fbpx

Compro imóvel ou invisto na Bolsa? [Décio Bazin]

Investidores como Decio Bazin e Peter Lynch aconselham a ter um imóvel próprio antes de começar a investir de verdade na Bolsa de Valores. Agora reflita se isto faz sentido para você, investidor.

Fortuna com ações somente depois de ser dono do próprio imóvel

Será que o investidor deve investir na Bolsa e depois comprar o próprio imóvel ou comprar o próprio imóvel e depois investir na Bolsa? O que é mais sensato?

No mundo dos investimentos, ninguém é vencedor se não tiver casa própria. A primeira prioridade é ser dono do recanto em que você mora. Só depois disso é que pode entrar com firmeza na Bolsa.
(Décio Bazin)

Segundo Bazin, só depois desta aquisição, do próprio imóvel, pode-se entrar com firmeza na Bolsa de Valores.

Essa é a visão polêmica de Décio Bazin. Ou nem tão polêmica assim, afinal esta afirmação me parece bem sensata. Peter Lynch pensa igual e ele expressou a mesma opinião em seu livro “One up Wall Street“.

caminho para riqueza no telegram

E agora? Compro imóvel ou invisto?

A ideia levantada por Décio Bazin não tem relação alguma com investimento em FII – fundos imobiliários. Na época em que o livro dele foi escrito, “Faça Fortuna com Ações“, não existia FIIs no Brasil.

O que Bazin propõe, assim como Lynch propõe, é constituir seu patrimônio inicial para comprar o próprio imóvel e assim estar minimamente seguro quanto a sua moradia.

As pessoas ficam muito mais confortáveis com suas casas do que com suas ações. É necessário um caminhão de mudança para movê-lo de uma residência e apenas uma chamada telefônica para que deixe uma ação.
(Peter Lynch)

Peter Lynch ebook

É curioso perceber que somente o investidor com mais de 50 anos e com 20 ou mais anos de mercado forneça esse tipo de conselho.

Warren Buffett dá conselhos até mais radicais, como a sua regra número 1, que ele provavelmente deve ter criado quando já tinha 60 anos ou mais.

Risco para o investidor trader de perder um imóvel

Para o trader que se alavanca não é impossível perder um imóvel ou até mesmo ganhar o equivalente a um imóvel. Segundo Castro, a idéia de se alavancar não é bem vinda, além de ser completamente desaconselhada.

O trader que está começando e tem pouco a perder talvez este conselho de Bazin não faça muito sentido, já que suas investidas vão refletir muito mais em seu aprendizado como investidor do que propriamente em seu aumento de patrimônio financeiro.

Já para o investidor de valor (value investing) com idade acima de 40 anos este conselho de Bazin me parece bastante sensato.

Saiba como Investir no exterior bdr
Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR

Comentários