Como Investir Dinheiro e Ganhar 100 mil com Aportes de 300 Reais

Como ganhar 100 mil reais com aportes de apenas 300 reais por mês?

Neste artigo eu vou te contar o que o banco não quer que você descubra. Sério! O segredo que eu queria te contar é o seguinte, eu vou ensinar como você pode juntar ou ganhar 100 mil reais, guardando apenas 300 reais por mês por um período que o dinheiro vai ficar rendendo. Calma lá, antes de você me dizer:

Daniel, não tenho tempo…

Ou…

Eu não tenho 300 reais..

 


Se você contrata um encanador para cuidar de seu encanamento, mecânico pra cuidar do seu carro,

 agende um bate papo com um profissional de investimentos para cuidar dos seus sonhos.

 


Acumular patrimônio

Lembre-se das dívidas ou dos financiamentos que só te atrapalham ou te distanciam dos seus sonhos e dos seus objetivos. Nesse vídeo eu vou falar para você sobre acumulo de patrimônio. Veja, quando a gente fala de 50 mil, 100 mil, 300 mil… muitas vezes parece algo inatingível, difícil, quase impossível, mas como eu sempre falo neste canal:

Tudo na vida depende de planejamento e disciplina.

Então eu vou contar algumas estratégias para que você a partir de hoje possa se planejar e aí sim no futuro viver com este patrimônio acumulado.

Disciplina, planejamento e atitude

Você vai descobrir que não é nada impossível, pelo contrário, é muito mais fácil do que parece acumular montantes expressivos de dinheiro desde que você tenha disciplina, planejamento e atitude. Comece a fazer desde agora, tá certo?

Então, mesmo quando as taxas de juros, a SELIC, está muito baixa e o seu dinheiro parece estar rendendo muito pouco, eu vou te mostrar que alguns ativos sempre são interessantes, ou seja, sempre existem maneiras seguras de fazer o seu capital render de maneira considerável. E aí sim, você vai conseguir atingir os seus objetivos e usufruir dessa renda lá no futuro, na sua aposentadoria.

Veja como…

Então eu vou te mostrar três maneiras para você atingir e ganhar 100 mil reais.

Tesouro Pré Fixado

A primeira delas é através do TESOURO PRÉ FIXADO ou a LTN, pra quem ainda utiliza a nomenclatura antiga.

Nós estamos agora em fevereiro de 2019 e literalmente temos a menor taxa de juros…. desde que o Plano Real foi constituído, ou seja, a taxa não é a mais atrativa, mesmo assim, se você investir no Tesouro Pré Fixado para Longo Prazo, para vencimento daqui a 10 anos, a taxa é de 8,64% ao ano.

Permite aportes pequenos

Então veja só, o Tesouro Direto ou Títulos Públicos permite aportes bem pequenos, mas vamos considerar o cenário onde você vai investir 300 reais todos os mês. Se você aportar 300 reais durante 180 meses, ou seja, 15 anos, rendendo exponencialmente, que é aquela taxa composta, que rende juros sob juros.

15 anos, ou 180 meses, você atingirá os seus 100 mil reais.

Ah, Daniel, 15 anos é muito tempo!

Nem tanto… eu quero lançar um desafio… Quem aí já fez um financiamento de automóvel? Normalmente esse financiamento é para 5 anos. Agora veja, ao invés de receber você vai pagar juros, pior ainda. Quando terminar de pagar o carro, provavelmente, já vale metade do que valia quando você comprou.

Veja, quinze anos passa rápido, e melhor ainda, é um planejamento de longo prazo para você usufruir desse dinheiro lá no seu futuro, na sua aposentadoria. Então, vale a pena ter disciplina e fazer sim o seu planejamento financeiro desde hoje.

Atenção, continue investindo, todos os meses, com disciplina, dedicação e vai valer a pena no longo prazo.

Título de Crédito Privado

A segunda forma é através dos títulos de crédito privado:

  • As Debêntures,
  • Os CRIs e;
  • Os CRAs.

Qual é a dinâmica deste papéis?

Primeiro ponto a considerar, não cobram imposto de renda. Então, logo de largada você tem pelo menos 15% a mais de retorno.

