Olá, tudo bem pessoal? Eu sou Daniel Guedine e hoje o Caminho para Riqueza responde a pergunta de uma seguidora bastante ativa no nosso canal. Hoje eu vou responder a pergunta da Ratin Bony, que já assistiu diversos vídeos e sempre está interagindo conosco. O tema da pergunta é sobre qual o melhor momento para um comprar fundo de investimento.

Então vamos lá! A Ratin Bony faz a seguinte pergunta:

Minha pergunta é sobre o melhor momento para comprar fundos de investimentos. Há tambem aqui Preço Teto? Há um melhor momento, “time” para se entrar em determinado fundo de investimento? Melhor aguardar e quando a cotação do fundo estiver em baixa, seria este o melhor momento para entrar? Agindo assim se estaria comprando mais barato (descontado)? Comprando, se olhar a cotação, não estaria correndo o risco de se entrar no pior momento ou deixar de entrar no melhor?


Quer descobrir mais dicas de como investir em um fundo de investimento? Fale agora com um profissional de investimentos.

Vamos-planejar-os-seus-sonhos_1


Fundos multimercados

Somos nós que agradecemos a pergunta. Não tem pergunta besta aqui porque investimentos financeiros são realmente muitos detalhes, muitas características, então segue agora a nossa resposta. E, finalmente, os fundos multimercados eu não recomendo tentar fazer “time”, porque?

Porque é uma classe de fundos que pode investir em bolsa, em juros, em câmbio. Pode ser comprado e vendido, dentro e fora do Brasil, em qualquer uma dessas classes. Significa que, o gestor tem que apenas acertar a tendência, podendo ela ser de melhora ou de piora.

Então essa classe de fundo é muito difícil de saber, quando vai performar e quando não vai performar.

Se você optar por um fundo multimercado, simplesmente invista e não tente marcar um “time”.

O que é o “capacity” do fundo de investimento?

Outra dica, cuidado ao tentar marcar “time”, porque? Supondo que tem um fundo de bolsa que você goste muito, um fundo cambial que você goste muito, inflação, qualquer um destes que você tente marcar um “time”. Simplesmente ele pode atingir o “capacity”, o que é o capacity?

É o quanto de dinheiro o gestor é capaz de administrar dentro deste fundo. Atingir esse capacity, esse fundo é fechado para novas aplicações. Então você pode ao tentar fazer o “time”, perder a oportunidade de investir no fundo.

Fundo aberto e fundo fechado

O segundo ponto de vista da nossa seguidora é o seguinte:

Há um Preço Teto?

Definitivamente qualquer fundo de investimento denominado aberto, que são os fundos que vocês conhecem. Fundo fechado é cotado em Bolsa de Valores.

O fundo aberto ele não tem limite, pelo contrário, esse fundo em teoria não vence nunca. Excepcionalmente ele pode convocar assembléia, devolver o dinheiro, e fechar. Mas, isso é muitíssimo raro. Então, em teoria esse fundo vai valorizar para o infinito. Não existe um valor máximo e mesmo os fundos de ações, não tente pegar a mínima ou a máxima, porque é muito difícil.

Se você tentar fazer o “time”, busque alguma coisa no meio do caminho, mas saiba que, mínimas e máximas, se conseguir fazer é uma vez na vida.

O momento de entrar em um fundo de investimento

Há um melhor momento para entrar em um fundo de investimento?

Isso já foi respondido anteriormente. Depende, um fundo de ação, um fundo cambial, um fundo de juros, sim, você pode, conforme o cenário econômico…. eu repito, não é olhando a cota do fundo, mas olhando para o futuro, o que está por vir.

Você pode sim, optar em aplicar, resgatar, aumentar ou diminuir exposição conforme o cenário.

Em outras classes, que são as menos voláteis, que oscilam menos: o fundo DI ou o fundo de renda fixa de crédito, esse não. Qualquer hora é hora de investir nesses ativos.

guia para montar carteira de investimentos

Entrada no fundo com a cota baixa

Continuando…. a nossa seguidora faz uma menção de:

…é melhor entrar no fundo, comprar a cota, quando ela estiver em baixa?

Se você soubesse quando é baixa e quando é mínima, ou quando ela está alta, sim, em determinadas classes, conforme citei antes…

Porém, saiba que, marcar esse “time” é muito difícil e você sempre vai correr o risco do “capacity”, de ficar de fora do investimento.

Olhando o cenário macroeconômico

E, finalmente a Ratin Bony fala assim:

Se eu entrar num fundo, comprar a cota, sem olhar a performance, se está na máxima ou na mínima, ou próximo das máximas e mínimas, eu estaria entrando num momento ruim ou deixando de entrar num momento bom?

Então, é mais do mesmo, não dá para se dizer isso conforme a classe do fundo. Dá para se dizer dos fundos de ações, fundos cambiais e dos fundos de inflação, e aí o segredo é sempre olhar para o cenário macroeconômico e para as tendências que estão por vir na economia.

Cenário de alta de juros e cenário de baixa de juros

Então, o cenário é de alta de juros, de queda de juros. Se você tem alta de juros, provavelmente você tem queda de bolsa, tem alta do câmbio. Então, normalmente, os juros são descorrelacionados com a Bolsa de Valores.

Juro pra cima, Bolsa pra baixo.

E, o câmbio também tende a acompanhar os juros. Quando os juros sobrem, é estresse na economia, é aversão ao risco. Aversão a risco é fuga de dinheiro da economia local para a economia exterior. Fuga de dinheiro local é escassez de moeda, de dólar, o que faz com que a divisa estrangeira se valorize.

Então, conforme a classe (de ativos), dá sim para tentar fazer algo melhor que simplesmente investir mas nunca olhando a cota do fundo e olhando sempre o cenário macroeconômico projetado por especialistas: economistas, analistas, assessores de investimentos.

Guia para escolher o melhor fundo de investimento e construir riqueza

E, claro, os blogs especializados, como a gente.

…e é muito bom ajudar os outros, porque o universo conspira a seu favor…

Lembre-se, o Caminho para Riqueza é você quem faz!

Até o próximo passo para a prosperidade.


Quer dicas de alguns fundos bem avaliados no momento? Bata um papo com um profissional de investimentos.


 

Seja informado a cada novo post!

Assine e receba novos posts diretamente em seu email

Sobre o autor

Daniel Guedine

Daniel Guedine é empreendedor, autor e co-fundador do Caminho para Riqueza, clique para ler mais...