fbpx

Fundo que investe no setor de Cannabis

XP lança fundo de ações focado no setor de cannabis internacional. O fundo chama-se Trend Cannabis FIM e por enquanto somente através do seu assessor de investimento. O fundo possui hedge cambial (dólar) e permite diversificação do investidor através de exposição ao setor de maconha, ainda incipiente no mercado financeiro brasileiro.

Maconha medicinal

Com a legalização da maconha em muitos países, seja para uso medicinal ou recreativo, a procura de investidores por ativos financeiros que investem no setor de cannabis aumentou bastante nos últimos anos.

Esse movimento de expansão da legalização da cannabis está longe de terminar. Vários países já estão debatendo uma abertura maior desse mercado. No caso da Europa, por exemplo, muitos países já possuem alguma forma de legalização.

assessoria-de-investimentos-personalizada-gratuita

Trend Cannabis FIM 

O Trend Cannabis FIM investe em ações de empresas do setor de cannabis de países como os Estados Unidos, Canadá e Inglaterra cuja principal matéria-prima de seus negócios é a Cannabis — popularmente conhecida como maconha.

Trata-se de um fundo que acompanha a variação do Marijuana Oppotunities (MJJ) ou ETF MG Alternative Harvest, “MJJ” (código na bolsa de valores de NY, a NYSE). O ETF é um dos maiores e mais líquidos ligado ao setor de Cannabis nos EUA. No link acima você acompanha o ETF pelo site Investing.

Composição da ETF de maconha

Fazem parte desta ETF somente empresas que possuem mais de 50% da sua receita vinculada a atividades relacionadas ao setor de Cannabis. Elas podem estar direta ou indiretamente relacionadas ao processo de cultivo legal, produção, marketing ou distribuição de produtos para fins medicinais ou não.

Rebalanceamento de carteira

O rebalanceamento da carteira do ETF, e não do fundo Trend Cannabis, é feito a cada três meses. Hoje, dois terços dos investimentos estão em ações do setor farmacêutico e cerca de 20% no setor de tabaco. As companhias com maior peso no fundo são Aurora Cannabis, GW Pharmaceuticals e Cronos Group.

Taxa de adm

A taxa de administração do fundo Trend Cannabis FIM é de 0,5% ao ano e não há taxa de performance. O resgate é D+5 (ou seja, você recebe o dinheiro cinco dias corridos após a solicitação) e a aplicação mínima é de R$ 500,00.

Proteção em relação ao dólar

O fundo de maconha da XP tem hedge (proteção cambial), assim, o investidor ficará exposto apenas à variação de preço do ETF MJJ, sem interferência da oscilação do dólar.

Outros fundos de maconha

A gestora Vitreo foi a primeira gestora que lançou fundos que investem no setor de Cannabis. São fundos permitem que o investidor possa ter exposição a este setor, que ainda está incipiente no Brasil. Os fundos da Vitreo são:

  • Canabidiol FIA IE, para investidores qualificados;
  • Canabidiol Light FICFIM, para investidor geral.

Outras cotações de ETFs de maconha podem ser encontradas no site da Investing, inclusive da MJJ que compõe o fundo da XP, o Trend Cannabis FIM.

guia fundos de investimentos
Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR, clique para ler mais...

Comentários