fbpx

A falta de liquidez em meio a pandemia do coronavírus

Investidores agitados para resgatar seus títulos de crédito privado, o que está acontecendo? Todos pensando igual porque de fato agora é só ladeira abaixo ou temos um comportamento de manada e emoções descontroladas?

A sensação de viajar com porta malas vazio

Em conversa com um assessor de investimentos soube que muitos clientes estão resgatando o investimento feito em títulos de crédito privado. Isto está ocorrendo em grande parte devido a crise do coronavírus.

A insegurança e o medo que alguns investidores estão sentindo ocasionam uma necessidade de que é preciso ter liquidez, porém isto não é racional.

Como se o investidor estivesse indo viajar de carro e percebesse o porta-malas vazio, criando assim aquela sensação de falta de liquidez. Esta sensação de falta de liquidez gera emoções como ansiedade e medo, que provocam uma corrida para resgatar o investimento.

Comportamento de manada

As emoções são capazes de tirar os investidores do caminho que desejam trilhar. E, quando se percebe muitos investidores tomando atitudes irracionais como esta, chamamos de comportamento de manada.

O problema do comportamento de manada é que isto faz o investidor vender um negócio de qualidade no lugar de aproveitar o momento para comprar um negocio de qualidade.

caminho para riqueza no telegram

Paciência e disciplina

Charlie Munger, investidor e sócio de Warren Buffet disse o seguinte:

A maioria das pessoas preocupa-se demais. Sucesso significa ser paciente, porém agressivo na hora adequada.
(Charlie Munger)

Luiz Barsi entende que paciência e disciplina são as duas virtudes que o investidor precisa treinar e conquistar. Sem ambas virtudes, para cair em comportamento de manada e muitos outros obstáculos torna-se mais comum.

Quando se resgata um título de crédito privado fora do vencimento, esquecendo-se que o plano de investimento inicial era resgatá-lo no vencimento, paga-se um “penalti” (ou taxa) pelo resgate. Enfim, é a última opção.

Neste momento de pandemia do coronavírus não estamos vivendo uma crise sistêmica (papéis podres, corrupção, etc) e sim uma aversão a risco pela liquidez por parte de investidores pessoa física.

As oportunidades da crise

No atual cenário de pandemia temos grandes oportunidades de investimentos com foco no longo prazo (a partir de 3 anos ou mais). Isto ocorre porque o pânico generalizado leva a avaliação das empresas (valuation) para extremos.

Com isso, o investidor pode tirar uma boa vantagem de uma situação como esta. Embora a compra de ações durante uma queda do mercado possa causar desconforto no curto prazo, ela pode trazer bons retornos no futuro.

Devido aos humores díspares, notícias negativas e incertezas no mercado torna-se desafiador manter a calma necessária para comprar ações com a bolsa em queda.

Muitos investidores preferem não se mexer, e aqueles que aceitam o desafio avaliam as empresas que estão com uma boa margem de segurança e compram o que podem.

ETF - ebook - caminho para riqueza
Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR

Comentários