Para quem busca investir com foco no recebimento de dividendos, avaliar o dividend yield (DY) de um ativo é fundamental. O dividend yield mostra para o investidor quanto de retorno em proventos aquele ativo gerou nos últimos 12 meses.
Um ponto importante sobre este indicador é que ele nunca deve ser visto como uma garantia de lucros futuros e muito menos deve ser avaliado sozinho, sem olhar para outros indicadores também importantes.
Os indicadores fundamentalistas mais importantes em uma análise de ações são:
Avaliar o dividend yield de um FII ou uma ação é essencial para o investidor selecionar os melhores ativos que podem proporcionar uma estabilidade quanto ao fluxo no pagamento de dividendos.
Para uma pré-seleção o investidor pode consultar as ações que compõem o ETF DIVO11 ou o índice IDIV. Outra boa dica é escutar o que o grande investidor Luiz Barsi tem a dizer, pois ele foca seus investimentos em ações que pagam dividendos.
Você sabia que vários tipos de ativos financeiros pagam dividendos? Provavelmente o investidor já conhece todos eles mas é sempre bom lembrar:
Porém existem algumas diferenças na forma como são pagos. No caso de ETFs e Fundos de ações os dividendos são reinvestidos de forma automática. Já os dividendos de ações e FIIs caem na sua conta de investimento da Corretora de Valores, assim que são pagos.
Qualquer tipo de investimento citado, que paga dividendo, no geral, vale a pena estar presente em uma carteira de investimentos. Para aprimorar seus conhecimentos no investimento em dividendos, baixe o nosso e-book sobre dividendos e proventos, agora é a hora!