fbpx

DIVO11 é a melhor pagadora de dividendos

Como investir em empresas pagadoras de dividendos de forma bem fácil? A resposta é DIVO11, um fundo de índice de empresas pagadoras de dividendos.

ETF que paga dividendos

DIVO11 é uma ETF (Exchange Trade Funds) que vai pagar dividendos para você. Basicamente ela vai diversificar seus investimentos financeiros, ela é a ETF das pagadoras de dividendos.

Replica o índice de dividendos IDIV

A DIVO11 replica o índice de dividendos IDIV (da B3, Bolsa de Valores) e basicamente funciona de acordo com o desempenho de uma certa quantidade de ações das empresas com os maiores “dividend yields” que estão representadas no IDIV.

Composição do IDIV

Para saber a exata composição da ETF DIVO11 é preciso acessar o site da B3 e verificar a atual composição do índice de dividendos IDIV.

Atrativos da DIVO11

Taxas e performance

Uma dos atrativos da DIVO11 é a taxa de administração, por volta de 0,50% ao ano. A performance dela, em geral, é superior ao índice BOVESPA. Isso acontece porque o índice de dividendos IDIV tende a selecionar empresas que se valorizam no longo prazo.

Diversidade e praticidade

A diversidade de empresas que compõem esta ETF e também a praticidade de investir nela, apenas selecionar e comprar DIVO11 no home broker, são outros atrativos.

Riscos a se considerar

Apenas critérios quantitativos são levados em conta para selecionar as empresas que compõem DIVO11.

Não são considerados critérios fundamentalistas ou qualitativos. Podemos pensar também que a rotatividade de ativos que compõe a DIVO11 é algo arriscado pois alguns critérios que podem ser simplistas demais.

O que são dividendos?

Sempre que você compra uma ação, o que você adquire é a parte de uma empresa. Então, de certa forma você está se tornando sócio daquele empreendimento.

Cota de participação

Logo, quando a operação da empresa apresenta resultados positivos, você tem direito a uma parcela do lucro gerado, proporcional à sua cota de participação naquela sociedade.

Sendo pago com dividendos

Este lucro que você recebe é o dividendo. A periodicidade deste pagamento de dividendo varia de empresa para empresa.
(Não confunda dividendo com valorização da empresa).

Sua carteira deve ou não ter ações de dividendos?

As ações de dividendos podem, e em muitos casos, compor a sua carteira de investimentos de forma a torna-la mais diversificada e com maiores chances de rendimentos, porém isso não é uma obrigatoriedade.

É sempre importante o investidor entender o seu momento, o seu perfil como pessoa que investe e os seus objetivos. Não existe investir por investir assim como não existe fazer uma faculdade por fazer. Você precisa se conhecer.

ebook-dividendos-acoes
Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

É investidor de ações desde 2008 e escreve sobre investimentos e tecnologia. É sócio e autor no blog caminho para riqueza. Twitter: @EvertonCpR

Comentários