fbpx

Day Trader, quando é inteligente investir?

Vale a pena aprender a fazer day trader? Um bom investidor costuma optar pelo caminho de day trader? Devo aprender a fazer day trader? Quais as razões mais comuns que levam uma pessoa a fazer day trader na bolsa de valores?

Vale a pena sim aprender a fazer day trader, principalmente se o investidor é iniciante, porém mais interessante que aprender a fazer day trader é aprender a análise técnica de ações.

Porque se tornar day trader

Existem algumas possíveis razões para alguém decidir se tornar um investidor day trader. Vejamos algumas.

Ganhar dinheiro rápido

Se você, leitor deste artigo, quer aprender day trader para ganhar dinheiro rápido, por favor mantenha seus pés no chão. “Quem procura acha” e se insistir vai encontrar um curso que irá vender exatamente isto: “Como ganhar dinheiro rápido com day trader!”.

E isto é como querer sair do campeonato amador de futebol do bairro e ir direto para um time de 2a divisao do campeonato nacional, onde os jogadores já ganham dinheiro de verdade. No geral, isso basicamente não acontece em poucos dias, mas sim em um, dois, três ou cinco anos. É simples assim, engula essa, vá estudar e praticar bastante.

Estar com pouca grana

Estar com pouco dinheiro não é nem bom nem ruim. É possível sim começar como day trader, mesmo com pouco dinheiro. Mas, logo será possível perceber que muito pouco dinheiro pode atrasar os ganhos com investimentos. Principalmente, se no início o investidor perder nas operações de day trader que executar, o que costuma acontecer bastante.

A dica é, opere em uma plataforma que simule a bolsa de valores. Aprenda e depois siga para um broker real. Se o investidor tem pouco dinheiro não vale a pena perder este pouco e entrar no negativo ou fazer dívidas. Leia alguns dos artigos sobre Peter Lynch, aqui no blog.

Peter Lynch ebook selecao de acoes

Desejo de aprender rápido

Para o rápido aprendizado de como funciona o investimento em bolsa, fazer day trader pode ser muito bom. Com a emoção e o conhecimento proporcionado pelo day trader o investidor pode aprender muito, em pouco tempo. Outra boa forma de aprender rápido é começar com swing trader.

Desejo de ficar rico com day trader

O investidor Luiz Barsi, que tem 50 anos como investidor de ações, tem uma frase onde diz que nunca conheceu um trader que tenha se aposentado rico. Isto ocorre porque a oscilação que pode ocorrer fazendo day trader é enorme e a competição com os tubarões é completamente injusta, os iniciantes são literalmente engolidos e ganham no máximo uns trocos por dia.

A estratégia do Day trader é a melhor?

Existem várias estratégias que um day trader usa para ganhar dinheiro, eu já assisti vídeos de venda de vários cursos que formam traders. É chato pra cacete! Porém eu tenho certeza que alguns funcionam, eu só não sei dizer por quanto tempo. O investidor que quer se tornar um day trader de verdade vai precisar se dedicar e transformar isso em uma profissão, se dedicando 8h por dia.

Porque deve-se tomar cuidado com o day trader?

“Análise gráfica é tão conclusiva quanto as profecias de Nostradamus”.
(Décio Bazin)

Em day trader utiliza-se muito a análise tecnica, que o investidor deve dominar. Só para conquistar esse domínio são 2 a 3 anos. Há certificações profissionais de análise técnica, disciplinas na faculdade de economia e administração, além de vários mestrados nas áreas de economia e matemática que abordam o tema. O investidor pode acreditar no que for, mas o conhecimento dos fundamentos da análise técnica vai ser necessário para se tornar um bom day trader.

Hoje há muitas empresas que investem na bolsa através de robôs, e você sabe de quem esses robôs mais ganham dinheiro? Sim, do iniciante que fez um curso de day trader e entra otimista no broker achando que vai ganhar dinheiro rápido.

caminho para riqueza no telegram

Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR

Comentários