7 Dicas para Economizar o seu Dinheiro

Fala investidor próspero! Tudo bem? Como você se sentiria tendo controle da sua vida financeira? Seria ótimo, não é? Economizar o seu dinheiro e tê-lo sobrando para poder investir e duplicar seus rendimentos:

  • A primeira coisa é não ter dívidas;
  • E a segunda coisa é ter controle emocional quanto aos gastos.

Certo?

Hoje eu trago 7 dicas para você iniciar o seu planejamento financeiro para uma vida mais próspera.

As pessoas estão sempre buscando uma fórmula secreta para enriquecer. Algo que mude de vez a sua vida.

Elas realmente acreditam que essa formula secreta existe. E, que os milionários guardam dentro de um cofre em suas casas e não revelam para ninguém. Várias formas de enriquecer são levantadas nos debates, por exemplo, ter a sorte em jogo de azar.

 


Se você contrata um encanador para cuidar de seu encanamento, mecânico pra cuidar do seu carro, 

agende um bate papo com um profissional de investimentos para cuidar dos seus sonhos.

sonhos-objetivos-amor-paz-prazer-sucesso-sonho

 


Porém, as pessoas se esquecem que tudo que elas precisam é se colocar menos como vítima e tomar as rédeas de seus próprios projetos, dos seus objetivos e assim crescerem, construírem a sua riqueza para poder prosperar.

Resumindo, é preciso trabalhar a mente e o seu dinheiro em prol de seus objetivos. Na internet, em livros, você vai encontrar várias fórmulas de como obter sucesso e ganhar dinheiro, porem, além das dicas de “o que fazer”, é preciso que você conheça “o que não fazer”.

Pode ter certeza, conhecer “o que não fazer” também faz parte da sua jornada para a prosperidade, ela também faz parte da rotina dos milionarios.

guia para montar carteira de investimentos

DICA NÚMERO 1

Listar todas as suas dívidas e estipular qual o prazo que você levará para quitar todas elas. Estipule então uma meta, uma data, para você se livrar de cada dívida, sendo que seu foco central e último objetivo é a quitação da totalidade destas dívidas.

Lembre-se que valores maiores das parcelas significam um prazo menor para a quitação da sua dívida. Logo, estipule aquela parcela e aquele prazo que cabe no seu bolso e que não vai exceder a sua data alvo.

A data que você colocou como objetivo para quitar aquela dívida.

DICA NÚMERO 2

Mapear as suas receitas e despesas. O que seria isso?

Listar tudo que entra, tudo que você ganha com salario, pensões, aluguéis, freelance, qualquer outra fonte de receita que você tenha.

E, também as suas despesas. Quanto você gasta com aluguel, conta de água, luz, telefone, lazer, entre outras?

Desta forma você terá o controle do tanto que entrou, do tanto que você precisa para sobreviver e aquilo que sobra, que você pode usar para quitar aquelas dívidas de prazo mais longo.

DICA NÚMERO 3

Priorizar as dívidas mais altas, claro, sem esquecer das mais baixas. As dívidas maiores geralmente são aquelas que exigem mais tempo para pagamento e aquela que te cobra juros mais elevados.

Livre-se destas dívidas maiores, mais assustadoras. E só depois preocupe-se com aquelas menores que você consegue resolver mais rapidamente. Resumindo, pague as suas dívidas em ordem decrescente.

Saiba como ganhar uma renda extra trabalhando no aconchego de sua casa, clique aqui e DESCUBRA com quem consideramos o melhor na área!

Vamos-planejar-os-seus-sonhos_1

DICA NÚMERO 4

Avaliar a possibilidade de vender algum bem.Principalmente para quitar as dívidas altas. Por exemplo, se você tem um carro, pense na possibilidade de vender este carro, pois além de você se livrar de vários custos inerentes a ter um carro, como impostos, combustível, manutenção, estacionamento, entre muitos outros, você ainda vai ter um valor suficiente para quitar aquela dívida alta que está te incomodando.

E, ainda, caso você tenha mais baixas você pode se livrar do cheque especial, do cartão de crédito, e quem sabe até ter mais dinheiro para compor uma reserva de emergência. Isso mesmo, você livra-se de várias dívidas e investe o seu dinheiro.

DICA NÚMERO 5

O quinta passo é a NEGOCIAÇÃO.  Conversei com seus credores para você negociar a sua dívida. Alguns bancos por exemplo, tem interesse que você pague a sua dívida, logo negociam por valores MAIS BAIXOS do que você pagaria e até mesmo o parcelamento dela.

Em caso de já ter parcelado a sua dívida e não estar cabendo no bolso, converse com o seu credor para que ele aumente as parcelas para o valor abaixar, mas tome cuidado, maiores parcelas significam maiores taxas de juros.

DICA NÚMERO 6

Economizar com pequenos gastos do dia dia. Agora que você já aprendeu a como se livrar de suas dívidas, é hora de adquirir alguns hábitos e praticar um consumo mais consciente.

Então, compras compulsivas no cartão de crédito, exagerado uso destes aplicativos de transporte, como Uber, entre outros.

Que mais podemos listar? Black friday, não é porque é promoção que você é obrigado a comprar. Nada disso.

Compre aquilo que é necessário, aquilo que de fato você precisa. Aquilo que é impulso, que é uma vontade momentânea, pára! Se pergunta, é urgente? Eu preciso disso? Caso a resposta seja NÃO! Não compre!

DICA NÚMERO 7

Pague suas contas primeiro! Isso mesmo, o que eu quero dizer? Depois de seguir os 6 passos que eu falei anteriormente, ao receber o seu salário ou sua renda, é quitar todos os seus compromissos, todas as suas contas.

Desta forma você sabe quanto de dinheiro que sobrou e não entra naquela tentação. De comprar algo assim, por impulso, por urgência.

E, lembre-se, evite contrair novos parcelamentos e inclua a parcela das suas dívidas já contraídas no seu orçamento mensal. Que bom que você chegou até aqui, pois após quitar as suas dívidas vem um passo muito mais gostoso: O INVESTIMENTO!

Que é quando você multiplica o seu dinheiro, e faz ele trabalhar para você! E para você firmar seu compromisso, não comigo mas para com você mesmo e com seus objetivos.

Estes mesmos, que estão agora passando pela sua cabeça. O que é mais fácil? Ir em uma academia sozinho ou acompanhado Acompanhado, não é mesmo? A mesma coisa acontece com esses seus objetivos…

Caminho para Riqueza

Lembre-se, o caminho para riqueza é você quem faz.

Até o próximo passo para sua prosperidade!

Danilo Guedine

Por Danilo Guedine

Educador financeiro e co-fundador do Caminho para Riqueza. Possui mestrado em Finanças e grava vídeos semanalmente para o canal Caminho para Riqueza, no Youtube.

Comentários