fbpx

A escolha de empresas para investir em cenários de crise econômica

Principalmente em um cenário de crise, como o que vivemos com o coronavírus, quais são as empresas melhores para investir? Que possíveis qualidades essas empresas devem possuir? Como aprender com crises anteriores?

Aqueles que não se lembram do passado, estão condenados a repetí-lo.
(Santayana, em citação de Benjamin Graham)

Memória do passado

Olhar para o passado e principalmente para crises anteriores vai ajudar. A última grande crise que tivemos nas bolsas mundiais foi em 2008. Ano passado aqui no Brasil tivemos a crise com os caminhoneiros que teve impacto nas empresas e também na Bolsa, gerando demissões e muitas empresas paradas ou com problemas para operar.

Três características de empresas para cenários de crise

Tiago Reis em um de seus tuítes afirmou que as melhores empresas para investir em cenários de crise são aquelas que:

  • Possuem balanço forte;
  • Possuem margem alta;
  • Possuem recorrência.
Crise Coronavírus retangular

O setor com futuro promissor

Outro ponto muito importante para olhar, diz Benjamin Graham, é o setor da empresa, sempre de olho no futuro. A capacidade mínima de conseguir projetar um futuro promissor para o setor que atua a empresa.

…a arte de investir bem reside, primeiramente, na escolha daqueles setores que têm mais probabilidade de crescer no futuro e, em seguida, na identificação das empresas mais promissoras desses setores.
(Benjamin Graham)

Graham cita o exemplo do setor de aviação na década de 50, que teve comportamento muito semelhante com o setor de empresas de internet nos anos 2000. Em ambos os casos houve uma euforia de compra de ações de empresas destes setores e uma projeção de otimismo extremo, que revelou-se sem fundamento para o longo prazo.

Que setores podemos encontrar empresas com balanço forte, margem alta e recorrência? Conforme coloca o Tiago Reis.

Oportunidades em meio a crise

Assim como em 2008, tanto na bolsa brasileira quanto na bolsa americana, muitas oportunidades de investimento surgiram. O mercado de imóveis nos EUA foi a baixo. E, quem naquele momento, teve culhão e dinheiro para investir em imóveis comprou por um preço muito abaixo do que estava sendo vendido um mês antes.

Como a crise do coronavírus estamos vivendo uma crise do sistema econômico toda, de forma ampla, no mundo todo. Algumas empresas estão com seu preço por ação muito abaixo do que elas realmente valem. Outras poucas empresas, seguem antes (bolsa em alta), precificadas acima do seu valor real.

Para o investidor atento, com dinheiro para investir, e conhecimento, as oportunidades estão a vista. Aproveite!

caminho para riqueza no telegram
Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR

Comentários