Quatro mil reais por mês! Se você tivesse um imóvel, você tem idéia de quanto ele deveria valer para te gerar um aluguel, ou seja, uma renda de quatro mil reais todos os meses? Neste post você vai conhecer algumas dicas importantes sobre fundos imobiliários e também como ganhar 4 mil reais com FII.

Agora vamos entender como é que os fundos de investimentos imobiliários, chamados FIIs, podem ser uma excelente fonte de renda alternativa para você.

 


Se você contrata um encanador para cuidar de seu encanamento, mecânico pra cuidar do seu carro, 

agende um bate papo com um profissional de investimentos para cuidar dos seus sonhos.

sonhos-objetivos-amor-paz-prazer-sucesso-sonho

 


Um condomínio que investe no mercado imobiliário

Os FIIs são um condomínio, um grupo de pessoas que tem um objetivo comum de investir no mercado imobiliário. O mercado imobiliário não é apenas a construção de casas e existem várias classes de fundos de investimento imobiliários, os chamados FII.

Existem FIIs que investem em Shopping Center, outros em galpões logísticos, outros constroem condomínios residenciais, empreendimentos corporativos, empreendimentos logísticos, então existem diversas classes de FIIs.

Tipo de risco

Cada uma delas com o seu respectivo risco. Então isso pode variar. Normalmente quanto maior o risco, maior o lucro ou maior a renda que este Fundo Imobiliário vai te proporcionar mensalmente.

Fica uma dica, diferentemente do mercado real, se você tem uma casa, um apartamento e aluguel, que você vai pagar Imposto de Renda de 27,5%, você vai ter custos, com reforma, pinturas, dentre outros. E, ainda tem uma taxa para a corretora que administra o seu imóvel.

Renda mensal líquida e como aplicar em FII

O FII gera uma renda mensal líquida que cai na conta corrente da sua corretora de valores e você pode resgatar para pagar suas dívidas, contas mensais, ou simplesmente reinvestir este montante, seja no mesmo ativo ou um outro ativo.

Então, como aplicar nos fundos de investimentos imobiliários?

É muito simples! Basta você abrir uma conta numa corretora de valores qualquer. Pode ser a do seu banco ou uma corretora independente, por exemplo, a XPInvestimentos, a Guide, a Genial, a conta numa corretora você abre online. É muito simples e rápido.

Eu vou deixar o link da corretora onde eu invisto o meu dinheiro e você pode aproveitar para abrir a sua conta sem nenhum custo.

Perfil do Investidor

Feito isso, você precisa estar alinhado com o seu perfil de investidor.

O que é isso, Daniel?

Diferentemente que na economia real, os FIIs são cotados na BMF&Bovespa, ou seja, na Bolsa de Valores.

Por conta disto, eles tem uma dinâmica similar as ações, porém são ativos extremamente diferentes que as ações.

Desvalorização do imóvel

Vou fazer a seguinte analogia, o seu imóvel em um momento de crise ele desvaloriza, você tem a percepção mental de que ele desvalorizou.

Mas você não chama um corretor para avaliar e dar um preço para aquele imóvel, então você tem na memória que um mesmo imovel do seu condominio foi vendido por 1 milhão, então ele vale 1 milhão.

O país entra em crise, e se você mandar um corretor avaliar o seu imovel ele vai falar:

Olha! Já valeu 1 milhão mas hoje vale 800 mil.

O FII é cotado na Bolsa de Valores

Mas você não faz isso. Já o FII que é cotado em bolsa, ele sente na hora a oscilação, porque o mercado precifica isso. Então se de fato, o seu imóvel que vale 1 milhão, hoje seria avaliado por um corretor a 800 mil, na bolsa ele vai ser precificado instantaneamente em 800 mil.

Valorização do FII na Bolsa

Mas, calma, se a economia reaquece, esse FII volta a valorizar, ou seja, você tem que estar pronto pra aguentar a oscilação das cotas.

Porque ele valoriza num momento de crescimento do país, e desvaloriza num momento de crise, e você vai enxergar essa oscilação, diferente do imóvel na economia real, onde você tem a percepção que isso acontece mas você não enxerga de fato.

Definido o perfil, eu estou pronto para encarar essa oscilação sabendo que no longo prazo isso vai se valorizar sim, se o mercado como um todo se valorizar.

Vamos-planejar-os-seus-sonhos_1

Carteiras sugeridas

As corretoras, todas elas, tem carteiras sugeridas de fundos de investimentos imobiliários.

Então, basta você acompanhar o relatório da sua corretora, ou sites, como Infomoney ou Caminho para Riqueza, você consegue sugestão de uma carteira de FIIs.

Isso tambem é uma grande vantagem, através de FIIs você pode comprar vários ativos, um de mais risco, outro de menos risco, você vai ter maior pulverização e maior retorno dos rendimentos mensais.

Agora, colocando a mão na massa!

