fbpx

Um fundo de investimento dificilmente supera o índice da bolsa [Buffett]

Grande parte dos fundos de investimentos não superam o índice da bolsa no longo prazo. Segundo Warren Buffett a maioria dos fundos só servem para dar dinheiro para os profissionais do mercado financeiro e não para os investidores.

Não vencem o mercado

Warren Buffett, considerado o “Oráculo de Omaha” e presidente da Berkshire Hathaway há muito tempo critica os gestores de fundos, que cobram altas taxas de administração e não conseguem vencer o mercado, no caso um fundo de índice do S&P 500.

Buffett fez uma aposta com uma gestora de fundos hedge. Essa aposta perdurou por 10 anos e valia $1 milhão de dólares. Buffett afirmou que a gestora não seria capaz de vencer o mercado (S&P 500).

S&P 500

Buffett escolheu um fundo de índice, ETF, da Vanguard Group. A Vanguard, através de Jack Bogle, criou os fundos de índice há 40 anos.

Sobre Jack Bogle, Buffett afirma, “é a pessoa que mais fez pelos investidores norte-americanos.” Buffett é taxativo em afirmar que a maioria dos fundos hedge existem para as gestoras ganharem dinheiro e não os investidores individuais.

Taxas elevadas

Cada vez mais investidores estão prestando atenção a afirmação de Buffett sobre os gestores tradicionais de recursos.

…quando trilhões de dólares são administrados por Wall Street cobrando taxas elevadas, geralmente serão os gestores que colhem lucros desmesurados, e não os clientes.
(Warren Buffett)

Não somente Warren Buffett mas Peter Lynch também já alertou sobre os fundos com ganhos muito abaixo do índice de mercado e taxas altas.

Crise Coronavírus retangular

Quem deve investir em fundo de investimento

A afirmação de Buffett não vale somente para os EUA, vale também para o Brasil. O investidor precisa estar atento e entender que a grande maioria dos fundos não vão vencer o índice do mercado no longo prazo, no caso o índice Ibovespa.

Perfil do investidor

Isso não quer dizer que investir em fundos de investimento é algo ruim, muito pelo contrário. Porém, o investidor deve conhecer muito bem a filosofia da gestora de ativos e ter um relacionamento próximo. Sem dúvida o ganho deste relacionamento é não precisar entender em profundidade sobre investimentos e nem precisar acompanhar o mercado. Todo este trabalho será feito pela gestora.

Recado para o investidor

Com isso em mente o recado para o investidor é o seguinte:

Olhe o histórico do fundo e verifique a performance dos últimos 10 anos e se o fundo superou ou não o índice da bolsa.

Muitos fundos não possuem esse tempo em atividade e, rentabilidade anterior não garante rentabilidade futura.

Estude as cartas da gestora, geralmente são semestrais. Elas mostram um pouco sobre o gestor por trás do fundo. O investidor precisa se identificar e sentir-se bem com a filosofia de investimento do gestor.

É preciso comprar a visão do gestor, mais do que somente pensar em superar o índice da bolsa. Afinal há muitas razões para um fundo não superá-lo. Porém, quando o investidor está alinhado com a visão do gestor do fundo, tudo fica mais fácil.

caminho para riqueza no telegram

Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR

Comentários