fbpx

A concentração dos investimentos [Buffett]

O oposto de diversificação de investimentos é a concentração de investimentos. E isto significa uns poucos ativos na carteira, e eu estou me referindo a somente ativos de renda variável. O que é uma carteira de investimentos concentrada?

Dono de poucas empresas

Interessante observar que o maior investidor que já ouvimos falar, Warren Buffett, não diversifica os investimentos como em geral é o comum na educação financeira. Ele tem umas poucas empresas em sua carteira, ou pelo menos durante os primeiros 20 anos de sua carreira ele manteve poucas empresas, que fosse possível ele mesmo acompanhar.

Um jeito fácil de entender esse comportamento é que Buffett sempre se comportou como um dono nas empresas que comprou ações para investir. Desta forma não era possível comprar dezenas de empresas, pois seria impossível agir como um dono.

Diversificação vem com o tempo

Hoje Buffett tem várias empresas em sua carteira de investimentos. Então, o que me parece é que a diversificação vem com o tempo, pois ele não começou diversificando os investimentos.

Um de seus princípios mais importantes é comprar grandes empresas a bons preços e mantê-las para sempre.

Isso me lembra o caso de um investidor iniciante que, com mil reais, queria diversificar em CDB, tesouro, ETF SMAL11 e algumas ações.

Crise Coronavírus retangular

Investidor iniciante

Para o investidor iniciante isto pode parecer loucura, certo? ou não?

Se a diversificação vem com o tempo, o que um investidor com 1000 reais para investir deve fazer? E o investidor com 5 milhões que está com tudo na renda fixa e deseja investir em renda variável, como ele começa?

A sugestão seria, o primeiro investidor não diversificaria nada. O segundo investidor se permite uma leve diversificação, somente em renda variável. Me parece que assim investiria Warren Buffett. Afinal, a carteira principal dele, aquela que possui faz décadas, tem 7 ou 8 empresas.

E as crises econômicas?

Durante crises econômicas, coronavírus uma delas, Buffett, assim como outros grandes investidores, compram mais ações das que já possuem. Aproveitam o mercado em baixa pra comprar mais. Enquanto investidores mais assustados estavam vendendo e com medo da falta de liquidez, Barsi estava comprando mais ações de empresas que ele já possuia.

Concentrar ou diversificar?

Depende, claro. Com que tipo de investidor estamos falando? É importante conhecer quem é o investidor e em que fase da vida ele se encontra. Para isso é importante entender o Perfil do Investidor.

Nos referimos aqui a investimentos financeiros, para outros tipos de investimentos como imóveis, vinhos, moedas digitais, ouro e prata físicos, tudo isto pode ser diferente.

O investidor pode optar por investir como trader, swing trader, value investor ou outro formato que possa valer a pena. De fato existem várias formas e estratégias para se investir no mercado financeiro.

caminho para riqueza no telegram

Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR, clique para ler mais...

Comentários