fbpx

O fundo multimercado que rendeu 116% em um ano

Eis como é possível obter um rendimento de 116% em um ano. Saiba um pouco mais sobre o fundo de investimento que conseguiu essa proeza. Será que rendimento passado garante rendimento futuro?

Muito provavelmente veremos o aporte a este fundo de investimento aumentar bastante após esta informação, caso esteja aberto para captação.

Erro 1 – Entrar na alta

Aportar dinheiro em um fundo apenas porque o rendimento no ano anterior foi ótimo.

Erro 2 – Sair na baixa

Tirar seu dinheiro de investimento do fundo apenas porque ele performou mal durante o ano. A performance deste fundo “proeza” em 2016 foi de -10,5%. O que o investidor teria feito em 2016 após este resultado? Vazado?

Fundo multimercado FIM

O fundo multimercado chama-se Logos Total Return da gestora Logos Capital, que obteve retorno anual de 116,1%, ficando bem à frente do segundo colocado, com retorno na casa dos 60%. A pesquisa dos fundos foi conduzida pela consultoria Economatica.

Apesar de ser um fundo multimercado o foco são ações, não só no Brasil como na América Latina como um todo.

Foco em ações

Segundo o gestor do fundo o Logos Total Return segue a estratégia de ter 40% a 100% do patrimônio em posições compradas em ações, mas também tem a liberdade de fazer operações compradas ou vendidas em mercados de juros, câmbio e commodities, tanto com o objetivo de obter ganhos com distorções de preços como para proteger o patrimônio.

A ideia é seguir um modelo como o dos hedge funds americanos.

De onde veio toda essa rentabilidade de 116,1%?

Mais de 80% da rentabilidade do Logos Total Return em 2019 veio de ações (95,3% dos 116,14%), principalmente de papéis dos setores de serviços de utilidade pública, consumo discricionário e tecnologia da informação (TI).

Devo entrar neste fundo multimercado?

Será que vale a pena comprar cotas deste fundo? Com um rendimento desses qual é a probabilidade dele fazer mais de 100% novamente este ano? Como pensaria Luiz Barsi ou Jim Rogers, neste momento?

O investidor mais novato certamente vai entrar neste fundo, felizão que fez a escolha certa, e talvez tenha feito mesmo.

Porém a única coisa certa mesmo é que o cenário que este fundo vai enfrentar em 2020 será diferente do cenário que ele enfrentou em 2019, quando fez os 116,1%.

guia fundos de investimentos
Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR, clique para ler mais...

Comentários