O FII Floripa Shopping – FLRP11 – tem 38% do empreendimento imobiliário Floripa Shopping Center, localizado no bairro do Saco Grande na cidade de Florianópolis. O Shopping está integralmente finalizado e operacional, para exploração comercial por meio de locação ou arrendamento.
O FLRP11 é um fundo imobiliário do tipo tijolo, o que significa que o fundo possui um ou mais imóveis físicos, e através dele rentabiliza com aluguéis ou a venda destes imóveis, quando for o caso.
O shopping tem 1.350 vagas de garagem, 6 elevadores e 15 escadas rolantes. Além disso, o shopping tem 7 salas de cinema com 1.400 lugares. O shopping é certificado pela Certificação ambiental ISO 14001.
Durante o ano de 2019 a vacância do empreendimento saiu de 2,22% para 0,73%. Atualmente o fundo possui aproximadamente 36% do empreendimento, distribuídos em 142 lojas.
Os fundos imobiliários tiverem um boom entre 2010 e 2014. No ano de 2019 o índice IFIX que engloba os FIIs mais negociados da Bolsa de Valores subiu quase 30%.
Este período de boom dos FIIs também serviu para maior conscientização dos investidores em relação ao tipo de investimento que são os fundos imobiliários.
Muitos investidores achavam que um fundo imobiliário era um investimento de renda fixa. Então, de repente, um dia, todos perceberam que os preços das quotas desses fundos poderiam cair.
(Alan Hadid, BTG)
Atualmente o BTG Pactual, que administra o FII Floripa Shopping (FLRP11) é o maior gestor de fundos imobiliários do país e o setor de Shoppings é um dos setores que mais recebem investimentos de fundos imobiliários.
Se entrarmos um pouco mais no setor de shoppings e no empreendimento do Floripa Shopping podemos avaliar algumas informações que constam no documento de prospecto de oferta pública do fundo.
Neste documento constam, entre outras coisas, que as principais características do Floripa Shopping e suas qualidades como empreendimento, que “busca pela satisfação do cliente e maximização de seus resultados”, são:
Entende-se por “resultado do fundo” o produto decorrente do recebimento dos valores das receitas de locação ou, arrendamento, das lojas e demais espaços do imóvel integrante do patrimônio do fundo.
Os rendimentos auferidos no semestre serão distribuídos aos cotistas, mensalmente. Sempre no dia 20 (vinte), ou no primeiro útil seguinte, do mês subsequente ao do recebimento dos recursos pelo fundo.
Atualmente (fevereiro 2020) o dividend yield do fundo é de 0,51% e o patrimônio líquido de 95,68 milhões.