nossa capacidade intelectual.

E, ainda segundo Goleman, a nossa falta de sucesso de maneira geral decorre da nossa má administração emocional.

Técnicas HeartMath

As técnicas HeartMath baseiam-se no fato de que o coração é a torre de controle dos sistemas corporais e do nível geral da saúde.

Entende agora onde entram as técnicas de HeartMath?

São elas:

Freeze-Frame (Imagem Congelada):

Esta técnica ajuda a mudar a perspectiva, permitindo que se alcance uma fonte mais profunda de intuição e força. Ela usa a força do coração para administrar a mente.

Cut-Thru (Direto-ao-Ponto):

Um atalho para a maturidade emocional, esta técnica oferece um método confiável para o descarte de emoções de que não gostamos e do aprimoramento de emoções que queremos.

Heart Lock-In:

Contato com o coração, esta técnica vai trazer uma energia regeneradora a todo o sistema emocional e mental.

É o coração que sempre vê antes de a cabeça poder fazê-lo.
(Thomas Carlyle)

O investidor e as práticas secretas

Investidores como Luiz Barsi, Peter Lynch, Michael Burry e Ray Dalio são claros ao afirmar que lidar bem com as próprias emoções, manter a serenidade e desenvolver a paciência e disciplina são grandes diferenciais que o bom investidor deve conquistar com o tempo.

Tendo isto em mente, habilidades como as práticas de HeartMath, ainda pouco faladas aqui no Brasil, são um enorme diferencial para lidar com as emoções, stress e pressões do dia a dia.

44 citacoes sobre investimentos

Atualizado em 25/09/2020.
Artigo escrito em 14/01/2020.

Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR, clique para ler mais...

Comentários