Estratégias de vendas que faz você comprar o que não precisa

Fala investidor, tudo bem com você?!

Aqui quem fala é Daniel Guedine, e a primeira coisa que você vai fazer antes de ficar mais próximo da riqueza com esse vídeo é dar um like, caso não goste do vídeo você vai lá e tira o like, ok?

Você sabia, que as lojas e mercados, são estrategicamente organizados para que você GASTE MAIS DINHEIRO?

É disso que iremos falar agora. Vamos lá?

Geração de impulsividade para comprar

Estratégias que te fazem gastar mais dinheiro, esse é o tema de hoje. Mas antes de começar, já deixa seu like, isso nos ajuda muito e nos impulsiona a criar mais e mais conteúdo para você!

Alguma vez, você sentiu muita vontade de entrar em uma loja, apenas porque estava escrito PROMOÇÃO na vitrine?

Ou no mercado passando por uma prateleira, ver promoção em um produto, que talvez você nem precise e você sente vontade de comprar?

Sim, isso é uma estratégia de vendas, pois a palavra promoção gera impulsividade por haver um “benefício” ou a sensação dele. As vezes o produto NEM ESTÁ em promoção, apenas foi colocado a palavra promoção e mantido no mesmo preço.

A cor e seus efeitos para fazer você comprar

Outro muito interessante é a cor atribuída na palavra. Ou é vermelho, ou é amarelo, e também a combinação dos dois. O amarelo de fundo, pois ele é uma cor que gera um alerta e faz com que você enxergue de longe, e o vermelho que é uma cor que aumenta o batimento cardíaco gerando ansiedade e compulsão!

Sim, achamos que é uma mera combinação, mas não, repare a partir de hoje em supermercados, shoppings, lojas em geral, 99% das lojas vão utilizar essas cores.


Se você contrata um encanador para cuidar de seu encanamento, mecânico pra cuidar do seu carro, 

agende um bate papo com um profissional de investimentos para cuidar dos seus sonhos.

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Você realmente precisa do produto

Agora imagine a junção da palavra promoção com as cores amarelo e vermelho, compra na certa!!! Fiquem atentos e vejam se REALMENTE o produto está com bom custo benefício e se você REALMENTE precisa do produto.

Aproveitando que citamos supermercados, já reparou como estão dispostos os produtos? Ou melhor, os produtos e preços? Geralmente os produtos com custo mais alto estão na parte de cima e os de baixo com valor mais baixo.

Como geralmente o ato de abaixar depois de um tempo se torna cansativo, acabamos por sempre dar preferência aos produtos na altura dos olhos e acima.

Fiquem atentos e se exercitem, abaixem o quanto for necessário!

Promoções

Mais uma dentro do supermercado são as promoções no meio da loja, aqueles totens entre um corredor e outro com algum produto escrito promoção, na cor vermelha e amarela, em especial destacado do seu local de origem, ou seja, o departamento que deveria ficar.

Ex.: Você está andando próximo a área de limpeza quando se depara com um totem de fraldas (que é o departamento infantil) com os dizeres PROMOÇÃO e dizendo: R$90,00 por apenas R$70,00.

O fato de estar longe de seu departamento, te impede que você compare preços com outros produtos, o totem que é um montante de produtos em um pallet, aquele de madeira, lhe dá destaque e chama a atenção, os dizeres promoção e as cores nem preciso citar,não é?

Tudo isso para fazer você parar ali, achar que achou uma oportunidade de benefício, nem precisa do produto, ou até precisa, porém vai pegar aquele que está ali em destaque. Geralmente isso ocorre quando os supermercados estão com o produto parado em estoque e precisa vender.

Momento de distração próximo ao caixa

E aquele corredorzinho do caixa? Exatamente onde você fica parado na fila. Nunca se perguntou por que tem chocolates, balas, revistas, salgadinhos, dentre outros produtos de fácil e rápido consumo!?

Eles estão ali de propósito, exatamente para você utilizar como distração no momento de espera.  Quem nunca pegou aquele salgadinho ou uma barra de chocolate enquanto esperava na fila? Eu já, e muito.

O preço mediano

Agora a última estratégia, uma que eu acho fantástica. Que é o preço mediano. Como assim Daniel, preço mediano?

Você já foi comprar algum produto, vamos supor, um sapato, e na prateleira tinha um de 300 reais no meio, um de 150 do lado esquerdo e do lado direito um de R$900 reais? Ou algo parecido com esse exemplo?

Eles fazem isso de propósito, pois olhamos direto para o meio, sabe por que? Pois nosso cérebro não quer o pior, mas consegue se “livrar” do melhor por ter um intermediário, então você pensa:

não preciso do melhor, mas o pior também não

Se é barato assim não presta, porém consigo algo “barato” com alguns recursos do mais caro, e com isso escolhemos o do preço mediano.

Poupe seu dinheiro e invista

E ai, gostou? Essas dicas podem ser usadas tanto para você evitar gastar, se munindo de informação, como também para vender caso você trabalhe com comércio, ou até mesmo serviços.

Mantenha seu like, mande nos comentários sua dúvida, ou até mesmo uma experiência que você tenha passado, compartilhe esse vídeo para que seus amigos e conhecidos possam saber que a todo momento somos fruto de estratégias de vendas.

Lembre-se…

O caminho para riqueza é você quem faz.

Até o próximo passo para a prosperidade!


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Por Daniel Guedine

Daniel Guedine é empreendedor, autor e co-fundador do Caminho para Riqueza, clique para ler mais...

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