Saiba como começar a ganhar dinheiro com fundos imobiliários

Se você tem buscado formas de melhorar sua renda investindo em negócios que realmente valham a pena, então, é hora de você aprender a ganhar dinheiro com fundos imobiliários!

Já é parte da cultura do brasileiro investir em imóveis. Alguns afirmam que isso surgiu em períodos históricos de grande recessão — seja por meio de compra, venda ou aluguel como forma de ter alguma garantia material caso as coisas vão mal.

Deseja uma consulta para seus investimentos? Converse com um especialista e tire suas dúvidas para investir melhor o seu patrimônio financeiro.

Mas a verdade é que transações imobiliárias demandam tempo e grandes investimentos, incluindo gastos com manutenção e, às vezes, desgastes interpessoais, como cobrança de aluguel ou outros problemas que possam surgir com o locatário, o vendedor ou o comprador.

Bom, no caso do Fundo de Investimento Imobiliário (FII), isso não acontece. A cultura de investimentos em fundos imobiliários é algo que ainda pode crescer muito no Brasil. E, ao ler este artigo, você vai entender porque essa é uma das melhores opções quando estamos falando em imóveis! Confira.

Os principais benefícios do Fundo de Investimento Imobiliário (FII)

Conforme dissemos, os FIIs são um negócio vantajoso para quem quer investir sem ter que movimentar grandes quantias de dinheiro ou enfrentar problemas com a manutenção de imóveis.

Por permitir que as mais variadas quantias de dinheiro sejam aplicadas (existem desde aqueles investidores que aplicam R$70,00 em uma cota quanto os que investem mil vezes esse valor ou mais), os fundos não exigirão de você muito dinheiro, tampouco trabalho.

Eles rendem por meio do dividendo dos aluguéis dos imóveis investidos — como, por exemplo, a cota de um shopping ou condomínio residencial —, que são geridos por um grupo administrador do fundo, responsável pelo restante, como burocracia, manutenção do imóvel e tantos outros cuidados.

Além desses pontos gerais — que já são bastante animadores — apresentaremos agora três vantagens importantes que o FII apresenta em relação a outros tipos de investimento.

fundos imobiliarios

1. Possibilidade de renda mensal

A maior parte das ações em outros tipos de investimento realiza o pagamento a seus acionistas em periodicidades maiores, como:

  • trimestralmente,
  • semestralmente,
  • uma vez por ano.

Como a liquidez do FII costuma ser bem mais ágil que em outros investimentos, esse pagamento pode ser realizado mensalmente, trazendo a possibilidade de você se planejar para contar com um ganho extra no mês, ou até viver dessa renda de maneira permanente.

Tudo depende de como aplicará o seu dinheiro e do domínio que tiver sobre o assunto.

2. Alta liquidez

Conforme citamos no tópico acima, os FIIs apresentam alta liquidez por serem mais baratos e bem menos burocráticos que uma transação imobiliária normal. Isso faz com que seja muito mais fácil comprar ou vender uma cota do que realizar o mesmo com um imóvel.

Caso a economia não esteja favorável, por exemplo, você pode facilmente abrir mão de um investimento para adquirir outros, sem que isso leve muito tempo ou represente uma grande perda.

3. Isenção do Imposto de Renda

Outra grande vantagem dos FIIs é que, sob certas condições, você ainda pode se livrar do Imposto de Renda e otimizar ainda mais seus ganhos por meio desse investimento.

Por regra, para se enquadrar na condição de isento o investidor deve:

  • ser uma pessoa física;
  • não ter mais do que 10% das cotas de um mesmo fundo;
  • comercializar o fundo nos mercados regulamentados de bolsa e de balcão.

Essas condições representam um incentivo para que as pessoas físicas invistam mais nesse mercado, ainda pouco explorado no Brasil. E você pode ser um dos novos investidores a mudar essa realidade.

Webinar Como investir com isenção fiscal em títulos de crédito privado

Boas estratégias para ganhar dinheiro com fundos imobiliários

Bom, uma das principais vantagens dos FIIs é justamente o custo-benefício que eles apresentam em termos de investimento. Porém, para se beneficiar disso é necessário conhecer um pouco melhor como os fundos funcionam para otimizar seus investimentos.

Algumas formas de você conseguir isso são:

1. Diversificação

Você não é obrigado a se limitar a um único tipo de imóvel ou investimento dentro do fundo. Isso permite que você crie diferentes estratégias em diferentes mercados imobiliários, que podem ir desde prédios comerciais até algum outro empreendimento qualquer que esteja acontecendo.

2. Parceria

Se a liquidez é alta, isso também significa que existem muitas pessoas dispostas a participar do negócio. Logo, saber reconhecer as melhores oportunidades junto aos melhores investidores também aumenta as chances de sucesso.

Se os dividendos são divididos entre as partes e isso poderia representar uma ameaça de lucros menores, por outro lado, também permite a possibilidade de ganhos maiores dependendo do porte do imóvel. Assim, em vez de serem concorrentes, os cotistas se beneficiam mutuamente.

Como aplicar em FIIs

Agora que já conhece as principais vantagens e razões para investir em fundos imobiliários, você deve estar se perguntando como ingressar nesse mercado, não é mesmo? Neste tópico, te indicaremos o caminho mais certo e seguro para dar o seu primeiro passo no FII e começar a gerar dividendos com seus investimentos. Confira:

1. Contrate uma corretora de valores

A única forma de negociar no fundo de investimento imobiliário é por meio do acesso à Bolsa de Valores e aos balcões regulamentados. Por isso, é essencial que você se cadastre em uma corretora de valores que será a via de acesso para ingressar nesse mercado.

Guia prático aprenda como começar a investir na Bolsa de Valores - banner

2. Conheça os fundos

Ao olhar por corretoras de valores, procure verificar qual é a carteira delas e os tipos de FIIs disponíveis. Isso permitirá que você saiba de antemão quais serão as suas opções de investimento, e como poderá ganhar com isso.

Não se precipite, e escolha aquela que melhor atender aos seus interesses e uma assessoria de investimentos está sempre muito bem informada e poderá prestar um serviço muito útil a você.

3. Saiba como realizar a compra

Por fim, a compra de cotas acontece por meio de uma plataforma conhecida como Home Broker, e que é disponibilizada pela corretora que você contratou. Nesse caso, ao inserir os dados da compra — como o código, a quantidade de cotas e o preço de cada uma delas — você estará pronto para efetuar seu primeiro negócio no FII.

Continue a sua educação financeira

E aí, você gostou das nossas dicas sobre como ganhar dinheiro com fundos imobiliários? Aproveite e aprenda com este infográfico sobre fundos imobiliários, desenvolvido pela EI imóvel.

Então, não deixe de assistir nosso vídeo no canal Caminho para Riqueza! Queremos ajudar pessoas empreendedoras, como você, a encontrar o sucesso pessoal e financeiro!

Caminho para Riqueza

Por Caminho para Riqueza

Caminho para Riqueza é um blog de educação focado em investimentos financeiros.

Comentários