fbpx

ETER3 em nova perspectiva, aumento de capital social e lançamento de dois novos projetos [Eternit]

Eternit em nova fase, será que os fundamentos vão retornar? A trajetória de uma ex-grande pagadora de dividendos para atual empresa em recuperação judicial. A nova fase da Eternit traz o lançamento de dois novos projetos e um aumento de capital social com subscrição privada de novas ações. Acompanhe.

Eternit passado e presente

A Eternit é uma empresa do setor de construção, que fabrica telhas, louças, cerâmicas e outro produtos para a construção civil. Porém, seu principal produto era a telha de amianto.

Em 2017, depois de quase 10 anos, foi aprovada uma lei proibindo o amianto no Brasil e as ações da Eternit quase viraram pó. Porém, desde 2012 a questão da possível proibição do amianto (ou asbesto) já vinha impactando os investidores de Eternit na Bolsa.

Neste período a Eternit chegou a ter sua cotação em 20 reais. Desde 2015 a cotação veio caindo e chegou a bater menos de 2 reais. Hoje, junho 2020, está na faixa dos 3 reais.

Crise Coronavírus retangular

Estrutura acionária

Um fato curioso, e ao mesmo tempo interessante, com a Eternit, é que Luiz Barsi tem 9,52% das ações da empresa. E, do total de ações da Eternit, 77% de toda a estrutura acionaria é composta por investidores pessoa física. Com isso, o peso maior dos acionistas da Eternit são de investidores pessoa física.

Eternit na época dos proventos

A Eternit já foi grande pagadora de dividendos. Conforme se observa no grafico abaixo, até 2015 a Eternit pagava proventos várias vezes ao ano. Na verdade ela era uma das empresas que mais pagavam proventos a seus acionistas.

Eternit hoje

Atualmente, junho 2020, a Eternit se encontra em recuperação judicial. A empresa faz parte do Novo Mercado da B3 portanto é possível acompanhar de forma transparente tudo o que vem acontecendo. O último documento disponibilizado pela empresa sobre os trâmites da recuperação judicial é de 27/05/2020 e por lá é possível entender um pouco mais sobre como a empresa está sendo impactada.

Mesmo diante deste cenário a empresa está tomando as rédeas e promovendo o aumento do capital social da companhia, dentro do limite do capital autorizado, para subscrição privada de novas ações.

Os dois novos projetos da Eternit são:

  • Implantação de unidade de demonstração para produção de telhas fotovoltaicas;
  • Programa de modernização do parque industrial de fibrocimento.

Para maiores informações sobre estes projetos consultar o site de RI da Eternit.

Acompanhe o Telegram do Caminho para Riqueza e receba o nosso conteúdo que chega mais próximo do investidor.

caminho para riqueza no telegram
Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR

Comentários