Faça a sua carteira de FII: carteira de valor e carteira de renda

Como é que você vai fazer a sua carteira de investimentos em FIIS?

Baseado nesta recomendação da corretora, que normalmente engloba 10 a 50 fundos, você tem que pensar o seguinte:

O que você quer? Quero ganho de capital maior?

Essa é chamada carteira valor.

Você quer uma renda mensal maior e mais constante?

Essa é a chamada carteira de renda.

Dê uma olhada na carteira valor, quais são os ativos que tem maior propensão a ganho de capital, a valorização. Escolha dois ou três ativos.

fundos imobiliarios

Faça a mesma coisa com a carteira renda. Veja quais são os ativos que tem a maior renda mensal e também procure verificar a constância. Não olhe apenas o ultimo mês. Olhe o ano e os meses passados.

Quanto é que aquele FII distribuiu? Facilmente vai ficar claro para você identificar quais são os ativos que têm o maior risco/retorno, ou seja, um bom rendimento mensal e uma constância maior. Se você só quer renda, fique com aqueles melhores ativos pagadores de renda.

Se você só quer valorização, que é o ganho de capital, escolha os melhores ativos com maior propensão de valorização.

Tá bom, Daniel, eu já entendi!

Mas tem um detalhe, a minha corretora troca esses ativos mensalmente, o que eu faço?

Se você compra um FII porque ele tende a valorizar e ele já valorizou, é um tendência da corretora dizer:

Olha, a gente atingiu o target, com esse ativo, estamos recomendando a troca por este outro.

E a mesma coisa acontece com os FIIs que pagam dividendos, as vezes ele valorizou bastante e tem um outro que ficou mais descontado e que deve pagar mais dividendos a partir de agora.

Bom, acompanhe esses relatórios e se julgar interessante faça a mesma coisa. Você vende as suas cotas e troca por um novo FII. Diferentemente que na economia real, o seu imóvel você não consegue vender em 1 dia, 1 semana, as vezes anos para vender ele.

A rapidez ao investir em FII

No FII você vende na hora e o dinheiro está disponível em 3 dias, mas no que você vendeu, você pode imediatamente comprar um, porque a liquidação será idêntica tanto na venda quanto na compra.

Isento de IR

Só preste atenção em um detalhe, o rendimento distribuído por estes fundos de investimentos imobiliários são isentos de imposto de renda, porém o ganho de capital.

Por exemplo, você compra a cota de um FII qualquer por 100 reais e vende a 110 reais, você ganhou 10%. Sobre este lucro de 10% a tributação é 20%.

4 mil reais por mês

Voltando agora para o motivo que fez com que você abrisse esse vídeo, que é:

Como conseguir 4 mil reais por mês líquido de imposto.

Bem, o Caminho para Riqueza preparou uma carteira de renda de FIIs, infelizmente não podemos divulgá-la por questão do orgão regulamentador que não nos permite fazer isso em público desta maneira.

Conseguimos o yield, ou seja, uma renda mensal média e bastante constante, de 0,7 % sob o valor investido ao mês. Fazendo uma conta muito simples você vai reparar que com 575 mil reais aplicados a 0,7% você obterá uma renda líquida, todos os meses, de 4 mil reais.

Se você está pensando entre um imóvel ou aplicação em FIIs, saiba que no momento de juro baixo, inflação baixa e cenário propenso ao crescimento da economia do país, esse investimento é extremamente atrativo e além desse yield, que é bastante resiliente, que é líquido de imposto, você ainda terá, sim, o ganho da valorização imobiliária se o país de fato melhorar. Então, gostou do FIIs?

Finalmente vem a pergunta:

E quanto é que você ganharia se estivesse alugando um imovel de aproximadamente 575 mil reais?

Eu te convido a fazer uma pesquisa, e você perceberá que se você conseguir alugar um imóvel por 0,5% do seu valor, você tá fazendo um negócio da China!

Normalmente é abaixo disso! E, outra coisa, você vai ser tributado em 27,5% de imposto de renda, IPTU, custo com a corretora e a possibilidade do imóvel ficar desalugado, a chamada vacância.

Tudo colocado em conta, se você conseguir algo entre 2000 e 2500 reais, é muita coisa. Com a carteira de fundos imobiliários você consegue 4000 reais, ou seja, quase o dobro.

Observou a diferença entre FII e um imóvel?

Finalmente, eu imagino que você tenha notado a grande diferença entre um imóvel na economia real e uma carteira de fundos imobiliários.

E, se ficou qualquer dúvida, não hesite em entrar em contato com a nossa equipe agora mesmo.

E, lembre-se, o caminho para riqueza é você quem faz!

Até o próximo passo para a prosperidade.

Seja informado a cada novo post!

Assine e receba novos posts diretamente em seu email

Sobre o autor

Avatar

Daniel Guedine

Daniel Guedine é empreendedor, autor e co-fundador do Caminho para Riqueza, clique para ler mais...