Lembrando, em fevereiro de 2019 a taxa SELIC/CDI é a mínima histórica, em torno de 6,5%. Mesmo assim esses papéis estão rendendo algo muito próximo a inflação, medida pelo IPCA, mais 4%.

Se você se lembrar do Tesouro Pré a 8,64% ao ano. O Tesouro é tributado e o título de crédito privado (debentures, CRI, CRA) é isento.

Nesse caso, os mesmos 300 reais aplicados mensalmente durante 15 anos também seriam suficientes para você atingir o seu objetivo de acumular ou ganhar 100 mil reais para usufruir na sua aposentadoria.

Fundos de investimentos multimercados e COE

A terceira forma é através dos fundos de investimentos multimercados e COE, o certificado de operações estruturadas.

A grande vantagem aqui, é que tanto os COEs quanto os fundos multimercados, você pode pulverizar, dividir o seu patrimônio em diversos fundos, ou seja, você diversifica os investimentos em várias gestoras e vários títulos diferentes.

Eles vão render ao próximo de 135% a 150% do CDI, aplicado a taxa atual, fevereiro de 2019, de 6,5%, você vai atingir 8,65% a 9% ao ano, então os 300 reais por 15 anos também seriam sufcientes.

Pelo contrário, nesta classe de ativos talvez você consiga atingir o seu objetivo antes, porque rendem até mais que as duas opções anteriores.

Certificado de Operações Estruturadas

Mas, nem tudo o que parece tão bom é tão simples. No caso da Certificado de Operação Estruturada e dos fundos multimercados, muitas vezes não é possível você iniciar com 300 reais. Os aportes iniciais, na grande maioria das vezes, é de 5.000 reais.

Os aportes adicionais, nos fundos multimercados, costumam ser da ordem de 1000 reais. Nos COEs, cada aplicação são 5000 reais. Então é um caminho um pouco mais curto para você atingir os seus 100 mil reais, porém você precisa trabalhar um pouco mais e aportar montantes maiores.

Se for o caso de você já ter esse montante aplicado na poupança, que eu nem posso dizer que é um investimento, pois a poupança perde da inflação.

Efeitos da aplicação em poupança

O seu dinheiro está lá rendendo quase nada ou literalmente nada, vale a pena você pensar nesta possibilidade que vá te levar aos 100 mil reais para a sua aposentadoria, ou para trocar de carro, para fazer uma viagem, para pagar uma festa bacana na formatura do seu filho, enfim, para você usufruir como quiser. O importante é planejar, ter objetivo e ação, fazer a partir de agora.

E, se você optar por essa terceira categoria de ativos, os COEs ou fundos multimercados, veja, eles tem um pouco mais de risco, porém, mais retorno, significa que você deve atingir o seu objetivo mais rápido, algo entre 100 e 110 meses já serão suficientes, ou seja, ao invés de 15 anos, talvez você cumpra seu objetivo em 10 anos, talvez 8 anos, bem mais rápido.

Escala regressiva do imposto de renda

Outra coisa importante, tanto os COEs quando os fundos multimercados são tributados segundo a escala regressiva de imposto de renda. Que começa em 22,5% e termina em 15% (após 2 anos).

Como estamos falando de prazos de 8, 10, 15 anos, obviamente já estou considerando o imposto mínimo de 15% sob o retorno nominal.

Investir não é um receita de bolo

Importante, investir não é uma receita de bolo. Não é você colocar o seu dinheiro ali e esperar acontecer…

Não, você precisa de uma boa corretora, que te atenda em variedade de produtos, atendimento, infraestrutura, informação, enfim, uma boa corretora.

Segunda coisa, você precisa de um bom assessor de investimento, o que é isso? Um profissional que vai acompanhar a sua carteira e recomendar as trocas entre uma classe e outra de ativos, sempre que necessário.

Então, pra te ajudar, eu vou deixar um link, uma descrição da corretora onde eu encontrei tudo isso e eu invisto o meu próprio dinheiro.

Avatar

Por Daniel Guedine

Daniel Guedine é empreendedor, autor e co-fundador do Caminho para Riqueza, clique para ler mais...

Comentários