Direito de subscrição de fundo imobiliário

Para exercer o direito de subscrição a novas cotas emitidas por um fundo imobiliário (IRDM11, por exemplo) do qual você já tem participação, deve-se apenas confirmar o seu direito de subscrição no site da corretora. Em seguida, assim que for liberada a emissão, você faz a compra das cotas reservadas.

Qual a vantagem de comprar via subscrição?

O preço mais baixo, em geral, 20%. De qualquer forma o número de cotas é proporcional ao número atual de cotas que você possui do fundo imobiliário.

Direito de compra proporcional

Não existe você querer comprar 100 cotas se você tem apenas 10 cotas. Neste caso de ter 10 cotas o seu direito de subscrição, provavelmente, será de 2 ou 3 cotas.

O que é o direito de subscrição?

A subscrição é o direito que o cotista tem de manter sua participação no fundo, mediante a uma nova emissão. Este direito também pode ocorrer com papéis de ações.

Emissão de novas cotas

O direito de subscrição acontece quando o FII aprova a emissão de novas cotas. Neste caso a gestora do fundo de investimento imobiliário oferece preferência de compra das novas cotas para quem atualmente é investidor do papel na Bolsa.

Vendendo o direito de subscrição

Você também pode optar por não exercer esse direito de subscrição e vendê-lo através do Home Broker da sua corretora de valores.

Pagamento mensal de dividendos

Quando se investe em fundos imobiliários – FIIs – a possibilidade de renda mensal através de dividendos é real.

Dividendos de ações, com algumas exceções, realizam o pagamento de dividendos em periodicidades maiores, como trimestralmente, semestralmente ou uma vez por ano.

ebook-dividendos-acoes

Dinheiro dos aluguéis dos imóveis

Como a liquidez do FII costuma ser bem maior que outros investimentos, esse pagamento pode ser realizado mensalmente. E isto trás a possibilidade de você se planejar para contar com um ganho extra no mês.

Renda extra no mês

Este pagamento mensal dos fundos de investimentos imobiliários acontece por meio do dividendo dos aluguéis dos imóveis investidos, isto sem dúvida abre a possibilidade de possivelmente viver dessa renda de maneira permanente.

E ai investidor(a), gostou da leitura? Deixe um comentário, deixe suas dúvidas e vamos caminhar juntos para a riqueza.

Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

É investidor de renda variável desde 2008 e autor no blog caminho para riqueza. Já leu quase todos os livros dos grandes investidores, seu preferido? Peter Lynch.

Comentários