fbpx

Como não vender na baixa e não comprar na alta?

Infelizmente é comum o investidor iniciante ou nem tão iniciante assim, descobrir que vendeu na baixa e comprou na alta. Em geral essa postura faz o investidor perder dinheiro. Nesta crise econômica do coronavírus quantos investidores não venderam suas posições na baixa e esqueceram de comprar na baixa?

Com um pouco de experiência como investidor na bolsa aprendemos que é preciso estar sempre atento para vender na alta e comprar na baixa. Porém, na prática isto é imprevisível e é preciso muito feeling para errar pouco, porque errar todos vão. O que fazer para errar o mínimo e aprender rápido?

Day Trader ou Swing Trader

Para o Day Trader ou Swing Trader o preço que se paga por seguir uma moda e não tomar sua decisão 100% com base na análise gráfica pode sair caro.

Conforme dito pelo Castro é melhor evitar a venda a descoberto e seguir com operações estruturadas que sejam inteiramente baseadas na interpretação de cenários, apontados por um método de day trader ou swing trader.

Não saber o que está fazendo

O investidor tá investindo para o quê? Multiplicar o patrimônio? Viver de renda? Comprar um carro daqui 5 anos? Investir o dinheiro do imóvel e tirar uma renda de “aluguel” com FII? Aprender “perdendo” dinheiro com day trader? Ganhar dinheiro rápido com day trader? Arriscar comprar e vender ações para ganhar do CDI? A lista de objetivos para um investidor podem ser dezenas.

Mas não ter um objetivo é como dar um tiro aleatório, e depois mexer no alvo para receber o tiro dado anteriormente. Isto não funciona. É importante ter um objetivo mesmo que ele seja “infantil”. O investidor precisa ser humilde e entender que existe o autoaperfeiçoamento e que existe um caminho a trilhar.

Saiba como Investir no exterior bdr

Buy and Hold: comprar e segurar

Fuja da moda e não compre ações de empresas que são capas de revista ou aquelas ações de empresas que você ouve pessoas na rua comentando que estão boas para investir.

Geralmente eu escuto isso acontecer com Petrobras ou Vale. De alguma forma essas ações caem nas conversas populares. Uma vez escutei um operador de ações, de longa data, dizer que ele evitava operar Petro, por conta da volatilidade e dificuldade para ler o papel.

Para ele era muito mais fácil e rápido operar papéis “desconhecidos”, muito melhores. Ele foi simplista, claro, porque na verdade ele operava PETR3 todo dia, mas entendi o recado.

Vá estudar e praticar

Estude e pratique. Faça cursos, online e presencial. Se conseguir um mentor para te guiar é melhor, mas isso é um privilégio. Um dos problemas que percebo é compreender a execução na pratica de operações que podem parecer muito teoricas. Tanto operações relacionadas a análise técnica quando operações relacionadas a análise fundamentalista, o valuation de ações, por exemplo.

Com o estudo e pratica, em paralelo, o investidor rapidamente percebe as maiores armadilhas e muito provavelmente escapará dos cenários mais comuns de comprar na alta e vender na baixa.

caminho para riqueza no telegram
Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR, clique para ler mais...

Comentários