fbpx

Sem tempo para ações? Comece na Bolsa com ETFs

O investimento em ETF é uma ótima forma para entrar na Bolsa de Valores, pois com pouco tempo é possível fazer boas escolhas, devido a própria natureza do ETF.

Fundo de índice

O fundo de índice ou ETF se apresenta como uma alternativa interessante para quem quer investir no mercado de ações. Diferentemente das ações individuais o ETF é um fundo de índice e portanto não sofre uma alta volatilidade como pode sofrer uma ação individual.

Escapando da alta volatilidade

O ETF ainda é bastante desconhecido e muitos investidores não sabem que existe diversidade entre os ETFs. Além de se evitar uma alta volatilidade não é preciso acompanhar de perto cada uma das empresas da Bolsa.

Melhor quando taxa Selic está baixa

Com a taxa Selic em baixa o investimento em renda fixa torna-se menos atrativo e os investidores precisam se arriscar mais para ganhar dinheiro, no mínimo, como ganhavam antes com a renda fixa pagando alto.

Índices de referência

O ETF (exchange traded fund) é considerado uma das melhores práticas para se investir no mercado de ações. Nele você fica indiretamente exposto ao mercado de ações. A gestão é feita por alguém especializado que tem como meta superar um índice de referência, como o Ibovespa ou o IBrX-100.

ETFs mais conhecidas da Bolsa

SMAL11

Pode-se comprar ou investir em um ETF voltado para um grupo de ativos específicos, como small caps. Investindo no SMAL11 você investe numa carteira de empresas small caps listadas na Bolsa de Valores.

O ETF de small caps, SMAL11, teve um desempenho maior que o índice Ibovespa neste ano (2019).

aprenda a investir na bolsa de valores

BOVA11

A ETF mais movimentada da Bolsa é o BOVA11 ou as ações que estão no Ibovespa. Este ETF BOVA11 em 2019, até o momento, acumula alta de 17,7%, que é o mesmo valor do Ibovespa.

Isto é, quem comprou este fundo de índice tem conseguido “navegar” na tempestade da bolsa brasileira durante o ano, que recentemente bateu sua máxima histórica em 106 mil pontos.

E você, vai continuar investindo pelos bancos ou deixando o seu dinheiro na Poupança? Não tem problema se você estiver disposto a perder a sua rentabilidade para a inflação, ou se não perder vai ficar com a rentabilidade quase mínima.

Uma Assessoria de Investimentos tem o dever de te mostrar os melhores ativos para a sua carteira e seu perfil, por isso não vai fazer iguai aos bancos e te colocar em qualquer investimento aleatório com a falsa promessa de grandes lucros.

Faça as contas, simule e você verá que com uma assessoria e dentro de uma corretora, seus ganhos serão incrivelmente maiores.

assessoria-de-investimentos-personalizada-gratuita
Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

É investidor de renda variável desde 2008 e autor no blog caminho para riqueza. Escreve sobre investimentos e tecnologia. Um de seus interesses é descobrir como os grandes investidores pensam.

Comentários