fbpx

Coronavírus mete mais um Circuit Breaker na Bolsa: O que faria Benjamin Graham?

Bolsa ladeira abaixo, a gringaiada vazando (investidores grandes estrangeiros), coronavírus inputando dois circuit breaker na bolsa, setores como turismo e aéreo indo ao chão. E agora investidor, vende ou compra mais?

O que diria Benjamin Graham, o investidor que foi o mentor de Warren Buffett, numa situação como essa?

…uma definição clássica de um investidor astuto é alguém que compra em mercados de baixa, quando todo mundo está vendendo, e vende em mercados de alta, quando todo mundo está comprando.
(Benjamin Graham, em O Investidor Inteligente)

Mercado de baixa

Vamos supor então que a Bolsa de Valores brasileira está agora passando por uma baixa. Segundo Graham você deveria estar comprando, porém o investidor que tenha o sentimento de que tenha que vender, o que ele faz?

Venda, ou lembre-se da definição de Graham para o investidor astuto.

O que comprar?

O investidor deve conversar com o assessor de investimento que o atende. Eu descobri que esta é a melhor forma, principalmente em momentos como este, de Circuit Breaker. O assessor está acompanhando o mercado, sabe o que está acontecendo, e tem acesso a carteira de investimentos do investidor, seu cliente.

O AAI vai economizar um tempo enorme para o seu cliente. O assessor é dono de informações mais próximas do mercado e é capaz de uma síntese analítica que o investidor pessoa física não vai encontrar de outra forma.

A assinatura de um plano de relatórios como Suno, Empiricus ou outro, sem dúvida vai ajudar, mas ainda assim são relatórios que falam para muitos. O assessor vai se comunicar direto com o investidor.

Como Graham diz que deve ser feito

Que fatores determinam quanto o investidor deveria estar disposto a pagar por uma ação? Como o investidor pode estar razoavelmente seguro de não estar pagando alto demais?

Benjamin Graham pensa que cinco elementos são decisivos:

  • As perspectivas de longo prazo da empresa;
  • A qualidade da sua administração;
  • Sua força financeira e estrutura de capital;
  • Seu histórico de dividendos
  • Sua taxa de dividendos atual.

Quando o investidor assina uma Casa de análise a informação já vem mastigada, entregue pelos analistas da casa, porém o ideal é o próprio investidor fazer sua avaliação da empresa que deseja comprar na Bolsa.

assessoria-de-investimentos-private-personalizada

O investidor deve avaliar a carteira de investimentos

Aproveitar este momento para avaliar a carteira de investimentos, de olho na pratica sugerida por Graham, e aumentar o portifolio de investimentos. Conforme colocado, muito cuidado e atenção na escolha dos novos ativos que entrarão na carteira.

ETF - ebook - caminho para riqueza
Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR

Comentários