A criptoecomomia será dominada pelo bitcoin?

Entenda um pouco o significado de investir em bitcoin na economia atual e o surgimento de uma nova economia baseada em criptomoedas.

Ainda bem que o povo não entende como o nosso sistema bancário e monetário funcionam. Se eles entendessem, eu acredito que haveria uma revolução amanhã antes do amanhecer. (Henry Ford)

Bitcoin na criptoeconomia

Investir em criptomoedas exige que o investidor atualize-se com as novidades da web 3.0, pois é um investimento completamente digital e é preciso estar a par de alguns conceitos e ferramentas que o investimento no mercado financeiro “físico” não exige.

Permita-me emitir e controlar o dinheiro de uma nação e pouco me importa quem faz as leis. (Mayer Amshcel Rothschild)

Sem atravessadores ou bancos

Uma moeda que circula de forma distribuída elimina o papel do atravessador exercido pela compensação bancária. Na rede bitcoin chamada Blockchain, o algoritmo de consenso exerce essa função. Entenda mais sobre o mercado bitcoin para investimentos.

Agentes de custódia não são os bancos

Além do mais, uma vez executada, a transação bitcoin não deixa saldos entre entidades (ou bancos). Como resultado o controle e oferta do crédito deixa de ser atribuição exclusiva do banco. A rede bitcoin passa a ser o agente de custódia.

Criptomoedas

Sabemos que a criptomoeda bitcoin preenche todos os requisitos para ser usado como moeda:

  • reserva de valor,
  • unidade de medida,
  • meio de troca.

Infraestrutura da criptoeconomia

E desde que a infra-estrutura continue funcionando os bitcoins são transferíveis, divisíveis, uniformes e têm oferta limitada. Com isso, aos poucos algumas exchanges estão se firmando.

Dinheiro é ouro, o resto é resto. (J.P. Morgan)

Avanço das criptomedas

Outras criptomoedas vieram surgindo, desde o surgimento do bitcoin em 2010. Porém, nenhuma delas ainda conseguiu se firmar como uma moeda de fato e não são raros os casos de ataque de crackers e golpes. É um investimento aparentemente atrativo, porém muito arriscado.

Investir em renda variável é melhor que criptomoedas?

ETF? ações?, fundo de ações? fundo imobiliário? commodities. Será que estes investimentos financeiros estão mais sólidos e são potencialmente mais seguros que investir em cripotomedas?

Você gostaria de um material mais profundo sobre Criptomoedas aqui no CPR? Deixe um comentário logo abaixo e compartilhe com a galera que você conhece que se interessa pelo assunto. Até mais!

Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

É investidor de renda variável desde 2008 e autor no blog caminho para riqueza. Já leu quase todos os livros dos grandes investidores, seu preferido? Peter Lynch.

Comentários