Fala investidor, tudo bem com você?!

Aqui quem fala é Danilo Guedine, e a primeira coisa que você vai fazer antes de ficar mais próximo da riqueza com esse vídeo é dar um like, caso não goste do vídeo você vai lá e tira o like, ok?

Vou esperar a minha dívida caducar, e com isso elas sumirão! Será?

É disso que iremos falar agora. Vamos lá?

O Mito das dívidas caducarem

Hoje iremos falar sobre dívidas e o mito delas caducarem.

No Brasil, há cada vez mais pessoas passando por uma situação de endividamento. E, em alguns casos, o endividamento é tanto que a chance de quitar as dívidas e limpar o nome por si mesmo é muito pequena.

Muitas pessoas se endividam e acham que após 5 anos as dívidas irão sumir do mapa, e ficam tranquilas quanto a isso, afinal a dívida irá caducar e então você não terá mais a pendencia, certo? Errado!

Uma dívida, depois de certo tempo é cadastrada em órgãos como SPC e SERASA, certo? E claro que você já ouviu falar que depois de um tempo, no caso 5 anos, sua dívida irá prescrever, ou como dito por aí, irá caducar.

Dívida caduca no SPC e SERASA

Toda dívida junto a uma instituição é cadastrada no SPC/SERASA para tornar-se de conhecimento geral para outras instituições que você contraiu aquela dívida com aquela instituição.

No entanto, uma coisa é a base de dados do SPC/SERASA e outra coisa é a base de dados do próprio banco ou instituição a quem você está devendo. De fato, a dívida prescreve em 5 anos.

O que é um mito é a crença de que caducar significa que todas as dívidas são perdoadas e que tudo voltará ao normal no que tange ao seu crédito “na praça”.


Comece com 100 reais! Invista agora mesmo em Tesouro Direto, saiba mais em nosso e-book!


A instituição que você deve não vai esquecer

Falo APENAS na praça, porque as instituições as quais você ficou devendo não irão esquecer a sua dívida.

Embora seja verdade que a dívida prescreve em 5 anos, porque sai dos órgãos de proteção ao crédito, ela continua registrada no sistema daquela instituição a quem você deveu e não pagou, de modo que aquela mesma instituição não dará crédito a você novamente, mesmo suas dívidas tendo prescrito no SPC/SERASA.

Isso significa que ter o nome limpo por prescrição não tem o mesmo significado e peso do que ter o nome limpo por ter quitado a sua dívida.

Se você realmente não puder pagar a dívida, então basta realmente aguardar 5 anos que elas irão prescrever, irão caducar, mas não se iluda em de ter crédito novamente naquelas instituições, porque “caducar” após cinco anos só vale para SPC/SERASA, mas não para os bancos de dados internos das próprias instituições.

Ação revisional para conseguir desconto nos débitos

Outra coisa que os cinco anos também fazem é proteger você de novas cobranças. Isto é, da mesma forma que, ao caducar sua dívida, ela não pode mais aparecer no SPC/SERASA, as instituições a quem você deveu podem sim cobrar por elas na Justiça.

O grande problema das pessoas quando entram nessa situação de dívidas em atraso é não se informar com especialista da área. Em toda minha vida financeira, eu sempre instruo meus clientes a negociar a dívida antes mesmo de ficar devedora sua primeira parcela, exatamente para sempre estar no controle quando já se perdeu o controle.

Se você entrar com uma ação revisional de contratos adquirido com a instituição, e seguir o caminho certo para saber se os juros aplicados não são abusivos, poderá ter uma grande chance de conseguir um bom desconto nos débitos que ainda tem em aberto, ou pode até mesmo já ter quitado sua dívida e ainda não sabe.

As instituições têm elaborados contratos com juros compostos o que é ilegal no Brasil, isso faz com que o valor final de suas dívidas fique fora da curva, sem entender o que realmente acontece.


Avance em sua educação financeira e agende uma conversa gratuita com um profissional de investimentos.


Negocie as dívidas e não deixe-as caducar

E aí, vamos negociar a dívida ou vamos deixar caducar!? Com certeza negociar, certo?

Mantenha seu like, mande nos comentários sua dúvida, ou até mesmo como conseguiu sair de uma dívida.

Lembre-se…

O caminho para riqueza é você quem faz.

Até o próximo passo para a prosperidade!

Seja informado a cada novo post!

Assine e receba novos posts diretamente em seu email

Sobre o autor

Danilo Guedine

Danilo Guedine

Educador financeiro e co-fundador do Caminho para Riqueza. Possui mestrado em Finanças e grava vídeos semanalmente para o canal Caminho para Riqueza, no Youtube.