Um fundo de investimento dificilmente supera o índice da bolsa [Buffett]

Por Éverton Gaucho - 02/10/2020
.

Segundo Warren Buffett a maioria dos fundos só servem para dar dinheiro para os profissionais do mercado financeiro e não para os investidores.

Grande parte dos fundos de investimentos não superam o índice da bolsa no longo prazo.
(Warren Buffett)

Não vencem o mercado

Warren Buffett, considerado o “Oráculo de Omaha” e presidente da Berkshire Hathaway há muito tempo critica os gestores de fundos, que cobram altas taxas de administração e não conseguem vencer o mercado, no caso um fundo de índice do S&P 500.

Buffett fez uma aposta com uma gestora de fundos hedge. Essa aposta perdurou por 10 anos e valia $1 milhão de dólares. Buffett afirmou que a gestora não seria capaz de vencer o mercado (índice S&P 500).

S&P 500

Buffett escolheu um fundo de índice, ETF, da Vanguard Group. A Vanguard, através de John Bogle, criou os fundos de índice há 40 anos.

Sobre John Bogle, Buffett afirma, “é a pessoa que mais fez pelos investidores norte-americanos.” Bogle destilou sua sabedoria no livro “O Investidor de Bom Senso“.

Buffett é taxativo em afirmar que a maioria dos fundos hedge existem para as gestoras ganharem dinheiro e não os investidores individuais.

Taxas elevadas

Cada vez mais investidores estão prestando atenção a afirmação de Buffett sobre os gestores tradicionais de recursos.

…quando trilhões de dólares são administrados por Wall Street cobrando taxas elevadas, geralmente serão os gestores que colhem lucros desmesurados, e não os clientes.
(Warren Buffett)

Não somente Warren Buffett mas Peter Lynch também já alertou sobre os fundos com ganhos muito abaixo do índice de mercado e taxas altas.

Crise Coronavírus retangular

Quem deve investir em fundo de investimento

A afirmação de Buffett não vale somente para os EUA, vale também para o Brasil. O investidor precisa estar atento e entender que a grande maioria dos fundos não vão vencer o índice do mercado no longo prazo, no caso o índice Ibovespa.

Perfil do investidor

Isso não quer dizer que investir em fundos de investimento é algo ruim, muito pelo contrário. Porém, o investidor deve conhecer muito bem a filosofia da gestora de ativos e ter um relacionamento próximo.

Sem dúvida o ganho deste relacionamento é não precisar entender em profundidade sobre investimentos e nem precisar acompanhar o mercado. Todo este trabalho será feito pela gestora.

Recado para o investidor

Com isso em mente o recado para o investidor é o seguinte:

  • Olhe o histórico do fundo e verifique a performance dos últimos 10 anos e se o fundo superou ou não o índice da bolsa.
  • Muitos fundos não possuem esse tempo em atividade e, rentabilidade anterior não garante rentabilidade futura.
  • Estude as cartas da gestora, geralmente são semestrais. Elas mostram um pouco sobre o gestor por trás do fundo. O investidor precisa se identificar e sentir-se bem com a filosofia de investimento do gestor.
  • É preciso comprar a visão do gestor, mais do que somente pensar em superar o índice da bolsa. Afinal há muitas razões para um fundo não superá-lo. Porém, quando o investidor está alinhado com a visão do gestor do fundo, tudo fica mais fácil.
caminho para riqueza no telegram

Atualizado em 02/10/2020.
Escrito em 21/04/2020.

Éverton Gaucho

Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR, clique para ler mais...